Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lesões Esportivas segundo a Confederação Brasileira de Badminton

Confederação Brasileira de Badminton


>> Lesões no esporte: um mal que pode ser evitado


As lesões esportivas são provocadas por métodos inadequados de treinamento, por alterações estruturais que sobrecarregam mais determinadas partes do corpo do que outras e pela fraqueza muscular dos tendões e dos ligamentos. Muitas dessas lesões são causadas pelo desgaste crônico e por lacerações, que são decorrentes de movimentos repetitivos que afetam os tecidos suscetíveis.

As causas mais comuns das lesões musculares e articulares são os métodos inadequados de treinamento, ou seja, a pessoa que se exercita não permite uma recuperação adequada após uma série de exercícios ou não pára de se exercitar ao sentir dor. Todas as vezes que os músculos são sobrecarregados por um período de exercícios intensivos, algumas fibras musculares são lesadas e outras utilizam sua energia disponível. São necessários mais de dois dias para as fibras cicatrizarem e para que a energia seja reposta. Como somente as fibras não lesadas e nutridas funcionam adequadamente, os períodos de exercícios intensivos, com pequenos intervalos de repouso, acabam exigindo um trabalho acentuado por parte de uma menor quantidade de fibras saudáveis, aumentando a probabilidade de lesão.

Conseqüentemente, um intervalo de no mínimo dois dias entre treinamentos intensivos ou a alternância de treinamentos que sobrecarregam partes diferentes do corpo podem ajudar a evitar a ocorrência de lesões crônicas. A maioria dos programas de treinamento alternam um período de treinamento intensivo em um dia com repouso ou um treinamento mais leve no dia seguinte.

A dor que precede a maioria das lesões por desgaste e laceração ocorre pela primeira vez quando um certo número de fibras musculares e de tendões começa a se romper. A interrupção do exercício ao primeiro sinal de dor limitará a lesão dessas fibras, resultando numa recuperação mais rápida. A continuidade do exercício com dor acarretará a laceração de mais fibras, agravando a lesão e retardando a recuperação.

Os músculos, os tendões e os ligamentos sofrem laceração quando submetidos a forças superiores à sua força limítrofe.

As articulações apresentam uma maior propensão à lesão quando os músculos e os ligamentos que lhes provêem sustentação são fracos, como ocorre após uma entorse.

Os ossos enfraquecidos pela osteoporose podem fraturar facilmente. O aquecimento e os exercícios de fortalecimento antes do início de um exercício extenuante ajuda a evitar lesões. O exercício num ritmo relaxado durante 10 minutos é suficiente para aquecer os músculos e torná-los mais flexíveis e resistentes à lesão. O resfriamento (redução gradual da velocidade antes da interrupção do exercício) evita a tontura ao manter o fluxo sangüíneo. Quando um exercício é interrompido abruptamente, o sangue pode acumular-se nas veias das pernas, reduzindo temporariamente o fluxo sangüíneo à cabeça. Isso pode acarretar tontura e, inclusive, desmaio. O resfriamento também auxilia na eliminação de produtos metabólicos dos músculos. O tratamento imediato para quase todas as lesões esportivas consiste no repouso, na aplicação de gelo, na compressão e na elevação.

A parte lesada é imediatamente colocada em repouso, para que sejam diminuídos o sangramento interno e o inchaço e também para se evitar o agravamento da lesão. O gelo produz constrição dos vasos sangüíneos, ajudando a limitar a inflamação e a reduzir a dor. O enfaixamento da parte lesada com esparadrapo ou com uma faixa elástica (compressão) e a elevação da parte lesada num nível acima do coração (elevação) ajudam a limitar o inchaço.


Dr. José Cianci Filho
Médico Clínico Geral, especializado em medicina do trabalho, prestando seus serviços à Drogasil.


Fonte: Revista Viver Feliz – publicação da Rede de Farmácias Drogasil –
Mês: Novembro / 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail