Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

LUXAÇÃO ACRÔMIO-CLAVICULAR

LUXAÇÃO ACRÔMIO-CLAVICULAR
--------------------------------------------------------------------------------




O que é ?

É conhecida como "separação do ombro". Trata-se de uma lesão traumática com queda sobre o ombro, sendo mais comum em homens jovens, atletas, praticantes de atividades como ciclismo, futebol, hóquei, judô.

Com o trauma o acrômio é levado para trás e para baixo, ficando a clavícula em cima pela ação muscular do trapézio e do esternocleidomastoideo.

A articulação normal é mantida pelos ligamentos acrômio-claviculares (horizontais) e caraco- claviculares (verticais). Na luxação acrômio-clavicular (LAC) pode ocorer lesão parcial ou completa destes ligamentos, variando, com isto, a gravidade da lesão.

Quando ocorre apenas a lesão dos ligamentos acrômio-claviculares, não há ascensão visível da clavícula, pois a "estabilidade vertical" não foi comprometida. Quando há lesão associada dos ligamentos caraco-claviculares, pode-se notar a deformidade do ombro.

Como é o tratamento ?

O tratamento varia de acordo com o grau da lesão. Quando não há lesão dos ligamentos"verticais" (os caraco-cçaviculares), o tratamento com fisioterapia e reabilitação usualmente é indicado.

No entanto, quando há ascensçao franca da clavícula, com lesão completa dos ligamentos, indica-se, em geral, o tratamento cirúrgico.


Exercícios para luxação Acrômio-clavicular: 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições:

1 - Deitado de lado, mantenha o cotovelo do lado lesado junto ao corpo, fletitido a 90º. Lentamente faça uma rotação do antebraço até atingir posição vertical; retornando até a posição inicial:

2 - Deitado sobre o lado afetado, estabilizando o ombro. Cotovelo em 90º, faça rotação interna lenta do braço, retornando à posição inicial:

3 - Deitado sobre o abdome com o braço lesado fora do apoio. Cotovelo estendido, elevar o peso lentamente movendo a escápula para o lado oposto. Não mover o ombro, mas sim em bloco.

Um comentário:

  1. Caro Lucas! Sou competidor da área de luta (karatê) e em um acidente de trânsito tive uma LAC (Luxação Acrômio Clavicular) acho que foi grau 3 e por necessitar de muita movimentação (acompanhado de força) irei fazer a cirurgia, o que você acha da recuperação? Em porcentagem posso chegar até quantos porcento da mobilidade anterior? Poderei voltar a competir tranquilamente?
    Marinho Júnior

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail