Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lesões Esportivas no Tênis

Lesões Esportivas no Tênis



A prática do Tênis data de vários séculos, mas somente a partir de mais de cem anos assumiu os moldes em que é praticado nos dias atuais.
É de suma importância para entender o Tênis atual conhecer os equipamentos que fazem parte da prática do Tênis.
Os equipamentos Básicos na prática do Tênis são: a raquete especifica, bola, uniforme específico e utilização de um calçado apropriado. As raquetes fabricadas atualmente possuem uma tecnologia muito avançada, sendo fabricadas em diversos materiais, como alumínio, carbono, grafite e titânio.
O tênis exige de seu praticante uma grande variação de movimentos coordenados, agilidade e habilidade específica, envolvendo precisão e potência, onde o mesmo tem que realizar durante uma partida uma grande variedade de golpes.

Os movimentos básicos que um atleta de Tênis realiza durante uma partida são:
Saque ou Serviço:
O jogo prossegue até que um dos tenistas não consiga rebater a bola ou erre na devolução. Didaticamente o saque é dividido em 6 fases: I – Preparação, II Pré-Armação, III Armação Tardia, IV Aceleração, V Pré-Complemento e VI ComplementoTardio.

Backhand (ou Esquerda) – Jogada de Fundo da Quadra:
É o golpe executado com as costas da mão apontadas para a rede. Também é dividido didaticamente em: I Preparação, II Contato, III Pré-Complemento e IV Complemento Tardio.

Forehand (ou Direita) – Jogada de Fundo da Quadra:
É o golpe executado com a palma da mão apontada para a rede, e é dividido em:
I Preparação, II Contato, III Pré-Complemento e IV Complemento Tardio.
Lob:
Golpe alto aplicado para encobrir o adversário que está próximo à rede.

Slice
Efeito que corta a bola de cima para baixo. Com esse efeito, a bola tende a quicar mais rente ao solo, o que dificulta a devolução do adversário.

Smash
O smash equivale à cortada do vôlei. Ele é usado para definir o ponto. Geralmente o golpe é executado perto da rede.

Voleio
Rebatida efetuada antes que a bola toque a quadra.

O tênis possui jogadas com efeito como o: Spin, topspin, sidespin e slice. Para que essas jogadas sejam realizadas, é importante o tipo de empunhadura (grip) que o atleta utiliza na execução da jogada, as mais utilizadas atualmente por muitos Tenistas Profissionais são as Western e a Eastern.

Altas forças e grandes amplitudes de movimento são geradas por exemplo no ombro dos atletas durante a realização dos movimentos. Tais como a velocidade por segundo em torno de 1.500 grauas no saque, 895 graus na backhand e 387 graus no forehand são relatadas no ombro, como também a velocidade da mão do atleta no exato momento em que sofre impacto com a bola gerando uma velocidade de 75 km/hora no serviço, 52 km/hora no backhand e no forehand 60 km/hora, onde estudos mais recentes relatam velocidades angulares do ombro de até 7.000 graus por segundo.

Lesões no Tênis

O Tênis é um jogo dinâmico, onde exige do atleta, uma preparação física e técnica muito grande, onde se busca, nos treinamentos realizados pelos mesmos uma busca de movimentos, e um condicionamento físico perfeito num sistema de treinamento, de repetição de movimentos e exercícios específicos, que o esporte exige durante a sua prática.
As lesões mais relatadas pela Medicina Esportiva e pelos atletas no dia a dia de suas atividades são:
Epicondilite Lateral (Cotovelo de Tenista), Epicondilite Medial, Lesão Muscular da Panturrilha, Hematoma subungnal do Hálux, Ombro do Tenista, Canelite, Fasceíte Plantar, Calos e bolhas nas mãos e pés, Fratura por estresse na ulna, Tendinites em ombro, punho, braço e antebraço, Espondilólise, Fratura por estresse da articulação sacroilíaca,
As Lesões mais relatadas em um estudo realizado num grupo de atletas profissionais foram: 1- Lesão Muscular, 2- Lesões em pé e tornozelo, 3- Lesões no Cotovelo, 4- Lesões no ombro, 5- Lesões no Joelho, 6- Lesões na Coluna, 7- Lesões na Mão e Punho e 8- Outras regiões.
Um dado atual que vêm sendo relatado por profissionais e atletas no que se refere a um aumento de queixas de lesões na região da coluna. Na realização do Saque (Serviço), é o golpe que mais apresenta lesões associadas a pratica do Tênis, onde requer um conjunto de movimentos integrados das pernas, tronco e braços para minimizar riscos de lesões e maximizar performances, onde se chegou em um dado que acima de 40% dos tenistas profissionais, desistem de um torneio por ano devido a dor lombar.

Lembrando sempre que o Tênis é um esporte que envolve uma “Técnica muito grande”, de gestos, de execução de golpes ou jogadas, envolvendo uma alta capacidade física, onde se tem uma sobrecarga muito grande nas articulações e grupos musculares. Os profissionais da Medicina Esportiva, Fisioterapeutas e Educadores Físicos devem estudar, e entender a Biomecânica Específica do Tênis, quais os equipamentos adequados que o atleta deve usar na prática do esporte, ter conhecimento teórico e prático na execução de cargas e exercícios específicos no período de treinamento, dividir os períodos de treinamentos conforme a necessidade do atleta em microciclo, mesociclo e macrociclo.
Enfatizar no estudo da forma correta da execução de todos os gestos esportivos que o esporte exige na sua prática sendo nos treinamentos como nos jogos, onde se observa a maior incidência de características que fazem o surgimento das lesões acima relatadas.
Buscando sempre a individualidade biológica de cada paciente, mediante aos treinamentos e realização do Protocolo de Reabilitação.

**Ft. Fábio Santos

*Bibliografia (Lesões nos Esportes Diagnóstico,Prevenção e Tratamento - Autores Moisés Cohen e Rene Jorge Abdalla - Site www.fisioesporte.com.br - Autor:Ricardo Takahashi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail