Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estabilização Segmentar Vertebral

Estabilização Segmentar Vertebral
Antes da descrição do tratamento com ESV, é preciso lembrar que a dor lombar exerce um fator limitante para o inicio dessas técnicas. Estudos mostram que pacientes com dor lombar apresentam um recrutamento antecipatório alterado em todas as direções do movimento, o que dificultará inicialmente a aplicação da técnica. É importante que se utilize técnicas que diminuam a dor lombar, para só depois inicial o protocolo de ESV. Faz-se importante frisar também que o paciente não deve sentir dor maior do que ele sentia durante a execução do protocolo.

ESV para Coluna Lombar

O protocolo segue três principais fases: a) conscientização estática; b) associação dinâmica; c) controle automático.
Na primeira fase, o objetivo é ensinar ao paciente como contrair a musculatura estabilizadora profunda. Esse primeiro passo se faz com o paciente em decúbito dorsal, orientando que “encolha a barriga” e contraia a musculatura do assoalho pélvico. Como feedback visual, pode se utilizar o Stabilizer® (figura 1), onde a unidade central deve coincidir com o umbigo, e a inferior deve estar sobre as EIPSs (espinhas ilíacas póstero superiores). O aparelho é inflado até 70mmHg. Quando o aparelho apresentar uma diminição de 6-10mmHg, o paciente está realizando um contração correta. Então se orienta que mantenha aquela contração por 10 segundos. Realiza-se algumas repetições (exemplo: 10 repetições), visando a progressão do exercício. Uma dica seria começar com uma intensidade (a escolha do terapeuta) e diminuir, para que, a medida que a musculatura for fadigando, o treinamento possa ainda continuar. O Stabilizer® pode ser substituído pelo esfingomanômetro, embora não com a mesma eficácia. Um dos motivos é que no segundo não conseguimos ter a mesma relação da unidades do Stabilizer®, e, durante a contração, o esfingomanômetro, tende de esvaziar.



A progressão, ainda na fase estática, é a posição no decúbito ventral, decúbito lateral, quadrupedia, sentado e em pé.
O terapeuta pode ainda ter o feedback sensitivo através da palpação (figura 2, vídeos: clique aqui).







Na fase dinâmica pode repete o mesmo procedimento, mas agora adiciona o movimento dos membros. Na ultima fase, é inserido movimentos mais complexos, podendo ser usado a bola suíça, com a finalidade de trazer uma coordenação neuromuscular, mas sempre enfatizando a contração da musculatura estabilizadora. Ao longo da aplicação desse protocolo, o processo de estabilização se tornará automática e coordenada.
É importante que se trabalhe também focando a musculatura estabilizadora global (ver tabela da postagem: Estabilidade da coluna vertebral), eliminando possíveis espasmos e associando alongamento e flexionamento desses músculos no protocolo exposto.


Na próxima postagem será abordado a ESV para coluna cervical. Aguardem!!!




Referências:


SIQUEIRA, G.R.; SIVAL, G.A.P.; VIEIRA, R.A.G. Anatomia biomecânica e estabilização da coluna. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
KISNER, C.; COLBY, L.A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 5a edição. São Paulo: Manole, 2009.
PANBAJI, M.M. Clinical spine instability and low back pain. J Electromyogr Kinesiol, v.13, n4, p. 2383-397, 2003.


José Diego Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail