Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sábado, 25 de julho de 2009

Escoliose

ESCOLIOSE

Definição: Termo que designa um desvio da coluna vertebral no plano frontal. É uma patologia progressiva que acomete pacientes em fase de crescimento. (Bruschini, 1998)

- Escoliose: palavra grega = curvatura
- Literatura médica: curvatura da coluna

Aspectos históricos da escoliose
Hipócrates: “De Articulationes” do Corpus Hippocraticum
“ Existem muitas variedades de curvaturas da coluna, mesmo em pessoas que estão com boa saúde, porque isso ocorre por conformação natural e por hábito e a coluna é passível de se encurvar pela idade avançada e pela dores ”
“ Deformidades vertebral e pneumopatia ”
“ Tratamento difícil e ineficiente”
“ Prognóstico ruim “
“ Tratamento: tração horizontal forçada em extensão aplicada no braço e na perna ”

Brackett e Bradford (1895): distração horizontal

Terminologia
- Curva principal: apresenta a maior angulação e maior rotação vertebral, é a que menos corrige
- Curva compensatória: apresenta a menor angulação e menor rotação vertebral, sua flexibilidade é maior
- Vértebra apical: localiza-se no meio da curva, apresenta maior grau de rotação

Tipo: - escoliose idiopática
- infantil
- evolutiva
- resolutiva
- juvenil
- adolescente
- escoliose congênita
- escoliose por neurofibromatose
- escoliose por paralisia cerebral
- escoliose por paralisia infantil

Exame Clínico
- paciente em posição ortostática vista anterior (Fig. 54.1 observar se há presença de assimetria facial, mamária e deformidades torácica, Pág. 430, Bruschini)
- paciente em posição ortostática vista posterior (Fig. 54.3 Observar nivelamento dos ombros, saliência da escápula, presença de alterações do triângulo de talhes, báscula da pelve e, Pág. 430, Bruschini)
- Teste de um minuto para deformidade torácica dorsal com aumento da gibosidade costal (fazendo isso mandando o paciente fletir o tronco, como se fosse colocar as mãos no chão, e observa se há deformidade) (Fig. 54.2, Pág. 430, Bruschini)
- comprimento dos membros inferiores, através de mensurações dos membros inferiores
- alterações nos reflexos
- alterações na sensibilidade
- alterações na força muscular

Exame Radiológico
As radiografias devem incluir toda a coluna vertebral do paciente, desde a primeira vértebra torácica até a primeira sacral, que são analisadas como se o paciente de costas para o examinador, ou seja:
- posição ortostática vista posterior
- deve incluir toda a coluna vertebral
- imagem cardíaca a esquerda
- imagem hepática
- inclinação á esquerda e á direita, deitado para análise da flexibilidade (Fig. 54.4, Paciente do sexo feminino com 12 anos e oito meses portadora de escoliose idiopática torácica direita com 61º Cobb entre T4 e T12, com curva compensatória de 42º Cobb entre T12 e L4, Pág. 431, Bruschini)
- projeção em perfil para diagnosticar cifose(Fig. 54.5, Mesma paciente em perfil com 33º Cobb entre T3 e L2, Pág. 431, Bruschini)
O estudo radiográfico se completa com as inclinações à direita e à esquerda, feitas com o paciente deitado, forçando primeiro um lado e depois o outro, de tal maneira que possamos avaliar o grau de flexibilidade das curvas, para programar um tratamento adequado.

Mecânica da Correção
Bradford et al., (1994)
- distração
- compressão
- inclinação
- torção

Tratamento
Basmajian (1987); Bruschini (1998); Kisner & Colby (1998)
Cinesioterapia, utilizando conceitos cinesiológicos e biomecânicos convencionais e métodos analíticos e segmentares para organização do programa de tratamento, incluindo basicamente o reforço muscular e o alongamento das estruturas enfraquecidas ou encurtadas
Bruschini (1998)
Método do Campo Fechado ou Reeducação Postural Global (RPG): tratamento diferenciado dos músculos estáticos e dinâmicos.
Müller (1987) & Vishnivetz (1995)
Eutonia: prática orientada para a consciência e integração corporal através do equilíbrio harmonioso do tônus.
Rolf (1986) Método de Rolfing: baseado em ioga preconiza a integração estr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail