Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os chutes no Muay Thai

Os chutes no Muay Thai

Uma coisa que tem causado muita polêmica são os chutes usados no Muay Thai. O Muay Thai treina e usa os chutes de uma maneira bem diferente das outras Artes Marciais, do Kickboxing e do falso Muay Thai.

Pelo que eu tenho visto na Internet e em academias, na execução das técnicas de chutes por diversos praticantes e lutadores, 80% das pessoas que dizem que treinam e sabem Muay Thai não sabem sequer desferir o chute circular corretamente. O chute circular do Muay Thai é bem diferente do chute circular do karatê, do taekwondo e das demais Artes Marciais, tendo sua maneira peculiar de ser executado.

No exterior, o Muay Thai é muito conhecido e respeitado pela força de seus chutes circulares os quais são considerados extremamente poderosos e difíceis de serem defendidos. Na Ásia, todos os lutadores temem o Muay Thai no ringue por causa de suas técnicas de chutes. Na Asia um lutador de Muay Thai é considerado praticamente imbatível em um confronto no ringue. Nas lutas em geral o chute circular na coxa originário do Muay Thai é uma das técnicas mais temidas e respeitadas.

O Calejamento

Outro fato com relação aos chutes do verdadeiro Muay Thai, é a maneira de se calejar a canela.

Muita gente tem me perguntado se a canela se caleja realmente chutando árvores, paredes ou outras superfícies duras. Eu explico que esse modo de calejar é extremamente perigoso e que pode lesionar seriamente a canela. Dificilmente a canela vai ficar calejada chutando uma árvore ou um poste, vai conseguir sim uma lesão grave que muitas vezes acaba até fazendo com que o praticante não treine mais Muay Thai.

Em filmes de Van Damme (assim como de outros artistas marciais lutadores) e também segundo alguns praticantes e "pseudo professores" de Muay Thai existem diversas maneiras de calejar-se a canela, incluindo chutar árvores e até barras de ferro. Na realidade, não existem tantas maneiras assim de calejar a canela e na Tailândia você não vê nenhum lutador perdendo tempo parando para calejar a canela, eles não preocupam-se com isso, o negocio deles é treinar. E calejar a canela é uma consequência natural do treinamento. Enfim, cuidado com a maneira como você condiciona sua canela, você pode lesioná-la seriamente ao fazer isso e prejudica-la para o resto de sua vida. Não faça o que você vê em filmes e também não siga instruções malucas de qualquer um, você vai lesionar seriamente a sua canela e não fortalece-la.

Os Chutes

No Muay Thai geralmente se usam somente 3 tipos de chutes em combate (eu estou falando do Muay Thai da Tailândia), não existe uma infinidade de chutes como nas outras lutas. No verdadeiro Muay Thai geralmente são usados o chute frontal, o chute circular e o chute girando batendo com o calcanhar. Mas na realidade, os lutadores tailandeses geralmente somente usam somente 2 tipos de chutes em luta, o chute frontal e o chute circular, pois o chute girando é muito fácil de ser contra-atacado e também raramente acerta o alvo. Um chute que também é usado em algumas raras situações de combate é o chute lateral.

Então, consequentemente não existem no Muay Thai chutes girando no ar, chutes de dentro pra fora, chutes de fora pra dentro, chutes saltando, rasteira, chute lateral no ar, enfim, outros tipos de chutes originários principalmente do Karatê e do Taekwondo. Alguns destes chutes podem e são geralmente usados por alguns professores para aquecimento ou treinamento de flexibilidade, mas raramente em luta.

É claro que algum lutador de Muay Thai pode usar até alguma variação dos chutes principais em luta, isso não quer dizer que ele não lute Muay Thai, só significa que ele usa uma técnica que ele gosta e que é eficaz para ele em combate.

Como chute no ar, o Muay Thai somente usa uma variação do chute circular e que é executado no ar (o famoso chute desferido pelo lutador tailandês Kaoklai na luta contra Might Mo) e que pode ser visto na página de entrada desta homepage. Portanto, preste atenção aos chutes do verdadeiro Muay Thai. Existe uma diferença muito grande entre os chutes do verdadeiro Muay Thai e dos chutes do Kickboxing ou do falso Muay Thai, assim como das outras Artes Marciais.

2 comentários:

  1. Boa noite, Dr. Gostaria de saber se você tem algum email para contato. Procurei aqui na página mas não consegui acesso. Desde já, obrigada

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail