Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

QUEDA NA CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO NO SANGUE

HIPONATREMIA (QUEDA NA CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO NO SANGUE)
--------------------------------------------------------------------------------




As dietas com alto índice de sal (sódio) tem sido indicadas como causadoras do aumento de fatores de risco para a saúde. Porém, os atletas, que tem atividade muito intensa e aumento da eliminação de substâncias através do suor, correm o risco de ter um índice
muito baixo de sal no sangue durante os treinos e competições. Como o sódio é eliminado pelo suor, é importante que os praticantes de atividade física mantenham o nível de sódio no sangue antes, durante e depois dessas atividades. Isso é mais perigoso ainda em
atletas de endurance.


Riscos da Hiponatremia

A concentração baixa de sódio no sangue é mais comum em atletas que fazem atividades de longa duração. Após as maratonas e competições de triatlon, é muito comum que esses atletas estejam com o nível de sódio muito abaixo do normal. A concentração de sódio deve estar dentro do limite normal pois assim a transmissão dos impulsos nervosos e o funcionamento dos músculos acontecem da maneira mais adequada, uma queda mesmo que pequena desse nível no sangue, pode causar muitas alterações nessas funções.



Causas

Como já sabemos, durante a atividade física intensa, o atleta elimina o sódio através do suor. O atleta que nesse período tenta repor as substâncias eliminadas apenas com água, vai diminuir ainda mais a concentração do sódio no sangue. Imagine um copo com água e sal, se você derrubar metade do conteúdo desse copo (como acontece no suor) e repuser apenas com água, a concentração de sal vai ser bem menor, certo? O mesmo acontece com o corpo dos atletas, causando a hiponatremia.

Alguns estudos mostram que os atletas de ultra endurece podem chegar a perder 1-2 gramas de sal por litro de suor. Se pensarmos que os atletas perdem no mínimo um litro de suor por hora, em um evento que dura 10-12 horas o atleta poderá perder muito sódio através do suor. Repor sódio é fundamental para garantir uma boa performance e a saúde.



Sintomas da Hiponatremia

Os primeiros sinais geralmente são sutis e parecem com os sinais da desidratação, como náuseas, cãimbras musculares, desorientação, fala confusa, confusão mental e atitudes inapropriadas. O que normalmente ocorre quando o atleta chega a esse ponto é beber água, o que gera mais problemas ainda. Os sinais intensos podem ser convulsões, coma ou morte.



Tratamento

Nos primeiros sinais de náusea, cãimbras e desorientação o atletra deverá beber algum líquido que contenha sódio, como bebida isotônica, ou comer comidas com sal. O ideal é que o atleta reponha o sódio durante a atividade física e não somente quando o nível
cair ao extremo. Se os sintomas chegarem ao extremo, o médico deverá ser consultado.



Prevenção


A melhor maneira de um atleta evitar esses problemas é com planejamento, existem algumas dicas:


- Use líquidos isotônicos que contenham sódio durante exercícios de longa distância ou alta intensidade.

- O atleta deve saber a quantidade de suor que elimina.

- Fazer uma programação de hidratação e nutrição durante os treinos e provas.

- Evite usar aspirina, ibuprofeno e outros anti inflamatórios não esteroidais, pois podem aumentar o risco de hiponatremia em atletas.



É importante lembrar que todos esses atletas respondem diferencialmente ao exercício, a reposição de sódio também poderá variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail