Dor nas costas pode ter relação com falta de nutrientes na coluna, diz estudo
O primeiro passo é combater o problema da nutrição para recuperar as funções do disco degenerado
A pressão sobre os discos reduz seus nutrientes e pode iniciar degeneração As dores nas costas acometem mais da metade da população mundial e os problemas, muitas vezes, são relacionados a má postura e ao condicionamento físico individual. Agora uma pesquisa realizada na Espanha sugere que a dor nas costas pode ter relação com a falta de nutrientes.
De acordo com a pesquisa do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.
Os resultados só foram possíveis por meio de modelos computadorizados dos discos humanos. Os cientistas estudaram os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre os discos na parte inferior da coluna.
Para os especialistas, as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes no disco. Segundo eles, é preciso que as células tenham glicose, entretanto o excesso de ácido láctico pode ser prejudicial, já que interrompe a nutrição e pode gerar um processo degenerativo.
É preciso então, de acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Jerome Noailly, restaurar o volume de água e do disco. “Um disco degenerado é como uma esponja murcha que precisa voltar a seu tamanho normal”, explica o cientista.
“Muito bem observada a questão do excesso. A carga normal auxilia, mas o excesso é prejudicial ao disco. Assim, vale a ressalva que o sedentarismo não faz bem, mas exercício em descontrole também”, diz o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa.
Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.

- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail