Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cuide do seu Ombro na musculação

O nosso ombro é uma complexa união de 5 articulações que formam a chamada cintura escapular. Neste complexo, ossos como as costelas, escápula, clavícula, úmero (osso do braço) estão estabilizados por ligamentos e músculos.
O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos que são responsáveis pela maioria dos movimentos do ombro. E por falar em movimento, o ombro é a articulação do nosso corpo que realiza os arcos de movimento mais amplos, ou seja, movimentos que podem atingir até 180º, o que sinaliza sua grande importância.

Com o aumento dos praticantes de musculação, um dado estatístico vale ser ressaltado. De 8 a 13% das lesões atléticas tem como incidência o ombro e suas estruturas anatômicas. A busca pelo ganho de força muscular, o movimento biomecânico executado de forma errada, exceder os limites fisiológicos, as próprias características individuais e sua susceptibilidade podem levar a lesões. Dentre as lesões mais simples como as tendinites que podem evoluir negativamente para degenerações, até as rupturas parciais, totais, luxações e subluxações, além das instabilidades articulares e hiperlassidões ligamentares que o praticante pode apresentar e que podem resultar em diminuição da performance, dor e limitação dos movimentos.

O tratamento das lesões do ombro vai ser um resultado de uma avaliação médica criteriosa, onde irá ser optado por um tratamento conservador ou cirúrgico nos casos mais graves. A Fisioterapia terá como objetivos iniciais: a diminuição da inflamação, alívio da dor, recuperação dos movimentos em sua totalidade e ganho de força gradual.
A finalização deste tratamento, seja conservador ou cirúrgico, é a volta do atleta ao seu esporte, no caso, a musculação. Em termos gerais, o tratamento com Fisioterapia pode atingir até 7 semanas e o cirúrgico com um prazo de 4 a 6 meses para o retorno a prática desportiva. Lembrando que estes números são relativos a atletas de alta performance.
Para evitar estas lesões, que podem ser altamente limitantes, o respeito aos limites fisiológicos individuais são de grande valia. Posicionamento correto no equipamento de musculação, não ultrapassar 1,5 vezes o comprimento entre os ombros no supino, não realizar movimentos de abertura lateral dos ombros (abdução) acima de 45º, posicionamento das mãos na barra (pronação ou supinação) irão prevenir futuras dores.

Fonte: finalsports

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail