Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lesões musculares em praticantes de Musculação

As lesões são um dos principais problemas para os praticantes de musculação que pretendem atingir os seus objectivos de crescimento.

As lesões são um dos maiores problemas dos praticantes de musculação, sejam os profissionais ou os amadores. Praticar musculação deverá ser sempre um desporto seguro.

O Problema Das Lesões Musculares
Além das dores e problemas de saúde que podem provocar, as lesões impedem completamente que um atleta consiga treinar, por vezes durante vários meses.

Por vezes não é completamente impeditivo de treinar, mas não permite que se façam os exercícios de forma correcta. Isso poderia agravar a lesão e fazer com que o praticante ficasse mais tempo em casa.

Aqui ficam algumas práticas correctas e simples para não se esquecer de colocar a sua segurança acima de tudo.


Utilizar Equipamento Apropriado
A roupa que utilizamos no ginásio é importante para prevenir lesões. Se utilizar um equipamento de musculação que permita fazer os exercícios em toda a sua dimensão, então estará a utilizar os equipamentos correctos.
Já as roupas que restringem os movimentos, como por exemplo calças de ganga, são péssimas para o equilíbrio e flexibilidade de movimentos, provocando lesões com mais facilidade.
Também deverá usar calçado correcto, para não escorregar a meio de um exercício. Levar com pesos de musculação pode ser bastante perigoso para a sua saúde.
Perguntar aos Instrutores
A menos que treine em casa, e já tenha alguma experiência, sempre que tenha qualquer dúvida sobre a utilização de um equipamento, deverá perguntar aos instrutores presentes.
Todos os ginásios têm pessoal para monitorizar o ginásio, assegurando que os atletas não fazem nada que possa ser perigoso. No entanto, eles não conseguem olhar para todo o lado e existem sempre pessoas que acham que os equipamentos de musculação são brinquedos que podem ser experimentados facilmente.
No mínimo, deverá informar-se num livro ou na internet, como fazer determinado exercício de musculação em segurança. O YouTube tem todos os exercícios que possa imaginar em vídeo. Faça uma pesquisa e veja como fazem os profissionais.
Aquecimento Muscular Antes Dos Exercícios Pesados
Nunca comece a treinar pesado sem ter feito aquecimento com pesos mais leves. Poderá rasgar rapidamente o músculo e ficar com uma lesão prolongada.
Comece sempre os exercícios de musculação mais pesados com pesos mais leves, para aquecer bastante bem os músculos que suportarão os pesos, tanto os principais como os secundários.
Treinar Com a Técnica Perfeita
Uma das coisas mais frequentes no ginásio é ver praticantes de musculação a utilizarem pesos demasiado pesados para aquilo que deveriam fazer.
Quando utiliza pesos demasiado elevados, estará a colocar todo o stress nas articulações e ossos.
A combinação certa para ter lesões musculares é treinar com pesos elevados e técnica errada.
A técnica perfeita irá proporcionar resultados mais rápidos, porque está a treinar os músculos correctos. Além disso, não impede as lesões e o correspondente período afastado do ginásio.
Velocidade Correcta Dos Exercícios
Todos os exercícios de musculação deverão ser efectuados de forma controlada, sem oscilações no corpo para ‘ganhar balanço’.
Estas oscilações apenas farão com que músculos auxiliares sejam danificados, provocando lesões graves a longo prazo. São situações graves porque muitas vezes estas lesões não aparecem imediatamente e só ao fim de alguns meses é que se começam a manifestar.
A velocidade de descida do movimento deverá ser sempre mais lenta do que a velocidade da subida. Conte o tempo de subida e descida mentalmente.
Se fizer as coisas correctamente, conseguirá evitar lesões musculares durante o treino de musculação.

Fonte: http://ganharpeso.info/2009/05/30/evitar-lesoes-na-musculacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail