Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

“FISGADAS NA VIRILHA” LESÕES DOS MÚSCULOS ADUTORES DA COXA

“FISGADAS NA VIRILHA” LESÕES DOS MÚSCULOS ADUTORES DA COXA
--------------------------------------------------------------------------------





Os músculos adutores da coxa são estabilizadores do quadril e desempenham importante papel durante da corrida. O estiramento destes músculos é relativamente freqüente e acomete entre 10 e 18 % dos esportistas.

A lesão aguda geralmente ocorre durante a atividade física e caracteriza-se por um movimento de abdução forçada contra a resistência (afastamento lateral da coxa). Neste momento o atleta apresenta uma dor súbita na região da virilha, irradiando para a parte medial (interna) da coxa e às vezes para a região abdominal baixa. O hematoma após a lesão é freqüente e pode às vezes atingir grandes proporções.

Alguns fatores de risco podem ser apontados nas lesões dos adutores, como a diminuição da força, a limitação no afastamento das coxas e o baixo condicionamento muscular. Além disto podemos encontrar anormalidades biomecânicas nos membros inferiores, como a pronação excessiva dos pés, a assimetria dos membros inferiores (diferenças de comprimento), o desequilíbrio muscular e a fadiga. Embora não haja estudos controlados para comprovar os últimos fatores predisponentes, programas de prevenção têm focado em alguns destes fatores, propiciando uma prevenção mais efetiva destas lesões.

O exame físico é marcado pela dor localizada na região da virilha ou na parte medial da coxa (região interna), palpação dolorosa da musculatura envolvida e dor na realização do movimento ativo de adução (aproximação das coxas).

Devemos lembrar que outras lesões podem simular os mesmos sintomas e sinais do estiramento dos adutores, como a compressão do nervo obturatório no quadril, a sinfisite púbica e outras doenças do quadril.

A localização da lesão também apresenta implicação na evolução do tratamento, pois aquelas localizadas na transição músculo-tendão, que são as mais freqüentes, apresentam maiores condições de reparo do que nas áreas de transição tendão-osso onde a vascularização é mais limitada.

Os exames de imagem como o ultra-som e a ressonância magnética podem ser usados para identificar e confirmar o diagnóstico formulado durante a história e o exame clínico.

Lesões de grandes proporções (superiores a 50 % do músculo apresentam tendência a seqüelas, como formação de áreas de fibrose, dolorimento tardio e perda da flexibilidade local.

O tratamento deve incluir repouso relativo, permitindo as atividades de vida diária suportadas pelo paciente, uso de muletas na fase aguda, bolsas de gelo sobre o local doloroso, antiinflamatórios não esteróides e analgésicos sob prescrição médica e fisioterapia (crioterapia eletroterapia, massagem, exercícios ativos progressivos, hidroterapia).

Finalmente o atleta retorna ao esporte em 3 a 8 semanas dependendo da lesão e da forma de tratamento empregada.

Nas lesões crônicas não tratadas, o uso dos antiinflamatórios não tem se mostrado eficiente na literatura. A fisioterapia através de vários métodos pode levar meses até que as sensações de dor e limitação dos movimentos sejam normalizadas, o que algumas vezes pode não acontecer definitivamente.


As lesões dos músculos adutores podem ser recorrentes e muitas vezes são causadas por retorno precoce ao esporte, sem que a lesão tenha sido adequadamente diagnosticada e tratada. A ausência de dor no repouso ou nos movimentos de baixa intensidade não significa que a lesão está curada. O mais comum nestas lesões é a pessoa voltar a sentir dor em 2 a 3 semanas após o primeiro episódio.

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos de dor crônica após 6 meses de tratamento conservador e está indicado em condições especiais após avaliação criteriosa de um especialista.

Devemos atentar para os fatores predisponentes no sentido de evitar que tais complicações voltem a ocorrer, pois as lesões subseqüentes podem causar limitações mecânicas e e também emocionais para a continuidade do esporte.

Portanto, trate suas lesões o mais rapidamente possível para evitar seqüelas !

13 comentários:

  1. ola já tem uns trés meses que machuquei o músculo adutor relacionado acima, atualmente não sinto dor nenhuma só quando faço algum movimento brusco ai doí só que não consigo voltar a fazer esportes e também não fiz nenhum tipo de fisioterapia vou começar fazer fisioterapia més que vem sera que com o tratamento fisioterápico vou ter 100 por cento de cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você curou a dor no adutor? Estou com o mesmo problema, porém, a 6 meses...

      Excluir
  2. Então Estava jogando uma Bolinha, Salão,Foi quando resolvi dar o chute mais forte da minha Vida. Chute com a Perna Direita e a Lesão foi na Esquerda ! uma fisgada Fantastica. Estou Tratando ainda porem dores na barriga parte baixa proxima a Verilha ainda fazem pensar em parar de jogar bola. apesar da minha idade 29 anos Estou preucupado. Mas tratando até pensei que tinha rendido mas não está preciso o Diagnostico medico. Se puder dar alguma orienteção no e-mail wabco.knorr@uol.com.br Forte Abraço !

    ResponderExcluir
  3. estava jogando quando chutei forte, a noite comecei a sertir dores na virilha e joelho.Fui ao medico, gostaria de saber quanto tempo tenho que fazer repouso.Tenho 9 anos

    ResponderExcluir
  4. tive a jogar a bola com o pessoal , derrepente estico me e sinto uma dor na verilha e quando ando passa (as vezes) ou quando faço algum alongamento a dor passa , eu sei que é para ai 2 semanas de repouso agora quero recuperar e nao fazer esforço.

    ResponderExcluir
  5. Senti a físgada jogando numa quarta, no sábado voltei e a jogar senti novamente, passei a semana com dor e viajei de férias, sentia a dor quando tava corridas leves para atravessar a rua por exemplo. Quando voltei de viagem tomei anti-inflamatório e a dor passou, foi 3x semanas depois de sentir a lesão, voltei a jogar e senti novamente, voltei a tomar anti-inflamatório e passou a dor. Joguei novamente senti de novo, finalmente fiz a ressonância magnética e o Médico constatou Ruptura Parcial da origem do Adutor e disse que estava inflamado. Isso foi na sexta, estou tomando anti-inflamatório e amanhã começo a Fisioterapia, essa lesão pode ser aguda ou crônica? Quantas sessões devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. faço ballet. estava com dores nos adutores, fui ao medico e disseram-me que tinha feito uma contractura nos adutores. receitaram-me um medicamento e fisioterapia. fiquei uma semana sem fazer exercicio e depois tive de voltar aos treinos pois tinha uma audicao. as dores entretanto pioraram e comecei a ter outras dores nao so nos adutores como como nas virilhas e na anca. foi-me diagnosticado conflito femuro acetabular....

    neste momento estou desesperada e na sei que fazer... consegui passar na audicao mas nao sei quais os tratamentos nao cirurgicos disponiveis... pff de-me sua opiniao.

    ResponderExcluir
  7. ja tem um mes q senti uma fisgada na virilha, e tbm doi na barriga, acima da virilha, como devo proceder?
    quando eu espirro eu sinto uma dorzinha bem na barriga. oq sera? se puder responder no email;~ mariosoares-16@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Amigo tenho uma dor cronica no adutor, desde 2009... já fiz todo tipo de fisioterapia, exames... Ultrasom, Raio X, Tomografia, Ressonancia e não indicou nenhuma lesão, não consigo voltar às atividades físicas, me incomoda só de calçar um tênis.. sinto que meu pé direito fica cada dia mais torto, a parte cava do pé me incomodaa, sinto dores irradiadas desde a viriília, coxa, panturrilha, até sola do pé... POR FAVOR ME AJUDE... não sei mais o que fazer!!! meu email rsteixeira@uol.com.br...

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu caso foi o seguinte ao bater uma falta da intermediária, copiei do amigo acima "resolvi dar o chute mais forte da minha Vida" na hora senti a lesão, sai do jogo no mesmo instante e coloquei gelo sobre o local dolorido. Acredito que seja o adutor ou "musculo do chute", gostaria de saber quais exercícios devo fazer para tratar desta lesão? aguardo retorno, falkemback@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Acordei com a virilha doendo sinto fisgada e mal posso me mexer quando estou deitada.
    mas é a unica forma que dói menos pq sentada e quando estou de pé dói mais.
    preciso ir ao medico?
    Ou o repolso ajuda.

    ResponderExcluir
  11. machuquei o tendão quadricips da coxa , e não consigo subir escadas porexempo . deve ser oq ?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, muito esclarecedor. Fiz alongamento excessivo, senti dor na hora, passou, continuei atividades normalmente, inclusive dança, 1 semana depois voltou a dor e começou estalar o quadril. Parei a dança. Faço tratamento, mas depois de algumas horas da fisioterapia, na parte onde estala o quadril volta a dor que irradia para perna. Tenho artrose. Se o sr. puder me orientar agradeço.
    Obrigada Lena g1bras@hotmail.com

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail