Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

LESÕES ESPORTIVAS COMO EVITAR

Um tema importante na vida de todos os tipos de atletas
A prática esportiva e a atividade física recreacional têm alcançado um papel fundamental na sociedade moderna. Paralelo a esse crescimento, a ciência do esporte se desenvolve para promover o exercício de forma segura e saudável para os praticantes de todas as idades. Somente nos Estados Unidos, o número de atletas universitários quase dobrou, saltando de 4 milhões em 1972 para 7.2 milhões em 2006, segundo dados da Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e da National Federation of State High School Associations (NFSHSA). Contudo, associado ao aumento de praticantes está o aumento do número de lesões. Segundo a CDC, estima-se que em 2006 mais de 2 milhões de lesões, 500 mil visitas médicas e mais 30 mil hospitalizações decorreram de lesões esportivas nos EUA.
As lesões esportivas acometem todos os segmentos corporais, não poupando nem mesmo os dentes. Sua gravidade é variável, mas, mesmo aquelas que não põem em risco a vida do indivíduo, com freqüência o afastam da prática, ainda que temporariamente. Hernandez A.J. (2006) observou que a caracterização dos fatores de risco, intrínsecos e extrínsecos, é o primeiro passo na implementação de medidas preventivas que passa, obrigatoriamente, pela compreensão do mecanismo de lesão. O desenvolvimento de novos equipamentos, como capacetes de proteção nos esportes sobre rodas e os chamados “esportes radicais” ou de “aventura” previnem até 85% dos traumatismos cranianos. Da mesma forma os protetores bucais também diminuem a ocorrências de lesões orofaciais. Apesar de existirem evidencias de benefícios na utilização de diversos equipamentos na prevenção de lesões, ainda existe muito a ser determinado. A utilização de protetores de tornozelo, embora com evidências favoráveis, ainda merecem estudos, biomecânicos e clínicos, mais profundos. Aparelhos para proteção do joelho ainda carecem de comprovação científica. As mudanças do terreno de prática esportiva também podem minimizar a ocorrência de lesões.
A modalidade esportiva mais praticada ao redor do mundo é o futebol com quase 200 milhões de adeptos, tendo sido relacionado a um alto número de lesões, principalmente o entorse de tornozelo. Esportes que requerem saltos, equilíbrio unipodal e mudanças bruscas de direção apresentam essa lesão como uma das mais comuns.
Foi observado recentemente numa revisão por Erken E & Ulkar B (2008) que o entorse de tornozelo pode ser prevenido por bandagens no tornozelo, treinamento de coordenação-propriocepção especialmente em atletas com lesão prévia. Tais autores salientam que a informação proprioceptiva é essencial para um movimento harmônico do atleta e que o reforço na informação proprioceptiva é valido tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões esportivas.
Neste sentido a FIFA desenvolveu um programa chamado “the 11” que visa a inclusão de vários centros de pesquisa no estudo de exercício específicos na tentativa de melhorar o desempenho esportivo e prevenir lesões. Tais exercícios incluem a estabilização dinâmica, contração excêntrica dos músculos da coxa, treinamento proprioceptivo e pliométricos.
Mesmo se todos os cuidados forem seguidos e ainda sim se deparar com uma lesão esportiva, segue um guia prático de cuidados imediatos.

Auto Cuidado: Técnica RGCE (Repouso, Gelo, Compressão e Elevação do membro afetado).
Contudo, pôde-se observar que a ciência do esporte evolui constantemente no esforço de esclarecer os perigos de cada modalidade esportiva e, sobretudo promover uma prática segura e saudável do exercício físico.
Para mais informações visite os seguintes sites: http://www.medicinadoesporte.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail