Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR






































O ligamento cruzado posterior(LCP), é um dos ligamentos centrais da articulação do joelho, localizado posteriormente ao ligamento cruzado anterior(LCA). Promove, em conjunto com o LCA, a estabilização da articulação no plano ântero-posterior,sendo também um importante estabilizador das forças rotacionais que atuam no joelho.

O LCP possui em média 4 cm de comprimento e aproximadamente 1,3cm de largura, sendo portanto mais espesso e mais resistente que o LCA. Tem sua origem no fêmur(côndilo medial), no lado oposto do LCA(côndilo lateral) e sua inserção na tíbia, posterior à inserção do LCA.













A lesão do LCP é menos comum, e normalmente está relacionada a trauma direto com um grau de energia elevado e não muito comum em entorses. O mecanismo mais usual de lesão é o trauma na perna com joelho em flexão, ocasionando posteriorização da tíbia, um exemplo deste tipo de trauma ocorre nos acidentes automobilísticos em que o passageiro bate a perna contra o painel do veículo no momento da colisão.












Com relação aos sintomas, após o trauma é comum ocorrer dor , derrame articular e dificuldade para flexão ou extensão do joelho. Passada a fase inicial podem ocorrer sintomas de instabilidade da articulação, como sensação de falseio ou sentir o joelho “desencaixar”, porém o sintoma mais comum é DOR na parte posterior do joelho ao realizar movimento ou mesmo ao andar.

O diagnóstico é realizado através de manobras para teste da estabilidade do joelho(ex: teste da gaveta posterior), radiografias com stress posterior da tíbia também são de grande valia, porém o exame “gold standart” é a Ressonância Nuclear Magnética, através do qual é possível mensurar se a lesão foi completa ou não, além de possibilitar a avaliação de outros ligamentos e estruturas que também podem ter sido afetadas no momento da lesão, o que pode ajudar no direcionamento do tratamento.




Abaixo imagens de exame de Ressonância Nuclear Magnética, mostrando o ligamento cruzado posterior íntegro (figura 1) e o ligamento com lesão (figura 2):


























FIGURA 1



































FIGURA 2










O tratamento de lesões parcias isoladas (aquelas em que somente o LCP foi afetado e parte das fibras ainda permanecem íntegras), normalmente têm bom prognóstico com tratamento conservador, que consiste em proteger o membro afetado com imobilizador na fase inicial e reabilitação fisioterápica com exercícios de cadeia cinética fechada em uma fase mais tardia, sendo que o tempo médio de tratamento gira em torno de 3 a 4 meses (período em que o paciente não deve realizar exercícios de impacto e/ou com mudanças de direção). O tratamento das lesões completas e/ou associadas(outras estruturas afetadas - normalmente as estruturas da porção póstero-lateral), que cursam com os sintomas clínicos descritos acima, são de tratamento cirúrgico.

A cirurgia, consiste na reconstrução do ligamento (e quando necessário das estruturas associadas), realizada através de vídeo-artroscopia sendo utilizado enxerto de tendões do próprio joelho afetado, ou até mesmo do outro joelho em casos mais complexos, para substituir o ligamento lesado. Atualmente utilizamos material bioabsorvível para fixação do enxerto, que normalmente demora um período médio de 06 meses para integração óssea, período no qual o paciente ficará com imobilizador (nas primeiras 04 semanas pós cirurgia) e iniciará um programa de reabilitação fisioterápica durante os meses seguintes. Devido à localização do ligamento a ser reconstruído, trata-se de um procedimento complexo, porém, atualmente, devido aos avanços na técnica operatória, apresenta bons resultados, permitindo até mesmo retorno à prática de esportes.

Um comentário:

  1. Mesmo quando a lesoes complexas o paciente consegue andar antes da cirurgia? Pq acho q aconteceu comigo mais naos tres primeiros dias da lesao andava mancando muito e o inchaço foi grande so veio parar de doer forte depois de 1 mes isso em 06/10/2012, hoje so doi quando eu forço muito o joelho mais se eu tentar correr doi bastante e durante o frio tbm doi seria caso de cirurgia? Moro em guarulhos poderia indicar alguem bom para isso? p.viana_@hotmail.com

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail