Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lesões mais comuns na academia

Lesões mais comuns na academia

Certamente você conhece alguém que já relatou algum tipo de dor quando praticava exercício físico na academia, ou até mesmo sentiu na própria pele esse tipo de sensação. As lesões no ambiente de academia geralmente se tornam mais presentes quando o aluno ou o professor extrapolam na quantidade de cargas de trabalho (intensidade) e nas séries e repetições de exercícios (volume).

O exagero associado a técnicas incorretas na aplicação dos movimentos são os principais fatores que ocasionam lesões na academia. É sempre importante fazer exercícios preventivos, no sentido de fortalecer músculos, tendões e ligamentos, preparando o seu corpo para a atividade. Respeitar as limitações da estrutura corporal é um pré-requisito importante para se ter sucesso na academia.

As lesões mais frequentes na academia localizam-se nas articulações do joelho e ombro. A condromalácea patelar, a tendinite e dores localizadas nas vértebras lombares são alguns exemplos de problemas gerados pela prática incorreta. Alguns exercícios são excelentes para prevenir esses tipos de lesões e deveriam ser obrigatórios no programa de treinamento.

Insistir na dor e consumir antiinflamatórios por conta própria é o erro mais comum e grave para o agravamento da lesão. É interessante que o aluno comunique ao seu professor qualquer tipo de anormalidade que comprometa seu rendimento no exercício físico. Dependendo do nível da lesão, o tratamento fisioterápico ou o repouso completo será necessário. Por mascarar a dor, a utilização indiscriminada de antiinflamatórios poderá deixar o aluno mais confiante para a manutenção ou aumento das cargas de trabalho, resultando em um aumento da área lesionada e consequente afastamento da academia.

Não existe uma restrição total das modalidades quando o aluno se machuca. O fato é que determinadas lesões irão restringir alguns tipos de movimentação naquela fase aguda do tratamento. Portanto, o diálogo franco com o seu professor é fundamental para se encontrar estratégias viáveis para a solução do problema.

Fica a necessidade de conscientizar os alunos sobre os riscos existentes durante o treino na academia e orientá-los para a identificação de sinais que possam comprometer a sua saúde, buscando com isso reduzir a ocorrência de lesões e garantir melhor qualidade de vida.



Imagem: http://1.bp.blogspot.com
Texto: Professor Tiago Baldez
Fisiologista do Exercício e Massoterapeuta
CREF 5364-G/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail