Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TÉCNICA DA FISIOTERAPIA, A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL CONSEGUE RETIRAR PACIENTES DAS SALAS DE CIRURGIA

TÉCNICA DA FISIOTERAPIA, A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL CONSEGUE RETIRAR PACIENTES DAS SALAS DE CIRURGIA

Isabel Czepak

Rodas, elevadores, controle remoto, direção hidráulica. Televisão, computador, telefone. A modernidade trouxe inúmeras e inegáveis facilidades, mas, ao mesmo tempo, dividiu a humanidade em duas categorias. As que têm dores nas costas e aquelas que um dia ainda vão ter.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse mal já atinge 85% da população. O problema, em grande parte dos casos, é provocado pela inércia, aliada á má postura.

“ De Homo erectus nos transformamos em Homo sentadus”, brinca a fisioterapeuta Patrícia Junqueira Ferreira da Rosa, 27 anos, membro da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (RPG). São horas e horas na mesma posição, trabalhando ou nos divertindo. E quase sempre na posição errada.

“ Os músculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada. Quando são mantidos estáticos, encolhidos, vão se adaptando, encurtando. O resultado é a dor”, explica Patrícia.

A solução é colocar tudo no lugar de novo. É o que faz a RPG, técnica da fisioterapia desenvolvida na França e disseminada pelo mundo por meio do livro O campo fechado, de Philippe Souchard. Lançado em 1981, o livro foi escrito após 15 anos de pesquisas. Em 1984, Souchard patenteou a marca na França. A técnica chegou ao Brasil em 1983, pelas mãos do próprio autor. Ele gostou tanto daqui que se mudou para cá, fundando em São Paulo o seu único centro de formação de RPGistas fora da França.

“ Metade dos cerca de 11 mil especialistas na técnica existentes em todo o mundo estão no Brasil”, comenta Patrícia. Apesar de ter caído no gosto do brasileiro, a técnica ainda não conseguiu o espaço que merecia como coadjuvante importante nos tratamentos ortopédicos, neurológicos, odontológicos e tanto outros. “ Talvez porque ainda seja uma técnica relativamente nova, ainda pouco conhecida pelos médicos e outros profissionais da área da saúde”, observa a Rpgista.



Tratamento

Como a RPG é uma técnica da Fisioterapia, ela só pode ser feita por fisioterapeutas. “ Mas fisioterapeutas com o curso de capacitação de, no mínimo, 300 horas, aprovado pelos Conselhos Federal e Regional de Fisioterapia ( Cofito e Crefito)”, explica Simone Floriano Lemos, coordenadora do Departamento de Fiscalização do Crefito 11, que abrange o Distrito Federal e Goiás.

Para se certificar de que esta sendo atendido por um profissional capacitado, o paciente deve exigir o certificado de conclusão do curso e verificar se a instituição formadora é reconhecida pelos conselhos. Patrícia Junqueira Ferreira da Rosa vai além. “ O paciente deve verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de RPG.” A consulta pode ser feita pelo site www.sbrpg.com.br.

Patrícia explica que a diferença entre a fisioterapeuta convencional e a RPG é que a fisioterapia convencional trata o foco da dor e a RPG avalia e trata o paciente globalmente. “ A técnica leva em conta os princípios da casualidade, da individualidade”. “A rpgista explica que cada organismo responde de uma forma específica as doenças e tratamentos.” Por isso, as sessões são sempre individuais, nunca em grupo.

“A única exceção é o Stretching Global Ativo (SGA), para manutenção de altas.” Conforme Patrícia, o paciente deve desconfiar d sessões de RPG em grupo.
A casualidade explica a importância de uma avaliação global. Patrícia comenta que, nem sempre a causa da dor esta no local onde se manifesta.

“ Uma dor no pescoço pode estar associada, por exemplo, ao joelho da pessoa. Para compensar um joelho valgo (para dentro) , a pessoa tende a acentuar a curva da coluna lombar (lordose). Nestes casos, a dor costuma se manifestar no pescoço, porque a pessoa ficara permanentemente de cabeça erguida.”

Postura

Baseada em oito posições diferentes, que são treinadas durante sessões de ate uma hora, o paciente reaprende a postura correta, livrando-se das dores. Patrícia comenta que os exercícios físicos realmente são importantes para a boa saúde do corpo e dos músculos, mas alerta que eles deveriam ser praticados sempre após a avaliação e se necessário, sessões de RPG. “ A pessoa que tem algum problema, mesmo que discreto,pode ter sua situação agravada porque os exercícios fortalecem,ou seja, encurtam os músculos, amplificando a deformidade.”

Em geral,a pessoa que recebe alta da RPG esta com seu problema resolvido ( a não ser nos casos muito avançados, em que a técnica ajuda a minimizar a dor). Mas é recomendado o acompanhamento, porque no dia a dia, o paciente pode desaprender as posturas corretas. “ É recomendável que ele seja avaliado a cada seis meses, como manutenção.” O preço das sessões varia de 50 a 80 reais, sendo necessária uma sessão por semana, em media.

“ O custo beneficio compensa, considerando de que em boa pare dos casos, os outros tratamentos são paliativos. Não corrigem a origem da doença”, avalia.




Paciente recupera-se de hérnia de disco

As dores nas costas são um exemplo clássico entre os problemas que podem ser resolvidos com a RPG. A técnica oferece resultados impressionantes no tratamento de hérnia de disco, quando essas estruturas que fazem parte de amortecedores entre as vértebras saem do lugar. Muitos pacientes que sofrem da doença, como o comerciante Valbes Moreira Ribeiro 40, já se livraram da cirurgia graças á RPG.

“ Sempre pratiquei esportes todos os dias. Fazia ciclismo, futebol e natação. Ate que um dia, travei. Não conseguia andar.

O medico queria me operar, porque, depois de um mês tomando remédios e fazendo fisioterapia, ainda andava arrastando uma perna e sofria muita dor.” Valbes foi a apresentado á RPG pelo professor de seu filho, que é acadêmico de fisioterapia. “ Fui sem acreditar muito, porque não tinha mais mesmo nada a perder. Estava a um passo da sala de cirurgia.” Deu certo. Hoje, Valbes já esta fazendo sessões mais espaçadas, a cada 15 dias e praticamente não sente mais dor.

Tratamento se aplica á várias outras doenças

A RPG tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadora de dor. A historia da estudante Mariana da Costa Lopes, 17 anos, e espantosa. Ela sofreu de dor de cabeça crônica dos 9 aos 16 anos. Passou por médicos, cirurgiões-dentistas e até psicólogos, sem que nenhum deles chegasse a um diagnostico sobre o seu problema. Fez inúmeros exames, de eletro encefalograma á ressonância magnética; chegou a tomar antidepressivos, que a faziam desmaiar na cama por horas seguidas, e a ficar internada três vezes, para tomar medicamentos na veia.

“ O ultimo medico disse que eu não tinha cura. Que teria de me acostumar com a dor.” Mariana resolveu tênar mais uma vez o tratamento odontológico, com especialista em dor orofacial. Como não conseguiu achar nada de anormal nela, ele a encaminhou para a RPG. A dor desesperadora que Mariana sentia era causada por duas vértebras mal encaixadas na coluna cervical. O problema provocava não soa dor de cabeça, mas fraqueza muscular nos membros superiores, que ainda não havia sido observada por nenhum outro profissional. Em menos de um ano, ela já praticamente se livrou das dores e a força dos braços voltou. Já consegue carregar objetos normalmente, sem ficar cansada.

Laura Peres Seabra, 14, é outro exemplo de como a RPG – uma técnica que utiliza apenas as mãos pode fazer milagres em caso que, algumas vezes, a medicina não consegue resolver. Em Outubro do ano passado, o medico diagnosticou que ela tinha escoliose. A solução era paliativa. Mariana teria de usar um colete por três anos, 24 horas por dia, para evitar a progressão do desvio. O medico também indicou a RPG, que Mariana, começou a fazer em fevereiro, junto com as aulas de pilates e a natação. “ Meu ombro já esta praticamente alinhado, minha cintura voltou ao normal e vou ter de usar o colete por um ano apenas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail