Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O QUE SÃO LESÕES ESPORTIVAS E COMO OCORREM??

O que são lesões esportivas? Como ocorrem?
São lesões produzidas por esportes ou exercícios. São uma conseqüência de métodos de treinamento incorretos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais que outras e fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos. Desgaste crônico é a causa de muitas dessas lesões, resultantes de movimentos repetitivos que prejudicam os tecidos vulneráveis.
Os aquecimentos e alongamentos são fatores importantes para evitar lesões?
Sim. A falta da aplicação do período exigido de aquecimento, ou do alongamento correto dos músculos pode causar lesões físicas. O aquecimento muscular prévio torna o músculo mais flexível e resistente a lesões. Exercícios de alongamento aparentemente não evitam as lesões, embora efetivamente alonguem os músculos para que possam se contrair com mais eficiência e funcionar melhor. Para evitar danos aos músculos durante o alongamento, este deve ser feito após o aquecimento ou exercício.
Qual é a principal causa de lesões esportivas?
Métodos incorretos de treinamento são a causa principal de lesões nos músculos e articulações. Em muitos casos, as pessoas não se recuperam adequadamente após um período de treinamento ou não interrompem os exercícios após os primeiros sinais de dor. Lesões crônicas podem ser evitadas estabelecendo um intervalo de, no mínimo, dois dias entre sessões de treinamento intenso, ou alternando o esforço entre as diferentes partes do corpo.
Quais são as lesões esportivas mais comuns?
Distensões e entorses, lesões do joelho, inchaço muscular, danos ao tendão de Aquiles, dor na tíbia, fraturas e deslocamentos.
Há tipos diferentes de lesões?
Há dois tipos de lesões esportivas: crônicas e agudas. As lesões agudas manifestam-se repentinamente durante o esporte ou exercício e podem incluir uma torção no tornozelo ou nas costas, ou fraturas nas mãos. Em contraste, as lesões crônicas ocorrem após a prática prolongada de exercícios ou esportes.
Quais são as lesões mais freqüentes no futebol?
As lesões mais comuns no futebol são: distensões, torção da perna, fraturas, lesões do joelho e concussão cerebral leve.
Cabecear a bola pode causar danos cerebrais?
A concussão cerebral geralmente ocorre quando dois jogadores se chocam ao tentar acertar a bola com a cabeça. Contudo, cabecear a bola provavelmente não causará lesões, desde que executado de maneira correta.
O que são “atletas de fim-de-semana”?
São pessoas que concentram toda a sua atividade física em apenas um ou dois dias da semana. Para evitar lesões esportivas, os atletas devem manter um nível moderado de atividade ao longo da semana. Se as pessoas exigirem muito de si próprias fisicamente, mas de maneira esporádica, o risco de lesões será maior.
Quem corre maior risco de sofrer lesões esportivas?
Qualquer praticante de esportes pode sofrer lesões. Contudo, há três grupos particularmente vulneráveis: crianças e adolescentes, atletas de meia-idade e mulheres. Estes grupos devem adotar medidas adicionais para evitar lesões.
Como é diagnosticada uma lesão esportiva?
O médico examina a área danificada enquanto indaga sobre o local, modo como a lesão ocorreu e o tipo de atividades que o paciente desempenhou recentemente ou regularmente. O paciente pode ser encaminhado para um especialista para outras avaliações como raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, artroscopia (exploração da articulação afetada com o uso de um pequeno instrumento inserido nela), eletromiografia (avaliação dos músculos e dos nervos que controlam os músculos) ou avaliação computadorizada da função do músculo e da articulação .
Como prevenir as lesões esportivas?
Muitas lesões esportivas podem ser prevenidas com a adoção de certos cuidados. Ao flexionar os joelhos, é importante não dobrá-los mais que 90 graus, ou flexioná-los ao alongar. Ao saltar, é aconselhável aterrissar com os joelhos semiflexionados. O aquecimento e alongamento são importantes antes da prática de um jogo ou exercício. Evite esforço exagerado. Sempre execute o resfriamento após o treinamento ou esportes intensos (isto permite à pulsação diminuir gradativamente). Lembre-se de usar calçados adequados. Tente se exercitar em superfícies macias e planas, evitando asfalto e concreto.
Por que o aquecimento é importante?
O exercício em um ritmo calmo por três a dez minutos aquece os músculos o suficiente para deixá-los mais flexíveis e resistentes às lesões. Este método de aquecimento ativo prepara os músculos para exercícios mais intensos. O aquecimento deve ser feito antes de qualquer tipo de exercício, seja moderado ou intenso. É importante resfriar-se por cinco minutos.
Por que é bom se alongar?
Exercícios de alongamento estendem os músculos assim eles podem se contrair de modo mais eficiente e trabalharem melhor. Para prevenir lesões musculares durante o alongamento, ele deve ser feito após o aquecimento ou exercício. Cada movimento do alongamento deve durar o tempo que leva para contar até dez.
É aconselhável alongar o tendão de Aquiles, outros tendões e os quadríceps, enquanto se mantém na posição (sem pular).
Por que o repouso é um aspecto fundamental no treinamento?
O repouso é um elemento vital no treinamento de um atleta. Enquanto se sabe que o esforço constante é necessário para melhorar o desempenho, um treinamento árduo enfraquece o atleta. O repouso é um fator fundamental para o fortalecimento. A otimização física nos esportes só ocorre durante o período de repouso que sucede o treinamento intenso.
A nutrição é importante para o treinamento?
Sim. Para quem se exercita visando ficar em forma, participar regularmente de alguma atividade esportiva, ou alcançar o desempenho superior em determinado esporte, a boa nutrição é essencial na obtenção dos melhores resultados.
O que constitui uma boa dieta?
Um total de 55-60% das calorias da dieta deve provir dos carboidratos, não mais que 30% das gorduras e os 10-15% restantes das proteínas. As proporções precisas podem sofrer pequenas variações dependendo do tipo de esporte, embora tais porcentagens geralmente promovam a saúde e sirvam como base para uma dieta capaz de potencializar o desempenho.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são açúcares e amidos encontrados em alimentos tais como pães, cereais, frutas, vegetais, massas, leite, mel, melado e açúcar de mesa. Constituem a fonte primária de energia do corpo. Independentemente de sua origem, o corpo transforma os carboidratos em glicose e transporta-a até as células. A glicose de qualquer fonte fornece energia para os músculos ativos.
O que acontece se não houver um consumo suficiente de carboidratos?
Um fornecimento baixo de carboidratos pode levar à fadiga, dificuldades de treinamento e um efeito negativo no sistema imunológico. Nos dias de maior atividade, o consumo deve ser aumentado para otimizar o desempenho esportivo e facilitar a recuperação entre as sessões de exercícios. Nos dias de baixa atividade, poderá ser necessária a redução do consumo.
Quando um médico deve ser consultado?
Um médico deve ser consultado quando as lesões causarem dor intensa, inchaço parcial ou total, ou perda total da sensibilidade; nenhum peso pode ser posto sobre a zona afetada; uma lesão antiga dói ou fica inflamada; ou nota-se o desconforto ou instabilidade em alguma articulação.
O que caracteriza o método RICE ?
Para se obter o alívio da dor, a redução do inchaço e cura acelerada, podemos empregar o método Repouso, Gelo, Compressa e Elevação (RICE em inglês). Estas são quatro medidas a se tomar após a lesão por no mínimo 48 horas: o repouso (com redução das atividades rotineiras), gelo (coloque uma bolsa de gelo na área da lesão de quatro a oito vezes ao dia), compressa (aplicada na área da lesão) e elevação (com uma almofada, suspendendo a área afetada a um nível acima do coração).
É prejudicial continuar com os exercícios quando se sente dor?
Sim. O exercício nunca deve continuar quando se sente dor em qualquer parte do corpo. Tal atitude só causa mais danos à área afetada. A atividade ou esporte que cause a dor deve ser evitado até que a recuperação seja completa.
O que são AINEs?
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) estão entre os medicamentos mais utilizados para o tratamento de lesões comuns dos tecidos como contusões musculares ou ruptura de ligamentos.
Os AINEs agem de duas maneiras. De um lado, interferem com as prostaglandinas (grupo de substâncias parcialmente responsáveis pela sensação de dor), enquanto de outro reduzem a inflamação, inchaço e irritação que geralmente afetam a área danificada e pioram a dor. Aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno sódico são exemplos de AINEs.
O que são as “antiinflamatórios de última geração”?
Uma opção alternativa para o tratamento de lesões é a substituição dos clássicos AINEs não-seletivos por AINEs que inibem seletivamente a enzima COX-2. Estes “antiinflamatórios de nova geração” constituem uma outra classe de medicamentos que se mostra menos agressiva ao trato gastrointestinal que os antiinflamatórios convencionais. Ao contrário destes, não exerce nenhum efeito clinicamente importante sobre outra enzima, chamada COX-1 (ciclooxigenase-1), que protege o revestimento do estômago. Estes novos medicamentos inibem de modo seletivo a COX-2 (ciclooxigenase-2), responsável pela dor e inflamação.
Quando a cirurgia se faz necessária?
Em alguns casos, a cirurgia é a única opção de tratamento eficaz. A intervenção cirúrgica é necessária em casos de ruptura grave dos ligamentos, danos aos tendões ou cartilagem, ou fraturas complicadas. Caso a cirurgia seja indicada, o paciente deve ser encaminhado para um ortopedista.

Glossário
AINEs
Antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) estão entre os medicamentos mais utilizados para o tratamento de lesões comuns dos tecidos, como contusões musculares ou ruptura de ligamentos.
Os AINEs agem de duas maneiras. De um lado, interferem com as prostaglandinas (um grupo de substâncias parcialmente responsáveis pela sensação de dor), enquanto de outro reduzem a inflamação, inchaço e irritação que geralmente afetam a área danificada e pioram a dor.
Antiinflamatórios de Nova Geração
Inibem seletivamente a enzima COX-2 (ciclooxigenase-2), responsável pela dor e inflamação e são uma alternativa para os AINEs convencionais. Constituem uma outra classe de medicamentos que se mostra menos agressiva ao trato gastrintestinal.
Articulações
As articulações são pontos onde um ou mais ossos se unem e sua configuração determina o grau e direção de movimento possível. Algumas articulações são incapazes de se mover em um adulto, como as suturas encontradas entre os ossos planos do crânio. Outros, no entanto, permitem um grau de mobilidade, como a articulação do ombro. Em contraste, as articulações da patela, do cotovelo, dos dedos das mãos e pés, somente permitem a flexão e extensão. Outros componentes das articulações atuam como estabilizadores e reduzem o risco de lesões que possam resultar do uso constante.
Bursa
As bursas são cápsulas cheias de fluido que proporcionam a capacidade de amortecimento adicional entre estruturas adjacentes que de outro modo entrariam em atrito – causando desgaste, por exemplo, entre um osso e ligamento.
Carboidratos
Os carboidratos são açúcares e amidos encontrados em alimentos tais como pães, cereais, frutas, vegetais, massas, leite, mel, melado e açúcar de mesa. Constituem a fonte primária de energia do corpo. Independentemente de sua origem, o corpo transforma os carboidratos em glicose, que o corpo transporta até as células. A glicose de qualquer fonte fornece energia para os músculos ativos.
Cartilagem
As extremidades dos ossos que formam uma articulação são recobertas por cartilagem, um tecido liso, resistente e protetor que amortece e reduz o atrito. As articulações também são recobertas por uma membrana sinovial, que, por sua vez, forma a cápsula da articulação.
Glicogênio
É um carboidrato semelhante ao amido, de cor branca, encontrado no fígado e, em menor quantidade, nos músculos e diferentes tecidos – assim como em fungos e outras espécies de plantas inferiores. O glicogênio é uma substância de reserva transformada pelo organismo em glicose para consumo.
Inflamação
Inflamação é uma reação natural à irritação ou deterioração dos tecidos. Consiste em inchaço, vermelhidão, sensação de calor e limitação funcional da área afetada. A inflamação de uma articulação é chamada de artrite, enquanto a inflamação de um tendão é conhecida como tendinite. Há duas formas de inflamação: localizada, ou seja, limitada a apenas uma parte do corpo (por exemplo, um tendão ou articulação danificados) e generalizada, como certas doenças inflamatórias (como artrite reumatóide).
Lesão
Dano ou mal físico causado por um ferimento, impacto físico ou doença. As lesões nos ossos, músculos e articulações são muito comuns. O grau de lesão pode variar de uma distensão muscular leve à distensão de um ligamento, deslocamento de uma articulação ou fratura. A maioria dessas lesões se recupera completamente, embora sejam geralmente dolorosas e possam originar complicações a longo prazo.
Ligamentos
Os ligamentos são compostos de tecido semelhante ao dos tendões e cercam as articulações e interligam os ossos. Eles contribuem no reforço e estabilidade das articulações do corpo, permitindo movimentos somente em certas direções.
Músculos
Os músculos são compostos de fibras capazes de se contrair. Os músculos esqueléticos, que são responsáveis pela postura e movimento do corpo, estão ligados aos ossos e estão distribuídos em grupos opostos ao redor das articulações. Este é o caso do músculo que dobra o cotovelo (bíceps), oposto ao músculo que alonga o cotovelo (tríceps).
Osso
Osso é um tecido do corpo que muda constantemente e desempenha vários papéis. Há dois tipos principais de ossos: ossos planos (como os do crânio e vértebras) e alongados (como o fêmur e os ossos do braço). O esqueleto é a estrutura óssea do corpo.
RICE
Estas iniciais se referem ao método Repouso, Gelo, Compressa e Elevação (RICE em inglês) para o alívio da dor, a redução da inflamação e aceleração da cura. Ele incorpora quatro passos a serem dados após a lesão por no mínimo 48 horas.
Sistema musculoesquelético
Este sistema consiste no esqueleto, músculos, tendões, ligamentos e outros elementos de junção do corpo. O esqueleto garante resistência e estabilidade ao corpo e constitui uma estrutura de sustentação dos músculos que geram o movimento. Os ossos também servem como escudo para proteger os órgãos internos.
Tendão
São cordões resistentes de tecido de ligamento que prendem cada ponta de um músculo ao osso.

Conselho prático
Ficar e permanecer em forma, exercitar-se regularmente.
Fazer exercícios duas ou três vezes por semana, alternar dias de exercício com dias de repouso ajuda a prevenir lesões.
Programe sessões de treinamento com intervalos de 48 horas, alternando os dias de exercício. Se desejar o exercício diário, grupos diferentes de músculos podem ser exercitados, ou como alternativa, dias de exercício intenso podem ser intercalados com dias de menor intensidade.
Repetir o mesmo exercício todos os dias não melhora a boa condição física e na verdade aumenta o risco de lesão.
O planejamento ideal combina exercícios para a parte superior do corpo um dia, com exercícios para a parte inferior no dia seguinte.
Interrompa os exercícios se sentir dor.
A maneira mais fácil de recuperação é o repouso. Isto permite que quase todo o glicogênio que alcance os músculos seja armazenado e contribui para recuperar as fibras musculares danificadas.
Correr por 30 minutos um dia e andar de bicicleta por 30 minutos no outro é muito melhor para evitar lesões que fazer cada exercício por 15 minutos todos os dias.
Para alcançar a melhor condição física possível e competir em eventos atléticos, o exercício intenso é necessário duas ou três vezes ao dia , com exercício de menor intensidade durante o os demais dias.
Retome o exercício quando a dor tiver passado. Isto reforça os músculos, enquanto o exercício intenso quando o músculo dói pode causar lesões e reduzir o desempenho.
O aquecimento antes do exercício pode ajudar a prevenir lesões. Músculos aquecidos são mais flexíveis e menos sujeitos à ruptura que músculos frios.
O aquecimento mais eficaz consiste em movimentos lentos e progressivos do exercício ou atividade esportiva em questão.
O alongamento só deve ser feito após o aquecimento, quando os músculos estão aquecidos e a ruptura é menos provável. O alongamento estende os músculos e tendões; os músculos mais longos podem gerar maior força nas articulações, ajudar a saltar mais alto, levantar pesos maiores, correr mais rápido e arremessar mais longe.
Ao flexionar os joelhos, evite dobrá-los mais de 90 graus.
Ao flexionar, não dobre os joelhos. Mantenha toda a sola do pé posicionada sobre o chão.
Ao pular, é aconselhável aterrissar com os joelhos semiflexionados.
A redução gradual do ritmo ao final do exercício (resfriamento) ajuda a prevenir a tontura. Quando os músculos da perna repousam, o sangue acumula-se nas veias adjacentes. Para o sangue retornar ao coração, os músculos devem se contrair. Conseqüentemente, quando os exercícios param repentinamente, o sangue tende a se concentrar nas veias da perna e a perfusão cerebral diminui, levando à tontura.
O resfriamento também ajuda a evitar o ácido lático – um produto residual que se acumula nos músculos após o exercício.
Evite o esforço excessivo.
Use calçados adequados, estáveis e amortecedores de impacto.
Tente se exercitar em superfícies macias e planas, evitando asfalto e concreto.
Não seja um “atleta de fim-de-semana”. Distribua os exercícios ao longo da semana.
Aprenda a praticar esportes corretamente, reduzindo o risco de lesões por razão de “excessos”.
Use equipamento e acessórios seguros.
Aumente gradativamente o nível de seu exercício.
A ginástica deve incluir exercícios cardiovasculares, de força e flexibilidade.
A natação exercita todo o corpo – pernas, braços e costas – sem forçar os músculos ou articulações. Contudo, se a perda de peso for um dos objetivos principais do exercício, a natação não é a melhor escolha, já que a temperatura do corpo não se eleva e o metabolismo não aumenta durante o exercício.
Tente seguir uma dieta variada que inclua cereais saudáveis como pão integral ou pão com sementes, cereais ricos em fibras, arroz integral e massas. Escolha uma grande variedade de frutas e vegetais durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail