Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Protese de Joelho Duvidas Cont.3

PRÓTESES ARTICULARES
--------------------------------------------------------------------------------

• Página 3

51 - O que se pode fazer para não sofrer após a intervenção ?
52 - O que é a sala de recuperação pós-anestésica ?
53 - Questão sendo reformulada
54 - Quanto tempo dura a hospitalização ?
55 - Quais são as principais etapas da hospitalização ?
56 - Quanto tempo dura a intervenção ?
57 - Quem organiza a saída do hospital ?
58 - Que precauções tomar após a saída do hospital ?
59 - Quanto tempo dura a licença para o afastamento do trabalho ?
60 - Qual é o objetivo da reeducação ?
61 - Questão sendo reformulada
62 - Porque fazer a reeducação ?
63 - Se a reeducação é necessária, ela é reembolsada ?
64 - Pode-se viver normalmente com uma prótese ?
65 - Durante quanto tempo o resultado definitivo da intervenção é obtido ?
66 - Pode-se "esquecer" de uma prótese ?
67 - Pode-se viajar quando se tem uma pótese ?
68 - A prótese faz tocar o alarme durante a passagem através das portas de controle do aeroporto ?
69 - Pode-se dirigir com uma prótese ?
70 - Pode-se fazer esporte com uma prótese ?
71 - Deve-se fazer um regime alimentar em partiular visando à intervenção ou quando se tem uma prótese ?
72 - Existem às vezes dores após a colocação de uma prótese ?
73 - Deve-se rever o cirurgião quando se tem uma prótese ?
74 - Pode-se fazer um scanner ou uma ressonância magnética quando se tem uma prótese ?
75 - Pode-se fazer fisioterapia quando se tem uma prótese ?



Você pode clicar em cada pergunta acima ou "rolar" a página para ver todas






--------------------------------------------------------------------------------


51 - O Que Se Pode Fazer Para Não Sofrer Após A Intervenção ?



Para diminuir as dores pós-operatórias você receberá medicamentos sistematicamente eficazes agindo contra a dor (anti-álgicos): paracetamol, morfina, antiinflamatórios em perfusão (via intravenosa) e por via oral.

Uma técnica que necessita de sua participação poderá ser proposta em certos casos. Trata-se de uma Analgesia Controlada pelo Paciente (PCA). A PCA utiliza um aparelho que seu médico programa para trazer o máximo de conforto para você.

O aparelho é composto de uma seringa ou de um reservatório que contém um medicamento para sedar a dor (mais comum a morfina) e de um dispositivo eletrônico ou mecânico que você irá comandar por um botão. Apertando o botão como a enfermeira irá
ensiná-lo, você mesmo aliviará a sua dor administrando sua dose de medicamento anti-dor.

A bomba é regulada pelo médico, para evitar as superdosagens, e sua dor é aliviada com toda segurança. A PCA é dotada de várias seguranças: se uma pane ocorrer, um alarme assinalará imediatamente para a sua enfermeira. Se você está hospitalizado, durante 48 horas, uma observação regular permite adaptar os tratamentos ao necessário. O enfermeiro e o anestesista avaliarão suas dores com protocolos especiais, para adequar o tratamento. Os medicamentos serão dados por cada equipe.

Em certos casos, o anestesista associará uma analgesia loco-regional em torno dos nervos periféricos.

Todos estes tratamentos anti-álgicos são muito eficazes e a reeducação destinada à recuperação da mobilidade pode ser iniciada precocemente.

Em caso de cirurgia ambulatorial, um tratamento anti-dor específico será prescrito para o seu retorno ao domicilio.





Evite tomar seus próprios medicamentos para a dor (anti-álgicos): a associação com os tratamentos prescritos pode ser perigosa. No entanto, fale sobre sua dor desde o seu aparecimento a fim de permitir um tratamento precoce e enérgico.
Existe sempre uma solução que permite atenuar esta dor. A enfermeira e o médico anestesista estão lá para ajudá-lo.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



52 - O Que É A Sala De Recuperação Pós-anestésica ?

A anestesia, qualquer que seja, é feita em uma sala equipada de um material adequado, adaptado ao seu caso e verificado antes de cada utilização.

No final da intervenção você será conduzido a uma sala pós-anestésica para ser observado de forma contínua antes de ir para seu quarto. Você será observado por um profissional enfermeiro qualificado sobre a responsabilidade de um médico. Este tempo consagrado a sua observação após a intervenção tem como objetivo controlar os efeitos residuais dos medicamentos anestésicos e sua eliminação e de verificar, levando em conta seu estado de saúde, suas complicações eventuais ligadas à intervenção ou à anestesia. Esta observação contínua pós-intervenção garante a melhor segurança possível após a anestesia e a
intervenção.

Quando o médico anestesista observa que você está completamente acordado, você será acompanhado em seu quarto. Uma prescrição é transmitida à enfermeira a fim de seguir os tratamentos indispensáveis e de acalmar as dores pós-operatórias.




Pense em prevenir seus parentes para que eles não se inquietem. Você estará por um bom tempo ausente de seu quarto; em média 4 a 5 horas para colocação da prótese de quadril (tempo da preparação, da anestesia, da intervenção e da observação).


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



53 - Questão Sendo Reformulada

A equipe editorial do site da Clínica Deckers está trabalhando na reformulação desta questão. Em breve ela estará no ar normalmente.

» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



54 - Quanto Tempo Dura A Hospitalização ?

A duração média de hospitalização é de 7 dias: bem menos para uma prótese de dedo, às vezes, mais, se você é muito idoso, se você vive sozinho, em caso de complicação ou se você está cansado.

Mas cada caso tem um tempo particular e depende de suas condições (sua idade, seu estado de saúde, suas doenças associadas, etc.), do tipo de intervenção (a colocação de uma prótese de dedo necessita quase sempre de uma hospitalização bem mais curta do que de uma prótese do quadril), do desenrolar da intervenção e de sua seqüência (dor, autonomia, complicações eventuais, etc.), de seu círculo familiar, de seu modo de vida e de sua habitação, da necessidade ou não de partir em um centro especializado para sua reeducação.






Cada caso é próprio, e nós aconselhamos que você fale com seu cirurgião para planificar precisamente seu dia de entrada e
prever seu dia de saída. Mas será necessário em seguida confirmar com a equipe que lhe acompanha, pois sua saída pode ser
mais cedo.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



55 - Quais São As Principais Etapas Da Hospitalização ?



Antes da intervenção:

A entrada no hospital se faz, em geral, na véspera da intervenção (às vezes na manhã mesmo). Desde sua chegada, você será recebido pela equipe paramédica que irá prepará-lo (limpeza, depilação da zona a ser operada, banho) fará os exames de sangue e
às vezes, as radiografias suplementares.

Na maior parte do tempo, você será examinado e interrogado uma última vez pelo cirurgião que irá operá-lo. Em certos serviços hospitalares, você será convidado a participar de uma reunião com o “staff” (este “staff” reúne a equipe médica cirúrgica, para verificar que seu dossiê está em ordem). É necessário ir vestido com pijama para ser examinado uma última vez. Enfim, o anestesista irá visitá-lo para a prescrição da noite e do dia seguinte. Na noite da intervenção, tome o sonífero prescrito pelo anestesista. Você deverá estar em jejum (não comer e nem beber nada) durante as seis horas que precedem a hora prevista da anestesia: é a regra do “nada após a meia-noite”. Você poderá tomar seus medicamentos habituais no momento prescrito, talvez, somente um gole de água. Você não deve consumir álcool nem fumar durante as doze horas precedentes a anestesia.

Não utilize batom, nem esmaltes. Evite as lentes de contato. Não utilize bijuterias, nem objetos de valor. Você receberá em certos casos uma injeção sobre a pele de um anticoagulante (Heparina de Baixo Peso Molecular: HBPM) para fluidificar o sangue e evitar
o risco de flebite.

Na manhã da intervenção, você será preparado (ducha, sabão, xampu), irão pedir para retirar as lentes de contato e o aparelho dentário móvel, depois uma “pré-medicação” (prescrição médica de um tranqüilizante para relaxar) será administrada.

Um enfermeiro irá buscá-lo (você estará vestido somente com um “um roupão”) e irá levá-lo à sala de indução onde você será preparado para a anestesia. Todos os membros da equipe do bloco operatório utilizam um gorro, uma máscara, um macacão do bloco
operatório e são então dificilmente reconhecidos, não se inquiete, os médicos que se ocuparam de você estarão presentes. Todas estas precauções são feitas para lutar contra as infecções micro-bacterianas (cf. questão 25). Enfim, talvez você sinta frio (sala
operatória equipada com fluxo laminar).

Em seguida, após a indução anestésica você será operado e a prótese será implantada. No final da intervenção, você não terá, em geral, um gesso mas um curativo.



Após a intervenção:

Após a intervenção, você será observado várias horas na sala de recuperação pós- anestésica. Você será aquecido e às vezes transfundido, serão administrados antibióticos, medicamentos eficazes contra a dor, às vezes antiinflamatórios, ou outros tratamentos necessários ao seu caso. Você será reconduzido ao seu quarto assim que o anestesista achar que seu estado de saúde permite.

As 48 primeiras horas são sempre desconfortáveis principalmente para a cirurgia do quadril, do joelho e do tornozelo: você está acamado, cansado, você não poderá ir ao toalete e você será obrigado a utilizar a bacia, se você foi operado do quadril ou do joelho.
Você ficará no soro (gota a gota), dreno de aspiração (pequenos tubos que aspiram o sangue e evacuam dentro do recipiente próprio para evitar a constituição do hematoma).

Em certos casos, você terá sensações desagradáveis: febre, insônia, falta de apetite, falta da sensação do gosto da comida, constipação intestinal devido a estar acamado e a dependência para evacuar sobre um coletor, às vezes um incômodo para urinar, a voz é rouca ou a garganta sensível ligado a entubação, uma passagem de ar, uma apreensão ou baixa auto-estima. Todas estas situações desagradáveis são habituais e sempre passageiras, fale ao médico que o acompanha, não faça nada por conta própria, se
persistir ele irá prescrever medicamentos adequados.

Você irá recomeçar a reeducação fisioterápica. O fisioterapeuta irá mostrar os movimentos proibidos, as posições a evitar para não luxar a prótese.

Se você foi operado do quadril, do joelho ou do tornozelo, você poderá se sentar no bordo da cama e se for possível o fisioterapeuta irá instalá-lo na cadeira.

Para os dedos, o cotovelo ou o ombro, o levantar é precoce. Você será guiado para começar a reeducação, movimentando primeiro as partes do corpo são e após, o membro operado. Você começará por um trabalho passivo com ajuda do fisioterapeuta e às vezes
usando uma aparelhagem adaptada (em particular para os joelhos e os dedos) depois iniciará um trabalho ativo com a ajuda do fisioterapeuta respeitando os conselhos do cirurgião.

Para os quadris, os tornozelos e os joelhos, você começará a aprendizagem das muletas para caminhar a partir do terceiro dia. Pouco a pouco, você irá progredir fazendo regularmente os exercícios aprendidos.

Durante sua hospitalização, exames complementares serão realizados (exames de sangue, radiografias), para verificar se tudo vai bem, o curativo será trocado. A articulação operada poderá ficar um pouco edemaciada e dolorida (os medicamentos contra a dor e o gelo aliviarão com eficácia).

A alta hospitalar será, às vezes, um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde conforme a situação.




Todas estas informações são dadas a tíitulo informativo, elas podem variar segundo a intervenção e as rotinas da equipe
cirúrgica.


» voltar para a lista das questões



--------------------------------------------------------------------------------




56 - Quanto Tempo Dura A Intervenção ?

A resposta mais lógica é: “o tempo que for necessário”. O tempo da intervenção depende de numerosos fatores.

Assim por exemplo, a colocação de uma prótese total do quadril de primeira intenção, em uma pessoa que não tem grande deformação, necessita em média de 4 a 5 horas: 1 hora e meia para o ato cirúrgico mesmo; é preciso acrescentar o tempo necessário para efetuar a anestesia, a instalação sobre a mesa operatória, a desinfecção cutânea, o acordar (em sala
de observação pós-intervenção) Você estará então ausente do seu quarto pelo menos por 4 a 5 horas.

Esta intervenção pode ser muito mais longa quando já existiu uma cirurgia prévia no quadril, em caso de obesidade e claro em caso de troca da prótese.

Os métodos de anestesia modernos são adaptados de acordo com a duração da intervenção, às vezes, muito longos.






"O tempo que for necessário".

É, com efeito, difícil de responder precisamente a esta questão, tudo depende do tipo de intervenção, do seu estado de saúde e de dificuldades encontradas durante a intervenção.

Nós aconselhamos perguntar ao seu cirurgião, o tempo médio previsto no seu caso


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



57 - Quem Organiza A Saída Do Hospital ?


Sua alta será organizada pelo seu cirurgião.

A organização prática da alta é feita pela equipe paramédica (a secretária e a enfermeira) que organizarão o meio de transporte adequado (táxi, ambulância, carro particular...).

A saída é feita com uma pessoa da família ou próxima, ou com a ambulância. Você terá uma prescrição para ser seguida após sua alta: tratamento local, curativo, retirada dos pontos, tratamento anticoagulante, medicamentos para aliviar a dor, pedido de uma enfermeira a domicilio, etc. e a prescrição feita pelo seu médico.




Tudo será organizado em colaboração com seu cirurgião e seus parentes. Você efetuará (você mesmo ou seu parente próximo) os últimos procedimentos administrativos (saída do hospital, pagamento do telefone, do acesso à televisão, etc.).
As fichas devem ser encaminhadas ao plano de saúde. Guarde uma cópia (utilize-a em caso de perda ou roubo).



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




58 - Que Precauções Tomar Após A Saída Do Hospital ?


Após a colocação de uma prótese (qualquer que seja ela):

- a recuperação deve ser calma e harmoniosa a fim de retomar tranqüilamente uma vida normal sem excessos.

- descanse até a consulta com seu cirurgião;

- nós aconselhamos o prosseguimento do tratamento antálgico por alguns dias, e eventualmente o "gelo" no membro operado e sua elevação, para diminuir o edema reacional;

- é necessário cuidar da sua cicatriz, de deixá-la limpa e seca (não lavar na ducha antes da completa cicatrização). Os fios são retirados normalmente mais ou menos no 15° dia, pela enfermeira;

- os movimentos exagerados e as posições forçadas ligadas a certas atividades quotidianas ou esportivas, devem ser evitados nos primeiros meses, pois são movimentos com perigo de luxação. Estes gestos serão explicados pela equipe do hospital (médicos,
fisioterapeutas, enfermeiros.);

- a reeducação deve ser leve, não dolorosa e progressiva, sem forçar e adaptada à prescrição do cirurgião;

- para as próteses do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo) é normal caminhar com uma ou duas muletas durante vários dias; para as próteses do membro superior (ombro, cotovelo, mão-punho),a articulação é comumente imobilizada entre as sessões de
reeducação;

- a retomada da atividade sexual, recomeça quando você se sentir pronto, evitando as posições acrobáticas;

As outras precauções são muito variadas em função do tipo de prótese. Por exemplo, se você tiver uma prótese do quadril:

- após sua saída do hospital, as meias elásticas devem ser colocadas nas duas pernas, dia e noite, desde a primeira consulta com o cirurgião para evitar as tromboses venosas (cf. questão 35) que poderão surgir pelo fato da imobilização do lado operado;

- no caso de retorno ao domicilio: é preferível organizar seu habitat. Assim, é melhor evitar as escadas, às vezes perigosas com as muletas, então durma no primeiro andar, se seu quarto fica no 2° andar, coloque um adaptador de vaso sanitário, barras de apoio no banheiro e um tapete antiderrapante e uma cadeira de ducha com ponteira antiderrapante (as duchas são desaconselhadas no inicio), andar com boas pantufas ou sapatos antiderrapantes, enfim, preferir cadeiras altas e com braços;

- se você for a um centro de reabilitação, todas as precauções deverão ser mantidas;

- é sempre necessário continuar o tratamento anti-coagulante durante algumas semanas: picadas (injeções subcutâneas todos os dias de uma heparina de baixo peso molecular) ou de anti-coagulante por via oral (anti-vitamina K). Para monitorar estes tratamentos, exames de sangue são necessários: para as heparinas, é necessário observar as plaquetas 2 vezes por semana (elas devem ficar acima de 150 000/mm3) e para as AVK, é necessário observar o INR (International Normal Ratio) que deve se situar entre 2 e 3 (acima de 5, existe um risco de sangramento e abaixo de 2, é ineficaz) ou um Tempo de Quick (TP) próximo de 30%; o resultado deve ser mostrado ao seu médico.





Algumas precauções foram necessárias antes da intervenção, algumas precauções são necessárias após a intervenção. Elas existem em função do tipo de prótese, da via cirúrgica e do seu estado de saúde.
Nós propomos que você faça todas as perguntas ao seu cirurgião para conhecer as precauções que são: duração dos medicamentos analgésicos, “gelo” na articulação operada, data da retirada dos pontos, possibilidade de tomar uma ducha, duração do tratamento anticoagulante, da utilização de muletas, de meia elástica, duração da reeducação, possibilidade de retomar uma vida sexual normal, exames de sangue necessários.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



59 - Quanto Tempo Dura A Licença Para O Afastamento Do Trabalho ?



Tudo depende da sua idade, do seu trabalho (trabalho de força, trabalho manual), do trajeto a efetuar para trabalhar, do seu passado, do seu estado geral, do tipo de prótese implantada, da técnica...

Ele é geralmente de 3 meses; às vezes um pouco mais curto para as próteses do membro superior (ombro, cotovelo, dedos, etc.), em caso de atividades profissionais pouco físicas, às vezes mais longa, se você é trabalhador manual ou de força, ou quando os trajetos para chegar ao local de trabalho são longos.




O afastamento de trabalho é de mais ou menos 3 meses, mas cada caso é analizado em particular. Fale logo com seu médico
para antecipar, organizar e prevenir seu chefe.

Quando você for hospitalizado, envie um papel da hospitalização, dentro de 48h ao seu chefe e ao plano de saúde (isso equivale a uma licença de afastamento de trabalho).




» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



60 - Qual é o objetivo da reeducação ?



No ideal, a reeducação engloba o ato operatório:

Antes da intervenção, o fisioterapeuta se esforçará, apesar de sua dor, para manter um bom tônus muscular e as amplitudes articulares satisfatórias; esta preparação muscular a cirurgia favorece o resultado funcional da intervenção.

Desde o dia seguinte da intervenção, quando for possível, a fisioterapia é iniciada a fim de levar, o mais rápido possível, a sua autonomia. As diferentes fases da reeducação são bem conhecidas;

- contrações musculares;

- conhecimento dos movimentos proibidos, treinamento higiênico (como se virar na cama, se levantar, colocar a bacia, fazer sua toalete, etc.);

- mobilizações passivas e depois ativas com ajuda do fisioterapeuta (mobilizações manuais ou feitas por um aparelho);

- trabalho ativo para as diferentes próteses a fim de permitir encontrar o mais rápido possível uma boa função da articulação (mobilidade e estabilidade), marcha, para o quadril;

- treinamento por exercícios simples e adaptados ao seu caso, fazê-los todos os dias;

- conselhos com auxílio técnico para uma autonomia suficiente e preservar sua nova articulação (preensão de objetos, para pegar os objetos jogados ao solo, adaptador de vaso sanitário, barras de apoio na ducha e nos toaletes).

Após a hospitalização, a reeducação pode ser realizada em clinica de reeducação ou a domicilio; para melhorar sua mobilidade.

A reeducação é muito variável: ela depende de você (idade, necessidade, capacidades, dinamismo, doenças associadas) do tipo de prótese e da via cirúrgica, de como foi feita a cirurgia, do pós-operatório, enfim de seu modo de vida e do seu círculo familiar.

Alguns cirurgiões consideram que uma pessoa dinâmica e com um círculo familiar próximo podem ir diretamente para casa sem fisioterapia. Outros prescrevem mais tarde sessões de hidroterapia (após cicatrização completa), para obter o mais rápido a mobilidade e uma musculatura satisfatória. Em todos os casos, o trabalho de reeducação com peso ou com halteres deve ser imperativamente avaliado (ou evitado) pois ele pode provocar dores e contraturas.




A fisioterapia é sempre benéfica, mas ela não é sempre indispensável.
A reeducação é fundamental para as próteses de joelho e de ombro. A marcha é melhor para a reeducação nas próteses do quadril.

Siga os conselhos do seu cirurgião e marque uma consulta com um fisioterapeuta especializado, conheça bem o tipo de cirurgia, principalmente se você for diretamente para sua casa após a intervenção.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




61 - Questão Sendo Reformulada

A equipe editorial do site da Clínica Deckers está trabalhando na reformulação desta questão. Em breve ela estará no ar normalmente.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




62 - Porque Fazer A Reeducação ?

A finalidade da cirurgia protética é o retorno da função quase “normal”. Para que a função seja normal, após a colocação da prótese, é necessário que não só a articulação artificial reproduza uma articulação natural normal, mas também que os ligamentos, os tendões, e os músculos sejam integrados. Os tendões retraídos limitam os movimentos. Os músculos enfraquecidos comprometem a estabilidade articular.

As dores e a limitação da atividade antes da intervenção conduziram a uma degradação de todas estas estruturas. Logo após a intervenção, a articulação é menos estável, os movimentos são reduzidos e os músculos estão incapazes de responder às ordens do cérebro e a cicatriz é dolorosa.

- a articulação é temporariamente menos estável, é necessário então evitar movimentos e atitudes que favorecem as luxações;

- os músculos estão doloridos, é necessário, então, aumentar suas inibições, reaprender a contraí-los de forma harmoniosa. Porque eles estão enfraquecidos, e é necessário iniciar seu fortalecimento muscular desde que o cirurgião o autorize;

- os movimentos são limitados, é necessário então progressivamente trabalhar a mobilidade, o objetivo é de recuperar pelo menos as amplitudes necessárias para realizar os atos da vida quotidiana (por exemplo, uma flexão de quadril suficiente para poder se
sentar, uma flexão suficiente do cotovelo para poder levar a mão até a boca, etc.).

O fisioterapeuta intervém principalmente nos dias que se seguem à intervenção para iniciar o retorno da atividade física a despeito da apreensão e das dores pós-operatórias.

Você mesmo mobiliza ou utiliza um aparelho chamado motor articular, que realiza os movimentos da articulação operada (neste caso o fisioterapeuta regula a máquina de forma a definir os movimentos repetidos impostos à articulação). Ele faz inibições
musculares por diferentes técnicas de reeducação e, desde que seu estado autorize, pode-se recomeçar o fortalecimento muscular propriamente dito.

Nas semanas que seguem a intervenção, a retomada de uma atividade física normal associada à prática de alguns exercícios específicos ensinadas pelo fisioterapeuta permitem recuperar a mobilidade, estabilidade e força. Quando a evolução não é tão
rápida como esperado ou quando a situação clinica é mais complexa, um tratamento fisioterápico mais prolongado, eventualmente em centro de reeducação, é então necessário, podendo ser realizado em piscina (hidroterapia) logo que a cicatriz operatória
estiver cicatrizada.




A articulação muda, mas os músculos e seus tendões ficaram enfraquecidos pela doença e rígidos pela intervenção.

A fisioterapia acompanha a cirurgia. Ela intervém antes da cirurgia para preparar a intervenção e após a cirurgia, a fim de atingir o mais rápido e principal objetivo da colocação de uma prótese: reencontrar uma função adequada e uma vida mais normal
possível.

O objetivo da reeducação é então de permitir ao membro operado de restabelecer a boa função (mobilidade, estabilidade).


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



63 - Se a Reeducação É Necessária, Ela É Reembolsada ?


A reeducação é realizada por um fisioterapeuta no hospital, na clínica ou em um centro de reeducação. No entanto, é necessário verificar o número de sessões que serão autorizadas e a porcentagem do valor do reembolso.




A reeducação é normalmente reembolsada em grande parte ou totalmente.

É necessário se informar do seu plano de saúde e verificar o número de sessões que serão autorizadas.




» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




64 - Pode-se Viver Normalmente Com Uma Prótese ?

A resposta para esta pergunta é mista: sim e não.

Sim, é possível viver praticamente normalmente com uma prótese se você tiver atividades quotidianas habituais e atividades esportivas razoáveis, pois a maioria das próteses resulta numa articulação indolor, numa boa mobilidade e, no geral, numa função próxima da normal. No entanto, existem limitações: nos movimentos de grandes amplitudes sobre certas articulações (quadril, ombro) há risco de luxar a prótese e uma atividade física intensa será responsável pelo desgaste mais rápido da prótese. No mais, certas próteses são provavelmente mais frágeis (notadamente estas do cotovelo e dos dedos) e necessitam das atividades físicas mais moderadas (evitar pegar peso, atividade esportiva adaptada, etc.).

Mas nós aconselhamos certas precauções:

- cuide regularmente de seu estado buco-dentário e faça o tratamento se necessário com um antibiótico adequado. O tratamento com pedicura deve ser pouco agressivo e efetuado por um profissional.

- evite as injeções intramusculares ou subcutâneas em contato com a prótese (risco de abscesso);

- consulte rapidamente seu médico em caso de infecção (angina, bronquite, infecção urinaria, sinusite, etc.), para um exame e uma eventual prescrição de antibióticos;

- consulte rapidamente seu cirurgião se a cicatriz está quente, vermelha, dolorosa e se há algum escoamento pela cicatriz, se você tiver febre e dores na articulação operada. Não realizar nenhum tratamento antibiótico por si mesmo (sem um exame.para identificar o
germe que está dentro da articulação operada). Este exame é delicado e nós aconselhamos que seja feito em um serviço de cirurgia especializado com uma equipe competente. Um tratamento antibiótico prescrito sem identificação conhecida do micróbio,
leva ao risco de induzir dificuldades terapêuticas consideráveis, caso o micróbio não possa ser identificado;

- enfim, se você partir em viagem para um país distante, onde o sistema de saúde é rudimentar, consulte seu médico um mês antes para verificar se tudo vai bem e pense em seguro saúde de viagens.




Nós podemos viver “normalmente” quando se usa uma prótese, se temos um controle de vida rigoroso.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



65 - Durante Quanto Tempo O Resultado Definitivo Da Intervenção É Obtido ?


Após a intervenção, o beneficio sobre a dor é muito precoce: no dia seguinte ou um dia após a intervenção, você não sentirá mais as dores. No entanto, existe um desconforto ligado à intervenção por si só, que vai durar algumas semanas, o tempo da cicatrização.

É necessário de 3 a 6 meses para obter um resultado definitivo.

Temos o exemplo da prótese de quadril: a retomada dos movimentos vai progressivamente se desenvolver no decorrer de 2 meses após a intervenção.

Os músculos precisam de várias semanas para encontrar sua força e para dar, ao nível do membro inferior, uma marcha sólida e regular. Na prática, em 2 meses e ½ a 3 meses após a intervenção, você irá adquirir a maioria dos benefícios que pode trazer a prótese: a mobilidade, a firmeza durante a marcha, a possibilidade de caminhar por tempo longo. É em geral o período de retomada do trabalho. Mas pequenos inconvenientes vão persistir ainda durante alguns meses: dificuldade de partida após a posição sentada ou dores no inicio de um movimento, após imobilização prolongada, cansaço muscular, câimbras noturnas... Na pratica é necessário em média 6 meses, às vezes 12 meses, para se obter um resultado satisfatório após uma intervenção sobre o membro inferior.

Para as próteses do membro superior (ombro, cotovelo, dedos), a obtenção do resultado é mais rápida, em média três a quatro meses.

O aspecto definitivo da cicatriz é obtido após 12 meses. O resultado final depende da qualidade da pele e em certos casos, ela pode ser um pouco danificada ou mesmo inflamada. Em caso de cicatriz não estética, um conselho específico de um médico dermatologista é sempre importante (prescrição de cremes ou tratamento local adaptado).





É necessário insistir no fato que não se trata de uma intervenção “mágica”: é preciso um certo tempo (diferente segundo cada pessoa) para tirar todo o benefício da intervenção.
O mais importante da recuperação após uma prótese articular é a retomada harmoniosa da atividade como a da amplitude dos movimentos, do trabalho muscular ou da preparação para os membros inferiores. A retomada deve ser progressiva e assim tudo
se passará mais facilmente.



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



66 - Pode-se "Esquecer" De Uma Prótese ?



O "esquecer" de uma prótese é o verdadeiro objetivo procurado.

Ele depende da função articular que a prótese fornece e também de sua opinião a respeito.

Para "esquecer", é necessário uma articulação indolor permitindo os movimentos usuais com uma boa força (de marcha ou de preensão). É necessário, a mais, admitir que não é um “corpo estranho” mas uma parte de si. Nós podemos, guardadas as devidas
proporções, fazer uma comparação com uma aparelhagem dentária (implante) que sentimos dentro da boca durante 8 a 15 dias e depois “esquecemos” completamente.

Ela é o mesmo que uma prótese articular, se ela dá o resultado previsto.

Dependendo da articulação, as próteses são esquecidas com mais facilidade.

Nós podemos dizer que o quadril, a prótese se “esquece” 8 sobre 10 em 1 ano em média, o joelho são 5 sobre 10 e ela é “esquecida” em 1 ano a 18 meses.

Em outros casos persiste a impressão de se sentir a prótese, o que é sempre bem tolerado. Mesmo neste caso, o resultado funcional é satisfatório.

No membro superior (ombro, cotovelo, mão), não se “sente” mais sua prótese, mas pode haver incômodo pelo déficit funcional que persiste.




Não se deve perguntar se você se "sente" ou não sua prótese, mas se assegurar, desde os primeiros dias, de apreciar os movimentos possíveis, comparando aos que você poderia efetuar antes da operação.


» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



67 - Pode-se Viajar Quando Se Tem Uma Prótese ?

Na maioria dos casos, não se têm precauções particulares para viajar, com exceção de um seguro que inclua a repatriação sanitária. Nós aconselhamos levar todos os papéis do seu relatório cirúrgico.

No caso de vigilância frente às infecções, peça ao seu médico um conselho: ele poderá, por exemplo, prescrever um antibiótico para tratar o mais cedo possível uma angina, uma infecção intestinal, uma infecção urinária...




Não existe uma precaução particular para viajar: um bom seguro (para a repatriação sanitária em caso de problema) é útil.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



68 - A Prótese Faz Tocar O Alarme Durante A Passagem Através Das Portas De Controle Do Aeroporto ?

As portas de detecção (aeroportos em particular) podem descobrir o aço da prótese.

Previna este caso levando um atestado do seu cirurgião, um laudo operatório ou um certificado médico para justificar, frente às autoridades, o uso de um material metálico, durante a passagem nas portas dos aeroportos.

É o mesmo procedimento para as pessoas que devem ir para um asilo ou certos prédios públicos (ministérios).




Se você pegar o avião, pense em pedir um atestado ao seu cirurgião.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



69 - Pode-se Dirigir Com Uma Prótese ?

Qualquer que seja o tipo de prótese nos parece necessário esperar o 3° mês após a intervenção para dirigir novamente um carro. Por três razões:

- a primeira é que, durante a entrada ou a saída de dentro do carro, você corre o risco de realizar os movimentos que poderiam favorecer ao aparecimento de dores ou de uma luxação da prótese;

- a segunda é que as dores, a falta de força e de sensações, fazem que, esta tarefa possa ser perigosa nos três primeiros meses, não há razão para dirigir precocemente;

- em fim, em caso de acidente, você poderá ter problemas com o seguro;

Se você possui uma prótese do quadril ou do joelho, no inicio de um mês, é possível viajar em um carro como passageiro, tomando cuidado quando entrar e sair do carro a fim de evitar os movimentos com risco de “luxar” a prótese.

A partir daí, não há nenhuma contra-indicação para se dirigir um carro.




Seja paciente: Aguarde 2 a 3 meses antes de dirigir.


» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



70 - Pode-se Fazer Esporte Com Uma Prótese ?



Nada é formalmente proibido. Tudo depende da sua idade, do seu estado de saúde, da articulação operada, do esporte praticado, do ritmo de treinamento que você gostaria de seguir.

Normalmente, uma pessoa que beneficiou da colocação de uma prótese se sente capaz de retomar suas atividades esportivas de imediato. Ela pode correr, andar de bicicleta, de esqui, nadar, com a condição de ter praticado essas atividades antes que as dores
articulares o impeçam. Mas parece evidente que as próteses articulares muito solicitadas durarão menos tempo (aumento do desgaste das superfícies de contato das próteses).

Não é aconselhável fazer atividades que submetam a prótese a riscos muito importantes como o esqui alpino ou os esportes com impactos importantes, brutais, repetidos, diretos ou indiretos (judô, caratê, corrida, futebol, basquete, etc.) ou que expõe os traumatismos (judô, salto em altura, etc.), esqueça o levantar de pesos. Atividades como a natação, a caminhada, o golfe, o ciclismo, (esportes com impactos pouco importantes) são aconselhados, mas com cuidado.



Nós não desejamos e não podemos proibir os prazeres da vida tornados possíveis com a prótese; ao contrário, nós encorajamos ter uma atividade esportiva adaptada e regular, mas nós aconselhamos a ponderar e seguir os conselhos do seu cirurgião.


» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



71 - Deve-se Fazer Um Regime Alimentar Em Partiular Visando À Intervenção Ou Quando Se Tem Uma Prótese ?

Antes da intervenção não existe um regime particular, exceto um regime de emagrecimento se você tem um sobrepeso (nós aconselhamos que você faça uma consulta com o seu nutricionista ou seu medico endocrinologista, para ajudar e observar). É necessário privilegiar os alimentos ricos em ferro (carne vermelha, feijão, barras alimentares enriquecidas em ferro, etc.) para lutar contra a carência ligada à perda de sangue ou em caso de autotransfusão; não consumir muito os excitantes (café, chá ou álcool).

Na véspera da intervenção, é aconselhável comer comidas leves e de beber muita água, e a partir da meia noite, não fumar e ficar em jejum: é a regra do “nada após a meia noite” (cf. questão 55). As regras atuais de jejum podem ser modificadas por seu médico
anestesista.

Durante a hospitalização, você não terá fome (às vezes não sentirá o gosto de certos alimentos): isto é habitual e passageiro. Após, não existe regime alimentar particular a seguir. O anestesista poderá, em certos casos aconselhá-lo e continuar com as barras
energéticas de cereais enriquecidas em ferro durante algumas semanas, se você tiver ainda a anemia.

À distância da intervenção, é necessário observar seu peso, pois a obesidade é a inimiga das próteses de quadril, joelho e tornozelo.




Nada de regime em particular para a intervenção. Quando se tem uma prótese, um regime alimentar variado e equilibrado, associado a uma atividade física regular, é aconselhado.


» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



72 - Existem Às Vezes Dores Após A Colocação De Uma Prótese ?



Sim, infelizmente, certas pessoas podem continuar a sofrer e, mesmo com a prótese no lugar adequado, não existe explicação mecânica para as dores e tudo está correto nas radiografias.

A prótese é uma substituição da articulação destruída, no entanto, em torno da prótese, ou seja, na cápsula, os tendões, os ligamentos e os músculos não foram substituídos. É então possível ficar com algumas dores após a substituição protética diante dos tendões das bolsas sinoviais ou dos músculos (tendinite, bursite, contraturas musculares) estas dores são sempre moderadas. Se elas são importantes ou invalidantes, é preciso rever seu cirurgião.

Pode tratar-se de dores irradiadas de outra origem: por exemplo, dores na coluna vertebral, ciática...Podem persistir algumas dores devidas à cicatriz que desaparecerão ou diminuirão de intensidade. Apesar de tudo, em casos raros, nenhuma causa evidente é
obtida e o cirurgião não encontra explicação precisa para o incômodo sentido. A observação regular da prótese pelo cirurgião é então necessária.




Em geral, as dores da articulação operada diminuem e desaparecem espontaneamente após alguns meses. No entanto, certas pessoas podem ficar com dores diante da prótese.
Estas dores devem ser leves e passageiras. Se elas persistirem ou se agravarem, é preciso rever seu cirurgião.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



73 - Deve-se Rever O Cirurgião Quando Se Tem Uma Prótese ?


Uma observação clinica e radiológica da prótese, um exame precoce das complicações eventuais e a medida do grau de desgaste todos os anos ou a cada 2 anos são fundamentais a fim de evitar a demora do diagnóstico das eventuais complicações.




Uma avaliação regular pelo seu cirurgião, mesmo se tudo vai bem, é necessário, todos os anos ou a cada 2 anos.
Faça uma revisão periódica como um "controle técnico" periódico igual ao do seu veículo !



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



74 - Pode-se Fazer Um Scanner Ou Uma Ressonância Magnética Quando Se Tem Uma Prótese ?



A presença de uma prótese articular não impede de realizar uma tomodensitometria (scanner) ou um IRM (Imagem por ressonância magnética). Estes exames não são perigosos para a prótese. O scanner é uma imagem por raios X o que é semelhante a uma
radiografia normal. A IRM é uma imagem feita a partir de um campo magnético que não pode mobilizar um grande corpo estranho metálico fixado ao osso (como uma prótese).

O problema real é na interpretação do exame: ele pode ser difícil, pois a presença de elemento metálico dentro da articulação cria artefatos, quer dizer distorce a imagem obtida.

Notamos que certas peças metálicas ditas “magnéticas”, como o titânio, não criam essas anomalias.

O progresso da radiologia tanto em scanner como na IRM, permitem apagar em parte estes artefatos (“embasamento”) separando o osso das partes metálicas. Nós podemos então ter uma imagem compreensível. Nós utilizamos às vezes o scanner para, por exemplo, verificar o bom posicionamento dos elementos protéticos ou IRM para procurar, por exemplo, a presença de um hematoma em torno da prótese.

Não é recomendável fazer estes exames de IRM com o paciente anestesiado pela possibilidade de aquecimento deste material durante o exame, o que não seria detectado ou sentido pelo paciente estando ele anestesiado.




Nós podemos, sem risco, realizar em caso de necessidade, um scanner ou um IRM, quando se tem uma prótese articular.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




75 - Pode-se Fazer Fisioterapia Quando Se Tem Uma Prótese ?



A fisioterapia reagrupa na França o conjunto dos tratamentos utilizando os agentes físicos naturais originados da energia, tanto as correntes elétricas (eletroterapia), as ondas mecânicas (notadamente os ultra-sons) e as ondas eletromagnéticas.

Os principais agentes utilizados no tratamento das afecções dolorosas crônicas das articulações dos ossos e dos músculos são:

- a aplicação de correntes elétricas de baixa freqüência para acalmar as dores (eletro estimulação antálgica), ou para trabalhar os músculos (eletro estimulação motora);

- a aplicação de uma corrente elétrica para fazer penetrar os medicamentos localmente em uma zona doente: são as ionizações;

- os ultra-sons, ondas mecânicas que liberam calor atravessando os tecidos (sobretudo os tendões e os ligamentos) e efetuando uma “micro massagem”;

- as ondas eletromagnéticas que aliviam as dores seja aquecendo os tecidos atravessados (por exemplo, as ondas infravermelhas) seja por efeitos magnéticos sem aquecimento dos tecidos (campos magnéticos pulsados notadamente).

Esquematicamente, não se deve aplicar nem as correntes elétricas, nem os ultra-sons nem as ondas eletromagnéticas diante de uma prótese, pois existe o risco de aquecimento ou de deterioração dos metais da prótese. No entanto, estes diferentes tratamentos não são contra-indicados para tratar uma afecção situada à distância da prótese.

Assim, por exemplo, se você beneficia da colocação de uma prótese total do joelho, não é proibido fazer ionizações ou ultra-sons em um ombro dolorido, ou mesmo fortalecer os músculos da coxa pela eletro estimulação motora (a corrente elétrica deve ser aplicada
sobre a coxa acima da prótese do joelho).. No entanto, se você tiver dores residuais do joelho operado, a utilização destes diferentes tratamentos locais pode ser prescrita.




Não se deve utilizar a fisioterapia para tratar as dores que surgem devido a uma prótese articular, quando se trata de dores tendinosas ou ligamentares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail