Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Uso do Frequencímetro - um material importante

Uso do Frequencímetro - um material importante
Atualmente, na prática de atividades físicas, ministrando aulas e orientando treinamentos, percebemos que a utilização de monitores de frequência cardíaca vai se tornando cada vez mais indispensável.

Para podermos estipular a intensidade do exercício, e "acertar fisiologicamente" a resposta do treinado frente ao treino solicitado, utilizamos dessa ferramenta que já faz parte de nosso cotidiano. É nosso papel mostrar para os nossos clientes, a importância de se fazer um exercício com segurança, na dosagem que seu organismo precisa , para a conquista de um objetivo previamente traçado.

Pode-se dizer que é contra producente treinarmos em um ritmo acima de nossa condição aeróbia básica, porque esta condição, alterada, nos leva a falsos parâmetros, que a médio prazo podem, até, nos afastar das atividades físicas.

O frequencímetro não pode e nem deve ser usado aleatoriamente. Devemos programar os limites mínimos e máximos de cada indivíduo, levando em consideração o ritmo do treino a ser realizado. Assim é possível observarmos com exatidão e sentir o esforço do músculo do coração, sua recuperação e fortalecimento.

Podemos exemplificar o quanto o uso desse equipamento pode fazer a diferença no dia a dia :

- quando estamos em situação de stress, seja físico ou mental, a F.C. basal e de repouso tende a ser mais alta. Caso tenhamos cuidado de sempre verificar a mesma antes do exercício, podemos influenciar diretamente na "carga do mesmo", antes desse ser realizado.

- em esforços mais intensos, podemos verificar um possível comportamento inadequado da F.C. , e orientar nosso aluno a procurar um cardiologista, caso essas alterações sejam regulares e precedidas de sintomatologia e histórico familiar.

- O uso desse equipamento ajuda no controle do ritmo a ser empregado numa atividade física, principalmente atividades cíclicas , tais como caminhada, corrida, ciclismo, natação, etc .. Através de uma boa aplicação, podemos passar diversos tipos de solicitações metabólicas diferentes , tais como :
treinos sub -aeróbios (mais leves), treinos aeróbios (zona de conforto), treinos próximo ao limiar anaeróbio (zona de transição entre os metabolismos) , treino acima do limiar anaeróbio (são os mais fortes, com déficit de oxigênio). Monitorando os resultados no momento e depois do exercício, essa ferramenta é fundamental como "controlador de carga"...

- Dados coletados em aulas e treinos, servem de parâmetros para futuras comparações, dando um maior embasamento na direção do rumo a ser tomado.

Dessa forma, ao praticarmos qualquer atividade física, não podemos esquecer que estamos lidando com o nosso corpo e nossa saúde, e dessa forma, ter bom senso e qualidade na prática dos mesmo, faz a diferença de cada um ...


Prof. Luiz Fernando Bernardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail