Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

RUPTURA OU LESÃO LABRAL (LESÃO DO LABRO)

RUPTURA OU LESÃO LABRAL (LESÃO DO LABRO)
--------------------------------------------------------------------------------
O que é a ruptura ou lesão do labro?

O labro é uma cavidade de tecido conectivo, em cuja extremidade se ligam os ligamentos do ombro, ligando e sustentando a cabeça do úmero (parte superior do braço) na cavidade da escápula.

Como ocorre?
O labro se rompe ao:

• Deslocar o ombro,

• Sofrer uma queda sobre o braço,

• Arremessar abruptamente o braço para frente,

• Usar o braço para impedir uma queda,

• Levantar objetos pesados,

• Praticar esportes em que os ombros realizem movimentos repetidos e em alta velocidade por cima da cabeça, tais como: tênis e arremesso de peso.

Quais são os sintomas?

• Dor no ombro e no braço ao realizar movimentos do braço por cima da cabeça,

• Fraqueza do ombro e do braço,

• Ruído de estalo ou rangido ao movimentar os braços.

Como é diagnosticada?

O médico fará um exame à procura de dor, rigidez, perda da movimentação ou frouxidão no ombro enquanto o paciente movimenta o braço em todas as direções.

O médico poderá pedir raios X para comprovar a existência de fratura.

Ele pode também recomendar uma Ressonância Nuclear Magnética (RNM)

Outra possibilidade é a realização de artroscopia, um procedimento que normalmente é cirúrgico, mas nesse caso tem a função de diagnostico, no qual uma pequena fibra ótica é inserida na articulação do ombro para que se possa ver toda a sua estrutura.

Qual é o tratamento?

Lesões extensas no labro precisam ser tratadas com cirurgia, as estruturas podem ser religadas ou retiradas, dependendo de cada caso. Caso haja tecido fibroso na região, ele também pode ser removido.

Quando as rupturas do labro são de pequena extensão, é simples evitar a dor, basta não praticar atividades desconfortáveis.

O tratamento pode incluir:

• Aplicação de compressas de gelo no ombro por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa. Esse ciclo deve ser repetido até completar 20 ou 30 minutos e repetido três a quatro vezes ao dia,

• Medicação antiinflamatória,

• Exercícios para reabilitação do ombro.

Quando retornar ao esporte ou atividade?

O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.

Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.

O retorno ao esporte ou à atividade poderá acontecer quando:

• O ombro lesionado possuir total amplitude de movimentos, sem sentir dor.

• O ombro lesionado tiver recuperado força normal, comparado ao não-lesionado.


Em esportes de arremesso, esse movimento deve ser introduzido gradualmente. Isso significa, começar com arremessos leves e progredir para arremessos mais potentes.

Nos esportes de contato, o ombro não deve estar susceptível a dor quando tocado e o contato deve progredir de mínimo para máximo.

Como preveni-la?

Muitas lesões de labro são acidentais e por isso, não existe maneira de preveni-la, porém manter o ombro bem fortalecido e alongado pode evitar lesões nesta articulação.

Um comentário:

  1. Dr, eu desloquei o ombro nadando borboleta, ele voltou na mesma hora, continuei nadando e depois meu ombro nao parou mais de doer, já faz mais de um ano que isso aconteceu, fiz artroressônancia, onde não souberam identificar se eu tinha uma diferença anatômica ou uma lesão de labro, tratei a dor aguda com fisioterapia 5x na semana por 1 ano, atualmente não sinto dor aguda porém ninguém pode tocar nesse ombro, ando sempre protegendo ele com medo que alguém me esbarre, não posso jogar praticar nenhum esporte, dirigir,dormir para o lado deste braço,tenho limitação de movitentos, enfim, é como se eu tivesse um braço só pq não uso o outro para que ele não doa, além de tudo ele é muito fraco, já não sei mais o que fazer, já fui a vários médicos, fiz vários tratamentos e nada adiantou, disseram que eu tenho problema postural e sindrome da frouxidão ligamentar e por isso meu ombro não fica bom, fiz rpg mas também não adiantou, ao ler meu relato vc poderia supor alguma coisa ou indicar de forma a orientar uma possível tentativa? grata pela atenção. Mariana ( mari-nias@ig.com.br)

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail