Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fibromialgia X Síndrome Dolorosa Miofascial

Fibromialgia X Síndrome Dolorosa Miofascial



Fibromialgia e Síndrome Dolorosa Miofascial são síndromes do dor crônica comumente confundidas, pois apresentam algumas similaridades. O texto a seguir traz algumas informações que podem fornecer subsídios para o diagnósticos e tratamento diferencial dessas síndormes.

A fibromialgia (FM) é uma síndrome de etiologia desconhecida, classificada como uma doença reumática não-articular e não-inflamatória que afeta músculos e seus locais de fixação nos ossos, sem causar deformidades nas articulações. De acordo com American College of Rheumatology, é uma condição crônica caracterizada por dos disseminada que afeta metade do corpo (superior ou inferior, direita ou esquerda). O seu diagnóstico perpassar pela pesquisa dos 18 pontos doloroso conhecidos como tender points, onde se 11 desses pontos se mostrarem hipersenssíveis sem padrões de dor referida, associados a outros sinais e sintomas característicos da doença confirmam o diagnóstico de FM. Outros sinais e sintomas desta síndrome incluem distúrbios do sono, fadiga, dor abdominal, inchaço, rigidez matinal de curta duração, sensação de edema e parestesias. Síndromes como síndrome do cólon irritável, cefaléia crônica, ansiedade e depressão também podem acompanhar a FM. O grau de atividade física e estresse emocional merecem destaque dentre algumas alterações. Noventa por cento das pessoas com diagnóstico de fibromialgia sofrem de fadiga de moderada a severa, com perde de disposição, sentindo um cansaço parecido ao proporcionado por uma gripe. A dor difusa não cessa ao longo do dia, que pode aumentar ou diminuir. Pesquisas apontam o uso de exercícios, particularmente aeróbicos, como eficazes para diminuir os sinais e sintomas. A terapia de liberação posicional também pode ser uma alternativa para a diminuição desses pontos dolorosos.

A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é uma síndrome de dor crônica regional caracterizada pela presença de pontos-gatilho (melhor descrito mais abaixo) de ativos ou latentes (produz dor referida espontaneamente e à palpação, respectivamente). A dor descrita nessa síndrome é do tipo lenta, profunda e persistente. A dor referida é descrita como seguindo alguns padrões notificados por vários autores (ver link Trigger Points em “Saiba mais sobre” neste blog). O tratamento perpassa por um bom diagnóstico e localização desses pontos. A literatura descreve várias modalidades terapêuticas para o tratamento, destaco aqui a compressão isquêmica seguida de alongamento com uso de spray de gelo instantâneo.


José Diego Sales (autor do Blog portal da Fisioterapia Manual)

Diplomado em Quiropraxia, Formação em Técnicas Osteopáticas Avançadas

zediegofisio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail