Músculos Posturais ou Fásicos, e daí?
A relação de estrutura e função é, na fisiologia, quase uma condição sine qua non. É baseado nesta condição que debateremos sobre a função postural ou fásica dos músculos esqueléticos e suas repercussões no equilíbrio estático.
Muito se falou em postagens anteriores desse blog sobre os desequilíbrios musculares e suas repercussões clínicas. De fato, o desequilíbrio muscular é responsável, em muitos casos, pelo aparecimento de disfunções, mas, na sua totalidade, pela permanência e fixações das disfunções musculoesqueléticas.
Existe uma denominação bastante utilizada para se caracterizar as funções dos músculos: postural e fásico. Por definição, músculos posturais possuem metabolismos glicolítico, são fibras do tipo I, que possui capacidade de disparar lenta e sucessivas vezes sem apresentar fadiga. Em contrapartida, músculos fásicos possuem metabolismo oxidativo, fibras do tipo II, de velocidade de disparo rápida e com propensão a fadiga. Alem dessas características, existe outra bastante relevante na realização de um bom plano terapêutico de disfunção muscular. Músculos posturais são mais propensos a encurtar, enquanto músculos fásicos a ficar fraco.
Essas duas ultimas características é que explicam duas síndromes descritas por Janda (1978) e a postura anterior da cabeça. Abaixo estão representadas as disfunções citadas: Síndrome Superior Cruzada (a), Síndorme Inferior Cruzada (b) e Postura Anterior da Cabeça (c).
Essas informações serão cruciais para a elaboração do plano terapêuticos. Se existe um desequilíbrio postural por parte de estruturas ativas, inevitavelmente, estruturas passivas também irão sofrer localmente ou globalmente, depois de instalação do processo compensatório. O diagrama abaixo ilustra bem essa condição. Pensando nisso, é lógico pensar que se deve alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos “fracos”. Esse pensamento é correto, mas, além disso, saber como fazê-lo. Uma das técnicas mais indicadas para restaurar a normalidade de tônus é a Energia Muscular. Segundo Chaitow (2008), essa terapia é capaz de dar normalidade do tônus muscular em ambas as situações (músculos posturais e fásicos). Vale a pena ressaltar que os músculos que encurtam também apresentam diminuição de força, pelo mesmo motivo dos fásicos, a conformação do sarcômero está alterada para aquém e além do ponto de melhor tensão muscular, respectivamente. Isto leva, nos dois casos, a não geração de força “ótima” de contração.
Respondendo a pergunta do título: Daí que não se pode pensar em tratamento de desequilíbrios estático e dinâmico se não tiver conhecimento das características morfofuncionais dos músculos que se deseja trabalhar.
Postado por José Diêgo Sales (Organizador do Blog Portal da Fisioterapia Manual)
Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail