Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como compreender a síndrome de Gilbert

Como compreender a síndrome de Gilbert
Por: Fatima Calado

Se tiver sido recentemente diagnosticadas com a síndrome de Gilbert, você pode estar se perguntando como a bilirrubina secundária é diferente da espécie principal, como ela poderia afetar sua vida, e como se pronuncia corretamente "Gilbert". Veja o que você precisa saber sobre viver com a doença de Gilbert.




Quem é afetado?Um único dígito percentual dos americanos têm a doença hepática hereditária conhecida como síndrome de Gilbert. A síndrome é mais comum em homens do que em mulheres. Caso você tenha sido diagnosticado com a síndrome de Gilbert, significa que você tem uma elevada quantidade de bilirrubina secundário (ou não conjugada) na corrente sanguínea, devido a desempenho reduzido da glucoronyl transferase, uma enzima que, de outra forma, seria convertida em bilirrubina conjugada. A bilirrubina conjugada é eliminada de nosso organismo através dos rins.
Diagnóstico.Às vezes uma leve crise de icterícia leva a exames de sangue para determinar a causa, mas um diagnóstico da doença de Gilbert ocorre muitas vezes de modo não planejado, após um teste rotineiro de sangue. Quando os médicos detectam níveis elevados de bilirrubina (bile) em resultados de exames de sangue, realizam um segundo exame de sangue focando especificamente na função hepática, a fim de chegar a um diagnóstico positivo. Se bilirrubina não conjugada estiver ligeiramente elevada, enquanto o resto dos resultados do fígado é normal, então o médico pode diagnosticar você com a síndrome de Gilbert. Comumente a síndrome de Gilbert não é diagnosticada até adolescência ou mesmo até a idade adulta, porque a produção de bilirrubina não é tão elevada na infância.
Sintomas e impacto sobre o paciente.



Dano hepático?A grande questão dos pacientes recém-diagnosticados é saber se a síndrome é indicativo de dano hepático ou vai causar danos hepáticos no futuro (que foi certamente a minha primeira preocupação quando fui diagnosticado). A resposta para os dois desdobramentos desta questão é "não". A síndrome de Gilbert não prejudica o seu fígado e não está relacionada a danos hepáticos, de qualquer maneira. No entanto, o paciente deve estar ciente do potencial de alguns sintomas e conseqüências da doença, a fim de evitar pânico e prevenir potenciais danos.
Icterícia. Um paciente com síndrome de Gilbert pode sentir uma icterícia leve e inconsequentes, como resultado da elevada bilirrubina secundário. A probabilidade desta icterícia aumenta quando uma pessoa está lutando uma infecção ou doença, ou passando por estresse ou fome elevada. Às vezes a menstruação também pode causar um pequeno aumento da bilirrubina em um paciente.
Letargia ou desconforto durante os episódios.Junto com a icterícia, os pacientes às vezes descrevem náuseas ou desconforto no abdômen, bem como falta de energia. No entanto, a ligação entre estes sintomas e a síndrome em si permanece pouco clara por enquanto. Possivelmente os sintomas estão relacionados entre si, mas ainda assim não são resultados diretos da síndrome de Gilbert.
Sensibilidade a determinados medicamentos.Embora a doença seja relativamente inconsequente (ao ponto de não ser considerada uma “doença), há certas drogas que o fígado não consegue desintoxicar, por causa da síndrome de Gilbert, o que significa que o paciente poderá sentir mais os efeitos colaterais negativos da droga.
O motivo? A desintoxicação de alguns medicamentos exige a função plena da enzima glucoronyl transferase, cuja deficiência é a raiz da causa da síndrome de Gilbert. O Acetaminophen também é difícil de ser tolerado para o fígado de alguns pacientes; algumas pessoas com a síndrome de Gilbert também carecem da plena força de uma outra enzima que processaria o acetaminofeno. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicação, para garantir que você evitará qualquer substância que possa conduzir a problemas por causa de sua enfermidade.
O nome.Por fim, você deve ser capaz de pronunciar a sua condição clínica com confiança. Não é pronunciado como o nome Inglês, "Gilbert". Isso seria muito aborrecido! Para pronunciá-lo corretamente, pense em francês; a síndrome recebeu o nome do médico francês Augustin Nicolas Gilbert (Zhiil-BEAR). Quando você diz às pessoas que você tem síndrome de Gilbert's (síndrome de Zhiil-BEARS), a pronúncia correta evoca um sentimento intrigante, talvez até de romance! Certamente supera seus outros nomes (disfunção hepática constitucional, GS, icterícia familiar não-hemolítica, bilirrubinemia não conjugada benigna).

A síndrome de Gilbert é uma condição cujo impacto na sua vida é mínimo e seu impacto sobre a saúde é desprezível. Comparado a outras condições hereditárias, este é um um passeio no parque. E você começa a contar a seus amigos que tem uma síndrome benigna, nomeada por causa de um gastroenterologista francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail