Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arremessando medicinebol!

Arremessando medicinebol!


Muitas pessoas não sabem como treinar com elas corretamente! Movimentos que envolvam trocas de planos, transferência de peso, rotação e equilíbrio são importantes para o esporte e para a vida. Por exemplo, aprendendo a utilizar o torque gerado pelo movimento pendular o jogador de golfe reduz o risco de lesão além de melhorar seu desempenho. Devido a deficiências técnicas, muitos não conseguem realizar essa tarefa de forma coordenada e eficiente. Aprender a arremessar medicine balls ( MB ) corretamente ajuda a estabelecer ou restabelecer esse padrão motor. Arremessar MB incorporando velocidade, força, flexibilidade e coordenação permite obter progressos rapidamente.

Qual MB É o mais adequado? Para maioria das pessoas um de 2– 3 kg é o suficiente.

Quando trabalhamos movimentos em pé que exijam rotação do tronco, o pé apoiado atrás deve girar, permitindo um movimento amplo e a transferência do centro de massa para a perna da frente. Fazendo isso, a integridade da região lombar é preservada. Aprender essa ação desde o primeiro treino é fundamental pois esse padrão será utilizado em outros exercícios mais a frente.

Quando torcendo e girando o tronco, lembre seus atletas de utilizarem o maior número de articulações possíveis. Como podemos observar, esses exercícios possuem um componente de equilíbrio, principalmente numa perna só.

Muitos movimentos no esporte envolvem acelerações enquanto se transfere o peso de um lado para outro, trabalhando unilateralmente prara desacelerar ou frear o corpo. Esse é um aspecto importante no arremesso de MB. Para executar o arremesso corretamente – o giro, o swing e a terminação do movimento – uma parte do corpo deve ficar fixa para receber a aceleração produzida pelo lado livre.

EXERCÍCIOS


A seguir mostrarei três exercícios que ensinam passo–a–passo a arremessar corretamente MB. Lembre–se que são necessárias algumas semanas de treinamento para se chegar ao exercício 03 (“martelo modificado”). Quando treinando essa seqüência, mantenha os exercícios anteriores no programa de treinamento. Você pode diminuir as repetições/séries no exercício 01 (“torção russa”) e 02 (“arremessos de lado”) assim que atinge o exercício 03. Mantendo os exercícios prévios você continua treinando o fundamento básico do exercício.

As séries podem variar de 1–3 com 6–12 repetições. Esses exercícios encaixam bem com o aquecimento, funcionando como “ativador” do sistema nervoso. Os arremessos são excelentes durante o treino de força–rápida pois é uma atividade de somatória de forças. Deixe o MB ajudar seus atletas a melhorarem sua técnica.

Exercício 01 – “Torção Russa”: trabalhe com a bola perto do corpo e fazendo a rotação do pé de traz junto com a do tronco, transferindo assim o peso de uma perna para a outra. No próximo exercício o atleta terá contato efetivamente com arremessar.

Exercício 02 – “Arremesso de lado”: o exercício inicia–se com o atleta numa posição de 90º em relação a parede ou parceiro. Inicie o arremesso apoiando na perna de trás juntamente com a torção do tronco. Essa fase é importante pois o atleta aprende que fazer o “swing” de forma rápida – utilizando assim a energia elástica do movimento – torna o arremesso fácil de ser executado. Finalize o movimento transferindo todo o peso para a perna à frente. A progressão desse exercício envolve aumentar a velocidade e a carga do MB.

Exercício 03 – “Martelo modificado”: esse exercício adiciona mais graus amplitude do movimento, ficando o atleta 180º da parede/parceiro. O inicio do movimento é idêntico ao anterior, “carregando” um lado e acelerando rapidamente para a perna que fica fixa, jogando o MB na altura dos ombros com os braços estendidos.
.: João Coutinho , preparador físico de atletas juvenis e profissionais de tenis.

.: Bacharel em Esporte pela USP, especialista em prep. física de tênis e de Força e Potencia (Argentina).

.: editor@treinamentoesportivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail