Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lesões na cabeça de lutadores são associadas a disfunções hormonais

Lesões na cabeça de lutadores são associadas a disfunções hormonais
Tags:Leandro Paiva - Guga Noblat às 15:02:13


Por Leandro Paiva, colaborador especial do blog e autor do livro Pronto Pra Guerra:

Tive acesso a um artigo novo, em vias de publicação, no qual os pesquisadores verificaram se a reincidência de lesões traumaticas na cabeça em função de combates realizados pelos lutadores, poderia induzir disfunção na hipófise (glândula) associada com doença auto-imune.

Vale lembrar que doença auto-imune é a situação médica gerada por intermédio de uma agressão do organismo contra elementos constitutivos normais, pelos anticorpos. Se uma proteína normal do corpo, por exemplo, é reconhecida como estranha, o sistema imune desencadeia contra ela uma inflamação, buscando eliminá-la. Essas doenças geralmente surgem quando a resposta imunitária é efetuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. A auto-imunidade como causadora de doença não é frequente; entretanto sua origem é complexa e multifatorial.

Em dados atuais de estudos relacionados com lutas, artes marciais e modalidades de combate caracterizadas por golpes traumáticos (Boxe, Muay Thai, Taekwondo, etc.), foi claramente demonstrado que pode haver associação entre reincidência de trauma na cabeça e baixa produção ou supressão de hormônios hipofisários (produzidos pela glândula hipófise). Contudo, os mecanismos relacionados com traumatismo crânio-encefálico (TCE) que induzem à disfunção pituitária ainda são incertos.

Com intuito de compreender melhor se os mecanismos de doença auto-imune podem desempenhar papel crucial na disfunção pituitária em razão de esportes relacionados com trauma na cabeça, os autores desse estudo investigaram a presença de anticorpos antipituitarios (APA) e anticorpos antihipotalâmicos (AHA) em pugilistas amadores.

Sessenta e um atletas participaram do estudo e, desses, 44 ainda participavam de competições. Dezessete deles já não competiam mais. Todos eram atletas masculinos com idade média de 26 anos e foram avaliados quanto às funções da hipófise anterior.

Resultados

AHA foram detectados em 13 dos 61 boxeadores (21,3%) e APA foram detectados em 14 dos 61 boxeadores (22,9%). A disfunção hipofisária foi significativamente maior nos boxeadores AHA positivo (46,2%) quando comparado com pugilistas AHA negativos (10,4%). Houve associação significativa entre a positividade e AHA hipopituitarismo em função do boxe. Não houve qualquer associação significativa entre a positividade de APA e hipopituitarismo.

Conclusões

O estudo demonstrou pela primeira vez a presença da AHA e APA em boxeadores, relacionando-as aos esportes com possibilidade de traumatismo craniano. Desse modo, forneceu evidências preliminares de que a AHA está associada com o desenvolvimento de disfunção hipofisária em boxeadores, sugerindo que a autoimunidade pode ter sério papel na patogênese (modo como os agentes que causam doenças agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem).


Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra. Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes. Ele colabora com este blog toda semana. Leia outros textos dele aqui. Para saber mais sobre o autor e o livro entre em http://www.prontopraguerra.com.br/ e conheça também o Pronto pra Guerra TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail