Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Protese de joelho duvidas frequentes

01 - O Que É Uma Prótese ?

O nome “prótese” vem do grego prothesis (pro: no lugar de e tithemi: eu coloco).

As próteses utilizadas em cirurgia ortopédica têm geralmente por objetivo, repor (em parte ou em totalidade) uma articulação desgastada e dolorida.

A prótese é uma articulação artificial, composta por peças mecânicas sintéticas (implantes protéticos) da mesma forma que a articulação.

Ela devolve na medida do possível, as mesmas funções que uma articulação natural (mobilidade, estabilidade, etc.).

A intervenção cirúrgica de substituição articular por uma prótese é chamada de "artroplastia".












Não se pode confundir uma prótese que substitui um elemento do corpo e uma órtese, que é uma aparelhagem ortopédica
externa que mantém uma articulação instável (por exemplo: uma joelheira, uma tala). Uma prótese articular é uma articulação artificial que substitui uma articulação desgastada e dolorosa.




» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



02 - O Que É Uma Prótese Total ?

Uma prótese é total quando ela substitui todos os componentes da articulação.

Nós chamamos de prótese total por oposição à prótese parcial. Ela se compõe de várias peças mecânicas.

Para a cabeça do fêmur, a prótese total vai substituir os dois componentes articulares formando a articulação da cabeça do fêmur: a cabeça do fêmur que é esférica, e a parte côncava do quadril no qual ela é encaixada, damos o nome de acetábulo.

Em certos casos (fratura da extremidade superior do fêmur), somente a cabeça do fêmur é substituída; nós chamamos então de prótese parcial (prótese femoral); o acetábulo fica em seu lugar e não é modificado.








Tenha confiança no seu cirurgião que tem experiência para escolher o tipo de prótese que é mais conveniente.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



03 - Porque Nós Precisamos De Uma Prótese ?

Uma prótese é indicada quando você sofre com uma articulação muito desgastada. Nenhum meio atualmente disponível permite reparar uma articulação desgastada.

Quando as dores persistem mesmo com o tratamento médico (medicamentos, infiltrações, reeducação), a substituição protética é a única solução.




A prótese articular é indicada quando uma articulação é desgastada e dolorida e o tratamento médico não alivia mais.


» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



04 - Quando A Hora De Colocar Uma Prótese É Indicada ?

A prótese articular é indicada quando o desgaste da articulação acarreta dores que não são mais melhoradas pelo tratamento médico, e que as dificuldades aumentam. Esta dor e o incômodo aos movimentos que constituem os elementos determinantes da intervenção e que os fixam o momento.

Este pedido introduz um componente subjetivo forte. É então necessário incluir os elementos objetivos a fim de avaliar a importância da dor, do incômodo aos movimentos sobre a qualidade de vida.

Esta noção de qualidade de vida é muito pessoal e leva em conta vários aspectos: as atividades profissionais, a vida familiar, a vida íntima, as atividades quotidianas, as atividades físicas e de lazer, o retardo psicológico...é igualmente importante verificar o grau de desgaste da articulação e medindo notadamente a altura residual da cartilagem (pinçamento articular) sobre as radiografias. É preciso levar em conta o modo de evolução (dor), a eficiência dos tratamentos e sua toxicidade potencial ao longo do caminho.

É fundamental avaliar:

- a idade;

- a profissão exercida;

- as necessidades;

- o estado psicológico;

- as esperas;

- os desejos;

- as demandas funcionais e estéticas da pessoa concernida. Os antecedentes, as doenças e os tratamentos associados, as possibilidades operatórias (riscos inerentes a intervenção), a ajuda do meio e o sistema de saúde (grande variabilidade entre os países). Não se pode intervir nem muito cedo, caso a prótese não seja permanente, nem muito tarde caso os desgastes ósseos ligamentares e/ou musculares importantes comprometem o resultado funcional da prótese.




A indicação operatória não é baseada nunca sobre um só critério (em particular sobre a única imagem radiográfica), caso não tenha relação entre as dores e o desgaste articular. Não se pode deixar impressionar por “imagens”
É necessário fazer uma consulta regularmente ao seu médico a fim de colocar a indicação operatória no bom momento adequado.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



05 - Chegou A Hora Da Prótese, Quem Tem A Decisão da Intervenção ?

Como nós vimos na questão 4, vários fatores intervêm na justificativa da operação, mas finalmente a decisão operatória volta a si.

O papel da equipe médica é ajudar o paciente, informando os benefícios e os riscos da intervenção e de responder as questões, antes de tomar uma decisão.




A decisão operatória retorna: é então necessário fazer uma consulta regularmente ao seu médico para decidir o momento adequado para a intervenção e compreender o que está em jogo. É a condição essencial para poder tomar uma decisão verdadeiramente clara.


» voltar para a lista das questões



--------------------------------------------------------------------------------





06 - É Obrigatório Colocar Uma Prótese Quando A Articulação É Dolorida Ou Desgastada ?

A colocação de uma prótese é possível, mas nunca é obrigatória. Trata-se de uma intervenção com o objetivo de melhoria funcional, de uma cirurgia de “conforto”; é então indispensável avaliar o benefício e o risco operatório para cada caso.

Se você não se sente ainda pronto, reflita e visite regularmente seu médico e seu cirurgião.

Enquanto você espera a cirurgia modifique seus hábitos de vida reduzindo as atividades dolorosas, tome seus medicamentos, mude o seu habitat.

Os riscos, se você não operar, podem ser os seguintes: piora da dor, diminuição da mobilidade da articulação, piora da deficiência, menor qualidade de vida.

Mesmo se o seu médico e seu cirurgião pensam que seu estado de saúde seria melhorado pela cirurgia, que seu círculo familiar o conduz para a intervenção, a decisão operatória final é exclusivamente sua.




A colocação de uma prótese nunca é obrigatória, trata-se de uma cirurgia de “conforto”. Em certos casos, quando o risco operatório é superior ao benefício da intervenção, é preferível não se operar.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




07 - Onde Se Deve Fazer A Operação ?

É a competência do cirurgião e a tradição do hospital onde você vai ser operado que contam antes de tudo. A escolha do hospital não tem grande importância se o cirurgião que vai lhe operar é especializado em cirurgia óssea (cirurgia ortopédica é o termo oficial) e tem uma boa experiência na colocação da prótese que você precisa.

Quanto ao local da intervenção, ele deve ser bem equipado, ser munido de uma equipe médico cirúrgico (anestesistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc.) competente e sala adaptada (mesa cirúrgica de qualidade).




Visite seu cirurgião ortopedista, especializado no tipo de intervenção que você está precisando: para isso, peça conselho ao seu reumatologista ou ao seu clinico geral.
Eles têm o hábito de trabalhar com uma equipe de cirurgiões competentes e podem aconselhar você corretamente.





» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



08 - É Necessário Ir Ao Cirurgião Várias Vezes Antes De Se Decidir ?

Não é obrigatório, mas é sempre uma boa idéia.

A explicação fornecida na primeira consulta pode ser difícil de compreender, ou então você pode ter esquecido de perguntar certos detalhes. No entanto, se a deficiência não é muito importante, é aconselhável de não se tomar a decisão ao primeiro contato e de prever uma segunda consulta alguns meses mais tarde.




Reflita durante algum tempo para se decidir e se preparar para esta intervenção. Não é tempo perdido, isto vai lhe permitir enfrentar a intervenção em boas condições. Não hesite em dizer suas apreensões e falar todas as questões que o preocupam.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



09 - É Necessário Consultar Vários Cirurgiões Antes De Se Decidir ?

Se a situação médica não suscitar dificuldades, e se a intervenção não requer uma competência específica, não é necessário consultar vários cirurgiões, salvo se você sentir necessidade disso para tomar sua decisão.

No entanto, se você não se sentir em total confiança com o seu cirurgião, não hesite em buscar um segundo conselho.




A competência é a mesma, escolha o cirurgião no qual você tenha um melhor contato, com o qual você sinta confiança. Mas, não faça várias consultas, sua escolha não será a mais difícil.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



10 - Para Substituir Uma Articulação Desgastada, Deve-se Operar Com Urgência ?

A colocação de uma prótese para substituir uma articulação desgastada não é nunca urgente.

Devem-se evitar toda precipitação, escolher bem o cirurgião, se informar sobre os benefícios alcançados, os potenciais riscos da intervenção, os meios de controlá-los ou de reduzi-los e sua organização prática (prever a duração da hospitalização, da convalescença, da reeducação, o retorno a domicilio, o retorno ao trabalho, etc.).

Não hesite em fazer todas as perguntas ao seu médico e à equipe paramédica, a evocar suas hesitações ou apreensões para melhor organizar a intervenção com o cirurgião.




Não precisa se apressar. Pense e reflita. Mesmo se você tiver pressa de se operar, quando você tomar sua decisão, nós aconselhamos de tomar o tempo necessário para se preparar bem a esta intervenção, sua preparação condiciona em grande parte o sucesso desta operação.
Certos hospitais propõem palestras com informações coletivas (consulta educativa) antes da intervenção cirúrgica. Ela é um excelente meio de aprender muito mais sobre sua cirurgia. Você terá assim menos ansiedade e estresse no momento da cirurgia. Pergunte ao seu cirurgião. Venha a esta reunião com um parente próximo. Estas reuniões permitem encontrar a equipe, fazer várias perguntas, ter uma resposta às questões que você talvez não tenha pensado. Elas favorecem a troca de experiências
com outras pessoas na mesma situação que você.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




11 - Pode-se Colocar Uma Prótese Para Substituir Qualquer Articulação Desgastada ?

Certas próteses são atualmente muito avançadas, ainda que aperfeiçoamentos continuem possíveis.

É a prótese do quadril que tem o maior tempo de utilização.

As primeiras próteses foram implantadas nos anos 60.

A prótese do joelho é também muito realizada.

Somente certas equipes têm a competência para colocar as
próteses mais recentes como a de tornozelo.



Praticamente todas as articulações podem ser substituídas por uma prótese. Todavia, em certas localizações tais como a cabeça do fêmur existe uma longa experiência e uma prática cotidiana (em média 60 000 próteses são implantadas cada ano na França).
Porém, outras próteses só podem ser utilizadas por equipes muito especializadas (por exemplo, a prótese de tornozelo, as próteses das articulações dos dedos). Enfim, outras próteses devem ser reservadas à pesquisa clínica (por exemplo, a prótese do disco intervertebral).



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------




12 - Existem Outras Intervenções Que Podem Amenizar, Evitar Ou Substituir A Colocação De Uma Prótese ?

Quando uma articulação está dolorida, a cartilagem está um pouco desgastada e existe um defeito anatômico, o cirurgião poderá propor uma intervenção dita conservadora.

O objetivo desta intervenção é melhorar a distribuição do atrito mecânico para que o movimento seja mais harmônico e diminuam os riscos de artrose. Trata-se inicialmente de osteotomia de reorientação (é realizada uma secção seguida de uma fixação do osso
permitindo reencontrar uma melhor situação anatômica) para limitar o desgaste da cartilagem articular. Por exemplo, a osteotomia de “valgisação”: retifica uma perna arqueada (joelho em “varo”).

Assim, a realização da prótese é adiada em vários anos.

Quando a colocação da prótese é impossível, o cirurgião poderá propor uma artrodese.

Esta intervenção consiste em bloquear a articulação em boa posição para as necessidades da vida quotidiana. Para certas articulações, esta é uma solução que tem excelentes resultados, apesar da ausência de mobilidade da articulação assim bloqueada (tornozelo ou punho, por exemplo).









A cirurgia conservadora (osteotomia, em particular) é às vezes possível quando a articulação não está muito desgastada, se a pessoa é ainda jovem e começa a sofrer.
A artrodese, que consiste em bloquear a articulação em uma boa posição, é uma alternativa para a colocação de uma prótese. Ela alivia muito bem a dor e permite, para certas articulações, apesar da ausência de movimento, certa autonomia.





» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



13 - Quais São As Doenças Que Podem Levar A Colocação De Uma Prótese ?


Fora os traumatismos (fraturas), as doenças que podem levar
à colocação de uma prótese são as doenças que desgastam
a cartilagem articular.

A principal causa é a artrose, dita primária que é uma doença que conduz ao desgaste habitualmente lento da cartilagem. Existe certo número de situações onde a artrose pode
aparecer devido a um traumatismo ou a uma anomalia anatômica: a luxação congênita do quadril (má posição anatômica do quadril agora detectada e tratada desde o nascimento), joelho varo (perna arqueada), por exemplo.

As doenças inflamatórias das articulações (artrites) como a poliartrite reumatóide, as espondiloartropatias, as artrites infecciosas, as artrites micro cristalinas (gota,
condrocalcinose articular, etc) podem também conduzir ao desgaste da articulação e à colocação de uma prótese.

Outras doenças como a necrose óssea (morte do osso), certos tumores ósseos, as doenças articulares devido a hemofilia, podem também levar à necessidade da colocação de uma prótese.




A artrose é a principal causa de desgaste da cartilagem podendo conduzir à colocação de uma prótese. Não se esqueça de ler
as questões deste manual que tratam mais precisamente da patologia do seu interesse (artrose, poliartrite reumatóide, espondilartrite anquilosante, etc.). Fale com o seu médico.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



14 - Quais São Os Materiais Utilizados Para As Próteses ?


Os materiais utilizados para as próteses são caracterizados por três critérios essenciais: sua bio-compatibilidade (boa tolerância pelo organismo humano), sua resistência a corrosão e suas propriedades mecânicas.

Diferentes materiais são utilizados para o corpo da prótese:


- os metais: são feitos de misturas (combinação de vários componentes: 2 no mínimo onde pelo menos um é metálico). Nós distinguimos: os aços inoxidáveis (aço inox e cromo- cobalto), as ligas a base de titânios e as novas ligas: níquel titânio;

- as cerâmicas: são elementos sólidos não orgânicos e não metálicos. As cerâmicas mais utilizadas em ortopedia são o alumínio e o zircônio. A fabricação das cerâmicas requer uma tecnologia complexa. As cerâmicas bio-ativas como a hidroxiapatita (componente natural do osso) são igualmente utilizados. Outros materiais de origem biológica como o coral, cerâmica natural porosa, são pouco utilizados pois a ossificação do coral é menos eficaz do que o previsto;

- os polímeros são os materiais cuja característica comum é de advir da polimerização de um elemento de base como, por exemplo, o etileno. O polietileno (macromoléculas termoplásticas) é constituído de cúpulas cotiloidianas (para a prótese do quadril), os platôs
tibiais (para a prótese do joelho). Os elastômeros de silicone (silastic) são utilizados sempre para implantes digitais.

Em geral, uma prótese é constituída de vários materiais que vão se articular entre eles com forças de atrito (partes de atrito). É necessário submeter as partes em atrito ao nível mais baixo possível: assim as ligas de metal se articulam com as peças em polietileno (partes de atrito metal-polietileno).

Outras combinações são possíveis: as peças em ligas metálicas podem se articular com outras peças em ligas metálicasl (peças de atrito metal-metal). Peças em cerâmica podem se articular com o polietileno (peças de atrito cerâmica-polietileno) ou com uma outra peça de cerâmica (peças de atrito cerâmica-cerâmica).


A vigilância do material tem por objetivo verificar os incidentes ou os riscos de incidentes que podem resultar da utilização destes dispositivos médicos após sua venda no mercado.

Não deixe de fazer todas as perguntas ao seu cirurgião.



Não existe material ideal: o tratamento de cada doença tem imperativos mecânicos próprios que impedem a utilização de um material adaptado, por isso há diversidade nos produtos disponíveis.
A escolha dos materiais utilizados em ortopedia depende do cirurgião e da articulação a substituir. Em todos os casos, os
materiais escolhidos devem resistir aos incômodos mecânicos e biológicos provocados por seu implante em um tecido vivo.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



15 - Existem Materiais Eternos ?

Atualmente todas as próteses utilizadas são feitas a partir de materiais que se desgastam de forma mais ou menos rápida. Por exemplo, o polietileno (o mais utilizado para as próteses do quadril, do joelho e do ombro) se desgasta em 15 a 20 anos.

As peças de atrito metal-metal e cerâmica-cerâmica se desgastam talvez menos rápido, mas atualmente nenhum estudo suficientemente longo permite prová-lo.

Quando a prótese está desgastada, é necessário, às vezes, substituí-la. (ver questão 33).




Os materiais eternos não existem ainda.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



16 - É Necessário "Cimento" Para Fixar Uma Prótese ?

A utilização do cimento para fixar a prótese permite uma repartição mais harmoniosa das superfícies entre o implante e o osso; a abordagem das peças protéticas é mais fácil durante uma eventual retomada cirúrgica posterior (cf. questão 19).

O cimento cirúrgico utilizado para fixar a prótese dentro do osso é um polímero chamado polimetil metacrilato (plástico muito duro biologicamente compatível). Não age como uma cola, mas como uma resina.

O cimento é introduzido quando pastoso e se solidifica em alguns minutos.

O cimento permite a fixação de um implante protético pela penetração no osso, sobre uma superfície tênue.

Este tipo de fixação protética foi o mais utilizado no final dos anos 60. Esta fixação é durável. A possível alteração a longo prazo das propriedades mecânicas do cimento não é evidenciada como fator limitante para a duração da vida das próteses. Infelizmente, o
cimento resiste mal ao processo granulomatoso (cf. questão 34) desenvolvido devido ao desgaste das peças protéticas.

Existem soluções que não utilizam o cimento cirúrgico para fixar os implantes protéticos.

Esta opção busca o crescimento ósseo sobre uma fixação que pode ser: mecânica, através da ajuda da superfície metálica irregular do implante (impacto ou "técnica press-fit") e, sobretudo biológica, graças aos revestimentos á base de derivados cálcicos (hidroxiapatita: cerâmica bio-ativa que permite o crescimento ósseo na superfície dos implantes). Esta fixação resiste talvez melhor ao granuloma, mas se torna complexa uma abordagem cirúrgica posterior (fixação íntima da prótese ao tecido ósseo).

Os implantes em silicone, utilizados para as próteses dos dedos, não necessitam da utilização de cimento.










A utilização ou não de cimento depende da articulação a ser substituída, do modelo de prótese utilizada, da experiência do cirurgião, da idade do paciente e de sua patologia, etc.
Converse com seu cirurgião. Ele irá lhe explicar o que é mais adequado ao seu caso. A equipe médico-cirúrgica do hospital Cochin, prefere a fixação cimentada dos implantes pois se trata de um método que se mostrou seguro com o passar do tempo.



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



17 - Porque Existem Vários Modelos Diferentes De Próteses Para Uma Mesma Articulação ?

Para uma mesma articulação, diferentes modelos de próteses podem ser utilizados e isso depende:

- do próprio modelo: cada modelo de prótese apresenta vantagens e desvantagens (como no caso relacionado aos carros: é evidente que todo carro tem quatro rodas e um motor, mas os modelos são bem diferentes). Assim, temos o exemplo da prótese total do quadril: existem mais de 400 modelos disponíveis. Certos casos em particular necessitam de uma prótese especifica. Segundo as circunstâncias, seu cirurgião poderá então preferir implantar uma ou outra prótese. Isso depende de inúmeros fatores: a forma e o tamanho da articulação, a intensidade dos desgastes ósseos. Existem também (como na compra de uma roupa) os fatores de moda ou de hábito, o preço de venda (um hospital gera um custo anual e frente a duas próteses muito similares, a escolha pode ser orientada em função do custo proposto pelo fabricante);

- do tipo de fixação da prótese: com ou sem cimento;

- da via cirúrgica (técnica para colocar a prótese no local).




A prótese perfeita ou ideal não existe. Tudo depende do cirurgião, de sua formação, dos seus hábitos.
Tenha confiança, ele é o profissional capaz de ajudá-lo.



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



18 - Uma Prótese Pode Durar Toda A Vida ?

As próteses são feitas de materiais (cf. questão 14) que se desgastam lentamente mas de forma inevitável. Assim temos o exemplo da prótese total do quadril. Ela dura em média 16 anos, seja de 10 a 25 anos.

As próteses do joelho têm uma duração de vida de 10 -15 anos e as próteses do ombro têm bons resultados pelo menos 8-10 anos após sua colocação.

Para as próteses como as do tornozelo, a falta de feedback não nos permite prever uma duração de vida precisa.

A duração de vida de uma prótese depende de outros fatores advindos de eventuais complicações: traumatismos ou micro traumatismos repetidos (durante as atividades esportivas intensas), excesso de peso (sobretudo para as próteses do quadril, joelhos, tornozelos)...

Assim o desgaste pode ser mais precoce nas pessoas muito jovens, muito ativas.



A prótese não é eterna. Como todas as peças mecânicas, as próteses utilizadas atualmente se desgastam.
Esforçar-se para caminhar o menos possível para evitar o desgaste é uma idéia lógica mas não coerente, como o que se consideraria para um motorista não dirigir, para evitar o desgaste dos pneus.

Pergunte ao seu cirurgião o futuro previsível da prótese que você necessita.



» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



19 - Pode-se Então Substituir Uma Prótese Desgastada ?

Pode-se substituir uma prótese desgastada, na medida em que o estado geral do paciente seja compatível com esta intervenção.

Esta operação chamada reintervenção cirúrgica na prótese, ou artroplastia iterativa é mais difícil e assim, mais “arriscada”.

Assim, para o quadril, uma retroca de prótese é uma intervenção mais demorada. Ela provoca uma perda de sangue mais importante que o implante da primeira prótese.


A substituição ou a retroca da prótese (artroplastia iterativa) é uma intervenção mais complexa e mais traumatizante que a colocação da primeira prótese. È então necessário que a intervenção seja realizada por um cirurgião experiente neste tipo de cirurgia.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



20 - Quais São Os Benefícios Da Prótese ?

O principal benefício é o alívio das dores, ver seu desaparecimento. A maior parte das pessoas operadas pode parar todos os medicamentos tomados antes da intervenção para aliviar estas dores e um bom número entre elas “esquecem” a prótese.

O segundo benefício da prótese é a recuperação de uma função articular (mobilidade, estabilidade, etc), comprometida, ou perdida, mas para isso é necessário que os tecidos situados em torno da prótese estejam íntegros (músculos, tendões, ligamentos). Neste caso, a eficiência de uma prótese depende:

- da qualidade da reconstrução;

- da integralidade e de equilíbrio da musculatura, que garante o bom funcionamento da prótese.

A prótese pode assim, em certos casos, corrigir uma deformação ou uma correção de comprimento (por exemplo, um encurtamento da perna). O cirurgião procura obter a igualdade de comprimento das pernas, mas ela não é sempre realizável (é necessário saber que uma diferença de comprimento de centímetros é “aceitável” e sem conseqüências).




O grande benefício obtido pelas próteses é de alivio (ver o desaparecimento) das dores.

A colocação de uma prótese permite igualmente recuperar sempre uma boa função articular (mobilidade, estabilidade).
Lembre-se que esta recuperação depende da qualidade dos seus músculos, ligamentos e tendões (situados entorno da articulação) antes da intervenção. Isto ressalta a importância dos exercícios físicos recomendados antes da intervenção, para que você possa estar bem preparado.
Deste fato, o grande benefício obtido é a melhora da qualidade de vida.



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



21 - Quais São Os Principais Incoveniêntes E Riscos Precoces Eventuais Da Intervenção ?

Todo ato operatório comporta riscos e a presença de doenças associadas pode piorar estes riscos.

As principais complicações ligadas à cirurgia protética, são as seguintes (esta lista é somente um exemplo):

- a perda de sangue dentro da articulação (hemartrose) ou a coleção de sangue dentro dos tecidos situados em torno da articulação (hematoma). Esta perda pode ser mínima e aliviada pelo uso do gelo no membro operado. Ele pode ser excessivo e necessitar de uma punção, ou uma intervenção para eliminá-lo Este risco é prevenido por uma coagulação vascular adequada durante a intervenção, em certos casos, pela colocação de um dreno durante o fechamento da cicatriz operatória (para aspirar e evacuar o sangue) e para a utilização de uma bandagem compressiva. Esta complicação é rara no quadril, um pouco menos excepcional no joelho. Ao contrário, a equimose (coloração azul da pele) é normal. Uma hemorragia durante a operação que necessitaria de um grande número de transfusões e de uma intervenção vascular é excepcional;

- o risco infeccioso é uma complicação excepcional mas grave que impõe quase sempre uma reintervenção (para limpar uma articulação operada e às vezes trocar a prótese) e o uso prolongado de antibióticos. A infecção pode aparecer precocemente após a intervenção e neste caso ela é devido a uma contaminação do campo operatório, cuja porta de entrada é a pele. Este risco infeccioso é inferior a 1% dos pacientes operados para uma prótese de quadril ou de ombro, ele é um pouco mais importante para as próteses de joelho ou de cotovelo, pois estas articulações são mais superficiais e estão mais expostas às infecções (cf. questões 24, 25, 26 e 27);

- a luxação da prótese é uma complicação que pode aparecer durante os movimentos bruscos (sobretudo nos três primeiros meses após a intervenção), quando os músculos em torno da prótese estão muito fracos. Esta complicação diz respeito, sobretudo às próteses de quadril, de cotovelo e de ombro, ela é excepcional para as outras (cf. questão 28). Para prevenir esta complicação, basta evitar certos movimentos, sobretudo durante os três primeiros meses após a cirurgia. Esta é a razão pela qual os fisioterapeutas ensinam durante a hospitalização as precauções necessárias;

- as complicações venosas, no caso das próteses dos membros inferiores (quadril, joelho tornozelo). A flebite (inflamação de uma veia) que pode se complicar de uma trombose venosa (coágulo dentro da veia) é prevenido pela mobilização. Um fragmento do coágulo pode às vezes desprender e migrar até os pulmões: é a embolia pulmonar. Os riscos de trombose têm se tornado raros graças aos exercícios para estimular o retorno venoso nas pernas, ao levantar precoce, ao tratamento anticoagulante (que fluidifica o sangue) desde a véspera da intervenção e ao uso de meia elástica (cf. questão 35);

- a má cicatrização: deiscência ou necrose (morte da pele) são raras. Eles podem necessitar de uma nova intervenção para refazer a cicatriz e realizar uma nova sutura, e até em certos casos um enxerto da pele (plastia cutânea). Esta complicação é mais ou
menos grave em função de sua extensão e de sua localização; sobre as articulações superficiais (joelho, dedos), ela deve ser tratada rapidamente para evitar a infecção;

- a fratura óssea durante a colocação da prótese: trata-se de uma complicação muito rara que é devida a uma fragilidade óssea. Esta complicação pode ser um pouco mais rara na colocação da prótese;

- a paralisia nervosa. Trata-se de uma complicação muito rara, que lesa os nervos situados perto da prótese que podem sofrer durante as manipulações para a implantação da prótese. Normalmente, a paralisia regride, mas a recuperação pode demorar vários
meses;

- as embolias gordurosas são excepcionais. Na colocação da prótese sobre pressão dentro do osso, das microembolias (pequenos fragmentos) de gordura (provenientes da medula óssea) de ar, ou dos pequenos coágulos de sangue podem se desprender ou migrar. Estes riscos aumentam quando existe um osso osteoporótico. Estes coágulos podem às vezes ser bloqueados dentro da circulação e levar a uma complicação respiratória, cardíaca (o risco é mais importante quando existe uma insuficiência cardíaca ou respiratória antes da intervenção) ou neurológica;

- certos reumatismos podem ser "acordados" pela intervenção, devido à posição durante a cirurgia, ou do ato mesmo (por exemplo: dor nas costas, crise de gota ou de condrocalcionose, iniciada pela poliartrite, etc.)




Esta lista de complicações não deve desestimulá-lo. As próteses representam um grande progresso da medicina para o tratamento dos reumatismos.
Todos estes riscos de complicações são minimizados graças à preparação pré-operatória (cf. questões 39 e 40).



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



22 - Quais São Os Principais Incoveniêntes E Riscos Tardios Eventuais Da Intervenção ?

Certas complicações podem aparecer tardiamente (esta lista é somente um exemplo)

- o desgaste (cf. Questões 29, 30, 31, 32, 33 e 34) é o grande risco de todas as próteses implantadas. O desgaste da prótese (perda de fixação das peças) que se traduzem pelas dores e uma migração das peças da prótese necessitam de uma nova intervenção;

- a infecção tardia aparece pela via sanguínea a partir de um foco infeccioso (pele, urina, brônquios, vesícula, seios da face, etc.) seja por uma contaminação operatória inadvertida, evoluindo silenciosamente e pode levar a um desgaste séptico da prótese (cf. questão 26);

- as ossificações periprotéticas são excepcionais (cf. questão 86): trata-se de formações ósseas em torno da prótese total do fêmur que podem aparecer após a intervenção e que são responsáveis por um endurecimento da articulação. Elas são evitadas pela utilização (sem contra-indicação particular) dos antiinflamatórios não esteroides durante alguns dias após a intervenção. Esta complicação diz respeito essencialmente às próteses de quadril.






- a rigidez de uma articulação protética: ela pode aparecer em certas próteses como a do joelho, do cotovelo ou da escápula. É devido à presença de aderências que limitam a mobilidade (os tecidos moles são “colados”). Ela pode ser prevenida pela mobilização leve e precoce da sua prótese, mobilização passiva ou a ajuda de um aparelho;

- a algoneurodistrofia ou algodistrofia é uma “descompensação” do sistema nervoso que comanda os vasos”, responsáveis pelas dores, pelo edema e podendo levar a um endurecimento da articulação. Trata-se de uma complicação que aparece e evolui de forma
lenta e imprevisível. O tratamento é realizado com a associação de medicamentos e com a reeducação leve e especializada. A evolução pode demorar vários meses;

- em certos casos, um aumento crônico (edema) da articulação protética, em particular do joelho, pode necessitar de uma punção para verificar a ausência de infecção. Manobras locais específicas podem ser discutidas e realizadas de acordo com o cirurgião, em serviço especializado, para drenar o edema (sinovitartrose isotópica.);

- em certos casos, as dores na presença da prótese podem persistir. Certas pessoas podem continuar a sofrer enquanto que a prótese está no lugar, e não tem explicação mecânica e tudo parece correto segundo as radiografias. Tratam-se de dores dos tecidos situados em torno da prótese. No quadril, as bursites ou tendinites em torno de fios metálicos que servem para fixar o trocânter (cf. questão 85) podem incomodar e necessitar de massagens, de cremes ou gel antiinflamatório. Em certos casos excepcionais, o cirurgião poderá propor uma infiltração de um derivado cortisônico. Este tratamento deve ser realizado em um serviço especializado com regras estritas de assepsia. Em casos raros, nenhuma causa evidente é observada e o cirurgião não encontra explicação precisa para o que a pessoa sente. A observação regular pelo cirurgião é então necessária (cf. questão 72).

- as tromboses venosas podem também aparecer após a intervenção: se você sente dor na panturrilha, se você estÁá com falta de ar procure seu médico (cf. questão 35);

- a fratura da prótese (cf. questão 37). A ruptura de algumas cabeças de próteses do quadril em cerâmica de zircônio é possível. A fratura dos implantes em silastic da mão é possível e traduz o desgaste da prótese que deve então ser trocado.



O desgaste é o elemento que coloca habitualmente um fim à vida das próteses. As outras complicações são, felizmente, mais raras.




» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



23 - Existe Algum Risco Vital Ao Se Colocar Uma Prótese ?

Em toda operação cirúrgica existe um risco, mesmo que mínimo.

Se o seu estado geral é bom, este risco é mínimo. No entanto se o seu estado geral não é tão bom (idoso, doenças graves do coração, do pulmão, obesidade, etc.), o risco pode ser mais ou menos importante.

O risco de morte após uma prótese do membro inferior é atualmente avaliado a 0,5%. De toda maneira uma avaliação do seu estado de saúde global será realizada antes de você ser operado (geralmente durante a consulta com o médico anestesista).

Você será informado dos riscos e convidado a fazer todas as perguntas necessárias e a pensar antes de tomar sua decisão. Em casos raros, a intervenção poderá ser formalmente desaconselhada, se o risco verificado for superior ao beneficio da intervenção.


A colocação de uma prótese é uma intervenção de conforto. Se a equipe médica propõe, é que o benefício esperado é superior aos riscos que poderão ocorrer.


» voltar para a lista das questões




--------------------------------------------------------------------------------



24 - Precisa-se Ter Medo "Da Infecção" De Uma Prótese ?


Na cirurgia eletiva o risco infeccioso é excepcional. No entanto,
ele nunca é nulo e se constitui numa complicação grave que
impõe quase sempre uma nova intervenção (nova cirurgia para limpar e às vezes trocar a prótese) e um tratamento
antibiótico prolongado.

O risco infeccioso de uma prótese articular é atualmente inferior
a 1%. Esta complicação é grave pois a nova prótese tem maior risco de se infectar novamente (10 a 20%).

A infecção pode aparecer tardiamente: ela é raramente ligada a uma contaminação pré-operatória, passando despercebida e
que evolui lentamente durante anos, ela é quase sempre devida
a uma contaminação por via sanguínea a partir de um foco
infeccioso situado á distância (dentes, pulmões, urina, garganta, pele, seios da face etc.).




O risco infeccioso é baixo (as medidas de prevenção e de melhora da saúde permitem uma diminuição de 50% do risco
infeccioso dentro dos 15 últimos anos), mas ele não é nulo e se constitui numa complicação severa.
O período inicial durante os primeiros meses é o mais “perigoso”. O risco infeccioso mesmo não sendo nunca nulo, diminui de forma significativa com o tempo. O importante é não descuidar de um estado infeccioso e/ou um estado febril, um sinal doloroso
persistente ou um edema da articulação operada, associado a um estado infeccioso recente ou a uma febre. Então é essencial dizer aos médicos nas consultas que você tem uma prótese articular.



» voltar para a lista das questões





--------------------------------------------------------------------------------



25 - Como Reduzir O Risco Infeccioso De Uma Prótese ?

Os mecanismos de infecção são múltiplos. A contaminação da articulação operada pode-se fazer a partir de micróbios (germes) da pele, seja durante a intervenção, ou dentro das primeiras semanas que precedem a intervenção, ou pela cicatriz.

Durante as contaminações tardias, o germe migra de um outro foco infeccioso e pode-se instalar sobre a prótese.

Reduzir o risco de infecção é tratar os "reservatórios de germes", as portas de entrada destes germes e ser vigilante com as pessoas de risco (diabético, tratamento por corticóides ou imuno-nodulador ao longo do tratamento, etc.).

Assim, antes da intervenção, para prevenir o risco infeccioso:

- a preparação para a intervenção deve permitir a supressão prévia de todos os potenciais focos infecciosos. É indispensável verificar seu estado dentário (consultar um dentista, fazer uma radiografia [panorâmica dentária]) se necessário, fazer alguns exames biológicos (contagem sanguíneo-plaquetária, velocidade da sedimentação, Proteína C Reativa, procurar por uma infecção urinária). É importante precisar o número e a data das infiltrações previamente efetuadas na articulação que vai ser operada. Algumas
radiografias em particular poderão ser necessárias;

- as infiltrações intra-articulares na articulação a ser operada deverão ser evitadas nos meses precedentes à intervenção (para evitar todo risco infeccioso);

- toda infecção (de pele, urinária, por exemplo) não tratada leva ao adiamento da operação; é necessário primeiro tratar a infecção;

- na véspera e no dia da intervenção, é necessário lavar o corpo e os cabelos com um produto desinfetante especial; o membro a ser operado será depilado (ou raspado com uma gilete descartável). Pois os pelos são reservatórios de micróbios. A preparação segue
um protocolo preciso sob controle da enfermeira.


Na cirurgia ambulatorial, a preparação é similar.

Durante a intervenção, para prevenir e limitar o risco infeccioso:

- a intervenção se inicia em um meio estéril (sala de operação equipada de um fluxo laminar, ar ambiente filtrado, equipe médica vestida com máscara e com touca esterilizada, luva estéril, material estéril ou descartável, etc.). A lavagem cirúrgica das mãos, os
procedimentos de vestimenta do bloco operatório, a manutenção do material e o comportamento da equipe são codificados com controles regulares. Você será desinfectado e você receberá sempre os antibióticos durante a intervenção e logo após (protocolo de
controle.)


Durante a hospitalização: ser de curta duração para diminuir o risco de infecção hospitalar (infecção nasocomial).

Nas seqüências operatórias, e durante toda a sua vida, será necessário ser vigilante:

- o rastreamento e o tratamento das infecções serão permanentes: se você tiver febre ou uma infecção (urinária, pele, garganta, brônquios, seios da face, etc.) é necessário consultar imediatamente seu médico a fim de descobrir rapidamente o tratamento
necessário ( antibióticos);

- todo procedimento de saúde (punção, endoscopia, coronariografia, intervenção cirúrgica, cirurgia estética, etc.) deve ser fato de discussão com seu médico para as medidas de prevenção de uma bacteremia (tomar antibióticos antes e após);

- evitar as infiltrações, as injeções intramusculares (nos glúteos para as próteses do quadril, e no braço para as próteses de ombro ou do cotovelo) ou subcutânea de acordo com a prótese (risco de abscesso), sem avisar ao seu cirurgião;

- é necessário cuidar regularmente dos seus dentes e em caso de tratamento dentário, prevenir o dentista pois os antibióticos podem ser necessários para a continuação do tratamento;

- evitar os tratamentos com pedicuras e manicuras muito agressivos com desinfecção do material e tratamento dos arranhões;

- se você tiver dores na articulação operada, se você tiver febre, é necessário consultar seu médico rapidamente.


É melhor prevenir que curar !
A prevenção da infecção justifica uma preparação (às vezes longa), imposta ao paciente para a colocação de uma prótese articular. Não se esqueça de dizer aos médicos com quem irá consultar que você tem uma prótese. Uma higiene adequada representa vida longa para você.





»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail