Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como avaliar e escolher ioga ou pilates

Como avaliar e escolher ioga ou pilates
Por: Fatima Calado

Na verdade, isso pode ser um pouco decepcionante – não há realmente uma disputa "ioga versus Pilates", porque cada um pode ser considerado um método complementar ao outro. No entanto, uma vez que a maioria das pessoas hoje está muito ocupada, tendo tempo apenas para um dos dois, vale a pena refletir um pouco sobre qual sistema é o ideal para você. Essencialmente, resume-se à: sua personalidade, suas preferências e suas aptidões físicas.

Antes, porém, você deve entender as diferenças entre os dois sistemas:


Ioga: posições/exercícios estáticos que desenvolvem, fortalecem e alongam os grupos musculares em uma combinação/seqüência específica, juntamente com uma forte "ligação corpo/mente" que visa unificar o espírito e o corpo. Não é aeróbico: utiliza-se o corpo inteiro – não existe um músculo ou parte predominante. Concentra-se predominantemente em alongamento, equilíbrio e coordenação. A escolha da seqüência de posições/exercícios é de responsabilidade do líder de turma/professor. Pode ser feito em sala, com diversas pessoas, ou individualmente.
Pilates: série de exercícios do tipo calistênicos (uma forma de exercícios dinâmicos) onde predominam o trabalho abdominal central e dos músculos abdominais (chamados coletivamente de "centro de força" no sistema Pilates) para estabilizar o centro do corpo e assim previnir lesões. Também tem um aspecto de conexão corpo / mente, embora talvez não tão acentuado como a ioga. Não é aeróbico: concentra-se predominantemente em tonificação, alongamento e coordenação. Pode ser feito em sala com diversas pessoas, ou individualmente, geralmente com um programa. Também pode ser feito utilizando-se um equipamento, normalmente em academias ou estúdios de pilates, com instrutores especialmente treinados. As seqüências específicas sugeridas pelo fundador do sistema podem ou não ser seguidas.
Ambos os sistemas: considerados terapêuticos, proporcionarão equilíbrio, coordenação e resistência, ajudando a prevenir lesões musculares pelo fortalecimento dos grupos funcionais e pelo alongamento dos tecidos conjuntivos do corpo.

Como decidir qual sistema é melhor para você: Pense nas seguintes questões:


Quais são suas metas com relação ao seu físico? Ambos sistemas são excelentes maneiras para se alcançar uma boa condição física, sem a pressão e a intensidade dos esportes mais tradicionais do ocidente e de outros exercícios físicos (dança aeróbica, por exemplo, ou corrida). No entanto, cada um vai levar o praticante por um caminho diferente: a ioga vai aumentar a flexibilidade, força e o equilíbrio como um todo, enquanto o pilates irá focar na resistência dos músculos do centro de força, tornando-se especialmente benéfico para aquelas pessoas com dor lombar devido à fraqueza muscular na região abdominal.
Quais são seus objetivos com relação ao equilíbrio mental e emocional? A ioga com foco meditativo e não-competitivo pode ajudar um praticante com um trabalho profissional focado em questões de imagem e confiança. O efeito do fortalecimento e do alongamento do corpo obtido com o pilates também pode ajudar nisso, mas de uma forma indireta. Se você é um cristão fortemente religioso, ou partidário de uma religião não hindu, você pode ter dificuldade com alguns aspectos do ioga; no entanto, esteja ciente de que muitas aulas e programas têm uma abordagem "não-espiritualizada" para a ioga, o que pode ser mais palatável. Você terá que perguntar diretamente ao líder da classe sobre a abordagem para obter essa informação. Não tenha vergonha de fazer essa pergunta - a maioria dos professores de ioga estão acostumados com ela.
Quanto tempo por dia você tem para se dedicar à prática? Cada sistema pode ser modificado para um programa mais curto ou mais longo, de acordo como você gostaria de realizar. No entanto, se você se basear em gravações ou rotinas de DVD para auxiliá-lo em seus exercícios, você estará limitado ao que está disponível no mercado: rotinas típicas de pilates podem durar de 20 minutos até pouco menos de uma hora. Uma sessão com um instrutor de pilates pode demorar um pouco mais. As aulas de ioga são geralmente de 50 minutos de duração (embora haja exceções), enquanto as rotinas gravadas podem variar de “mini-sessões” de 15 minutos à rotinas de mais de uma hora - para um praticante mais avançado. Você também pode adicionar uma sessão de meditação a sua prática de ioga, que pode ser em qualquer lugar, de alguns minutos a meia hora, ou por quanto tempo desejar. Quanto tempo você quer utilizar para aprender novas técnicas? A ioga é normalmente vista como um sistema na qual você pode passar uma vida toda praticando e ainda não ser um "mestre" (da maneira que nós tradicionalmente pensamos para dominar um esporte, por exemplo). O pilates é um pouco diferente, já que os exercícios centrais, uma vez feitos de forma correta, são imutáveis e são geralmente intensificados através da simples adição de repetições ou alterações do ângulo em que as pernas são mantidas, por exemplo.
Que recursos estão disponíveis para você? Se o instrutor de pilates mais próximo de você está a cinquenta kilômetros de distância, e você não quer aprender através de um vídeo ou DVD, então isto provavelmente terá um impacto em sua decisão. Da mesma forma, se a academia de ioga for do outro lado da cidade, e você sabe não será capaz de fazer aulas regulares, isto também deve ser considerado em sua decisão..





Quick Tips:Tente ambos, ioga e pilates, por uma semana ou por meio de aulas de demonstração, se houver essa opção disponível em sua área.
Procure por gravações básicas ou DVDs de cada sistema (ioga e pilates) em sua locadora de video, para ter uma demonstração em casa de cada abordagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail