Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Articulação Sacoilíaca e suas relações miofasciais

Articulação Sacoilíaca e suas relações miofasciais
Problemas da articulação sacroilíacas (ASI) são bastante comuns em nossa prática clínica. Já sabemos que é uma importante articulação e que distribui o peso da coluna vertebral para os membros inferiores, bem como suaviza os impactos ascendentes na coluna vertebral.
Disfunções na ASI tanto geram distúrbios descendentes como ascendente, levando a lesões articulares, não só a própria ASI, mas também a articulações zigoapofisárias, coxofemorais e do joelho.
É preciso ter em mente que quaisquer disfunções articulares não são exclusivamente articulares. Todo o sistema miofascial envolvendo aquele segmento é afetado e pode garantir a perpetuação do problema, quando não tratado de forma adequada. O contrário também é verdadeiro, o problema predominantemente miofascial pode levar a disfunções articulares e que se não tratado conjuntamente, fatalmente o problema voltará.
Isso já está ficando muito repetitivo nesse blog, sendo feito intencionalmente. É incrível como muitas vezes a relações parecem ser tão distantes, mas existe e é lógico também. Aqui vou frisar especificamente os grupos musculares que tem relação direta com a ASI, para que possamos fixar melhor esse conceito em nossa mente e, principalmente, aplicá-lo mais.
A ASI não possui músculos que controle diretamente seu movimento, embora os músculos da bacia forneçam estabilidade. A articulação é influenciada pelos músculos que influenciam o movimento no tronco, na pelve e quadris, muitos dos quais se fixam na pelve. Para facilitar o entendimento e visualização, os grupos musculares estabilizadores da pelve podem ser divididos em grupo, sendo:
- Grupo interno (formado por músculos profundos): transverso do abdome, diafragma, multífido e músculos do assoalho pélvico;
- Grupo externo, constituído em quatro grupamentos que atuam em padrões cruzados e oblíquos, sendo divididos em sistemas:
- -> Sistema longitudinal profundo: eretores da espinha, fáscia toracolombar e bíceps femoral;
- -> Sistema oblíquo posterior superficial: grande dorsal, glúteo máximo e fáscia toracolombar interposta;
- -> Sistema oblíquo anterior: oblíquos internos e externos, adutores contralaterais e fáscia abdominal interposta;
- -> Sistema lateral: glúteos médio e mínimo e adutores contralaterais.
Olhando bem essas imagens elas parecem ter uma relação miofascial em cruzada, como se estivessem em cadeias. E na verdade elas estão. Mas isso é assunto para uma outra postagem. Leiam, pesquisem e discutam.


Por: Ft. José Diego Sales, D.Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail