Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Perigo de lesões ortopédicas em academias

Perigo de lesões ortopédicas em academias
Publicado por Marcos Vinhal Camposem 3 de fevereiro, 2009Ortopedista do Hospital do Coração alerta para os perigos de lesões em academias.

No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados.

Quem quer entrar em forma neste verão a qualquer custo e ficar horas na academia em busca de um corpo perfeito, atenção: o abuso dos exercícios pode causar sérios riscos à saúde e lesões que poderão acompanhar o esportista a vida toda. As lesões mais comuns que levam os esportistas aos consultórios médicos aparecem nos joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. A maioria deles executados sem a devida orientação.

De acordo com o Dr. Rene Abdalla, é comum nessa época pessoas se queixarem de dores no corpo. “A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”.

Além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”.



Tipos de traumas mais comuns

As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia se dão nos joelhos, colunas e ombros. São elas:

* Tendinite patelar;

* Tendinite de aquiles;

* Inflamações articulares;

* Estiramentos musculares;

* Lombalgia, dores nas costas devido a posição errada.

Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de maneira inadequada.



Para prevenir lesões

É fundamental, antes de iniciar qualquer atividade física, procurar um médico, com vivência em traumas do esporte, para receber orientação ideal para cada tipo físico e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.

“O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste as suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo-esquelético”, enfatiza o Dr. Abdalla. Ao primeiro sinal de dor, pare os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada e poderá passar um tratamento específico para a situação.

Dr. Abdalla, que realiza mais de 600 cirurgias de joelho por ano, sugere algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:

* Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico;

* Antes dos exercícios alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;

* Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;

* Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).



Fonte

Rene Abdalla – Médico ortopedista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo.



Serviço de Medicina Esportiva HCor

Considerado um dos mais importantes centros de excelência médica da América Latina, o HCor vem ampliando sua atuação de excelência na cardiologia e focando outras especialidades médicas por meio de uma equipe altamente especializada com os mais modernos recursos tecnológicos.

Realizando procedimentos diversos como diagnósticos, fisioterapia, avaliação e reabilitação pré e pós-cirurgias ortopédicas e traumas entre outros, o Serviço de Medicina Esportiva ganhou notoriedade pela excelência de atendimento, inclusive com o credenciamento do Centro de Ortopedia pela ISAKOS – Sociedade Mundial de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Traumatologia do Esporte, para treinamento de profissionais relacionados a área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail