Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O calçado e a corrida

O calçado e a corrida
Por admin em 07/10/2010 | Comentários 0

Temos visto tantas reportagens em jornais e revistas especializadas sobre calçados para corrida e sua real importância. Afinal, nós corredores que buscamos a qualidade de vida, devemos fazer um alto investimento em calçado ou correr descalço mesmo como as últimas pesquisas têm demonstrado?

Sabemos que o corpo humano é feito para correr e que corremos de forma mais eficiente até do que andamos. Portanto a corrida é sim um exercício seguro, principalmente quando não excedemos o volume e a intensidade dos treinamentos, ou seja, respeitamos o descanso para a recuperação do estímulo causado pelo exercício.

O tênis, sem dúvida alguma é um equipamento importante para a prática da corrida, mas não é imprescindível. Não é o tênis que nos proporciona segurança para a corrida e sim a biomecânica do exercício, ou seja, a forma como corremos e absorvemos o impacto, fazendo com que os músculos e demais estruturas esqueléticas redirecionem este impacto em impulso. A questão da consciência corporal e eficiência mecânica são cada vez mais importantes, o tênis é um auxiliar na corrida e não um protagonista.

Correr descalço pode ser interessante a partir do momento em que o corredor aprende a não “brigar” com o solo, amortecendo o impacto. Descalço há um maior estímulo de propriocepção e da musculatura intrínseca dos pés.

O raciocínio que quero deixar é que toda unanimidade é burra mesmo. Nós que fomos por toda vida acostumados a utilizar tênis, não devemos sair por aí correndo descalços além do desconforto mesmo com os calçados apropriados para isto, – podemos usar dessas estratégias em certos momentos do treinamento com a recomendação do professor – e do risco de se ferir com desníveis do piso ou mesmo em pedras pontiagudas.

O tênis se faz necessário mesmo, a principal recomendação é que antes deste tênis ser o top de linha do mercado, que ele seja leve, que juntamente com as meias, permita a transpiração e seja confortável para os pés. Nada de meias grossas. Essa é a recomendação mais importante.



.: Eduardo Cury é especializado em cinesiologia e fisiologia do exercício.

.: Atua como personal trainer, Clube de Corrida, treinamento funcional eassessoria empresarial de ergonomia e ginástica laboral.

.: É palestrante sobre atividade física, saúde e qualidade de vida.

contato@eduardocury.com.br
www.eduardocury.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail