Entre os ossos da nossa coluna (as vértebras), existe um componente chamado disco intervertebral que possui funções de absorção e distribuição das cargas geradas sobre a coluna vertebral.
O disco intervertebral possui dois componentes: uma camada externa resistente chamada anel fibroso que preserva a forma e uma estrutura de consistência gelatinosa localizada ao centro, denominada de núcleo pulposo, cuja principal função é a absorção.
Uma das disfunções mais comuns que podem ocorrem na coluna vertebral com o passar dos anos ou devido ao um trauma, é o surgimento da hérnia discal.
É uma patologia em que o disco intervertebral diminui sua hidratação, fato que o torna vulnerável à ruptura do seu anel fibroso, podendo levar ao extravasamento do núcleo pulposo em direção a medula espinal.
Isso pode gerar dor no local, com irradiação no trajeto da estrutura nervosa que percorre em direção aos membros inferiores (como por exemplo, o Nervo Ciático), limitação dos movimentos e alterações da sensibilidade local.
A coluna lombar é uma região mais susceptível porque realiza os movimentos de flexão, inclinação lateral do tronco, suporta cargas e força as vértebras lombares ao realizar movimentos rotacionais e compressivos sobre o disco intervertebral, levando ao primeiro momento um quadro inflamatório.
Esta patologia é mais freqüente entre as 4a e 5a vértebras lombares (L4-L5) e entre a 5a vértebra lombar e a 1a vertebral sacral (L5 -S1), pelo fato destas regiões sofrerem maior estresse.
O tratamento deve ser realizado para diminuição da dor e dos sinais inflamatórios e para reestabelecer o equilíbrio entre as musculaturas envolvidas. Para tanto, deve-se seguir tratamento medicamentoso e fisioterapêutico, como RPG, acupuntura, hidroterapia e etc.
Procure sempre um médico e ou fisioterapeuta especializado na área para uma avaliação minuciosa a fim de encontrar a causa da lesão e indicar o tratamento mais adequado
Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail