sexta-feira, 22 de julho de 2011

Esporão de Calcâneo

Esporão é o surgimento de uma calcificação no osso conhecido como calcâneo, localizado no calcanhar.
Os primeiros registros desse tipo de alteração, foram observados em militares devido as caminhadas e corridas de longas distâncias em solo irregular e usando o coturno(bota militar).
No esporte é comum seu aparecimento no atletismo quando se usa um tênis inadequado ou gasto e treinos intensos sobre cimento ou solo irregular.
Corredores de maratonas ou de corridas de aventuras são os mais suscetíveis no meio esportivo.
Em pessoas não atletas,as mulheres acima de 40 anos de idade, devido o uso de sapatos muito altos,apertados ou de solas muitas baixas(rasteirinha), por períodos muito longos ou não alternando o tipo de calçado no seu cotidiano.
Existem muitos relatos de pessoas que trabalham em pé por longos períodos ou que sofrem com sobrepeso, devido o estresse ou impacto causado nessa região.
Essa alteração está associada a:
-Tendinite crônica da fáscia plantar (fascíte plantar, ja descrita aqui nesse blog).
-Tendinite crônica afetando a inserção do tríceps sural (tendão de Aquiles) provocando uma calcificação em forma de esporão.
-Encurtamento do músculo gastrocnêmio.
-Pés com a curvatura acentuada, rígidos, pouco flexíveis ou pronados.
A região plantar é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca.
Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.
Um estresse excessivo nesta região pode provocar um estiramento da fáscia, originando fissuras e inflamação.
Sinais e sintomas:
Os esporões de calcâneo nem sempre causam dor podendo ser assintomáticos por muitos anos (depende da intensidade do processo inflamatório).
Com a dor, então, desenvolvendo-se subitamente, como resultado de um movimento que produz pressão oblíqua e inferior nos tecidos e nervos cutâneos na área. A dor é experimentada somente com apoio de carga ou com pressão digital no local, podendo irradiar-se para outras regiões do calcanhar e, algumas vezes, anteriormente ao pé.
Tratamento Fisioterapêutico:
O objetivo principal é ocasionar a diminuição das pressões sobre o calcanhar através de:
-Sapatos que diminuem a pressão no local de dor.
-Uso de órteses e palmilhas.
-Casos mais intensos, imobilização completa por botas rígidas (plásticas ou gessadas) é de grande auxílio para a redução da inflamação e combate à dor.
-Ultra-som (freqüência alta, vibrações que criam um calor fundo e reduzem inflamação) e crioterapia;
-Fortalecimento dos músculos do hálux e do arco longitudinal plantar.
-Cinesio-tape.pois, a tensão na fita adesiva substitui a tensão na fáscia.
-Alongamento da fáscia plantare do sóleo.
-Fazer flexão plantar dorsiflexão, inversão, eversão, marcha, transferência de peso e tibial posterior (flexão dos artelhos.
-Massoterapia e Terapia Manual.
-E em muitos casos também o repouso.