Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

APOFISITE CALCÂNEA (ENFERMIDADE DO ROMPIMENTO)

APOFISITE CALCÂNEA (ENFERMIDADE DO ROMPIMENTO)
--------------------------------------------------------------------------------




O que é a apofisite calcânea?

Na região do calcanhar, existe um osso chamado calcâneo. Na criança, este osso apresenta uma placa de crescimento ou apófise, que é responsável pelo crescimento do osso.

A apofisite calcânea é a inflamação desta placa de crescimento, sendo a causa mais comum das dores no calcanhar em crianças, pré adolescentes e adolescentes.

É conhecida também, por enfermidade do crescimento, osteocondrite ou doença de Sever.



Como ocorre?

A inflamação da placa de crescimento, nessa região, ocorre por traumatismos, através de repetidas pancadas no calcanhar, ou pelo uso de calçados impróprios, por falta de amortecedores no calcanhar ou por falta de suporte para os arcos plantares.





Como é diagnosticada?

O médico realizará um exame físico, procurando dor na região posterior e lateral do calcanhar.

Em casos mais sérios de apofisite calcânea, o médico precisará de Raio X para confirmar possíveis danos à placa de crescimento.



Como é tratada?

A criança precisará de repouso e poderá realizar atividades que não causem dor no calcanhar. O uso de calçados com bons amortecedores e com suporte para os arcos é ainda mais importante, nesta fase.

Amortecedores extras e palmilhas, feitas sob medida para sustentação dos arcos, podem regredir a inflamação.

Antibióticos e anti-inflamatórios também podem ser indicados.




Quando a criança pode retornar a sua atividade ou esporte?

O objetivo do tratamento é que a criança retorne às suas atividades diárias e ao esporte, o mais breve e seguro possível. Se o retorno for precoce, existe o risco de piorar a lesão e causar danos permanentes ao paciente. Como cada caso é diferente do outro, o retorno ao esporte dependerá da ausência de inflamação e de dor, não existindo um protocolo ou número exato de dias, para este retorno.

Geralmente, quanto mais tempo levar para procurar um médico, após o início da inflamação, mais tempo será necessário, para recuperá-la.

Para ter alta, a criança precisa conseguir caminhar, correr e pular apenas com o pé lesionado, sem sentir dor; caso ela não consiga, o repouso deve ter início imediato e durar de 3 a 4 dias.




Como a apofisite calcânea pode ser evitada?

O uso de calçados apropriados pode evitar a inflamação. O calçado não deve ser muito apertado na região do calcanhar, além de oferecer amortecedores e bom suporte para os arcos do pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail