Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pilates: Devo fazer abdominais durante a gravidez?

Pilates: Devo fazer abdominais durante a gravidez?
May 10th, 2010

Uma dúvida bastante freqüente tanto para os profissionais quanto para as futuras mamães é a seguinte: devo fazer abdominais durante a gravidez?

Acredito que a resposta a questões como essa vem da observação das mudanças biomecânicas que ocorrem no corpo da mulher gestante. O aumento gradual do útero vai gerando um estiramento da musculatura abdominal com aumento da sobrecarga para a coluna e musculatura lombar.
Se a gestante permitir que esse volume vá deslocando seu centro para frente sem nenhuma resposta voluntária de ativação do centro, a conseqüência lógica será a maior causa de desconforto na Gestação: a lombalgia (dor lombar).

Desta forma, sim, é importante, tomar consciência e fortalecer (ou manter fortalecida) a região abdominal nesta fase. Entretanto, a principal ativação abdominal que deve ser estimulada nesse momento é a do músculo transverso do abdome.
O transverso age como uma cinta natural que centraliza o tronco na região abdominal protegendo a coluna vertebral.
Abdominais com flexão torácica como os clássicos feitos em academia (reto abdominal e oblíquo) não têm muita função nesta fase, inclusive por acentuarem a diástase (abertura entre as duas faixas do reto abdominal) e incrementarem a cifose torácica, que já tende a estar acentuada nessa fase pelo aumento do peso das mamas e como compensação da projeção anterior do ventre e lombar.
Além disso, a pressão exercida no abdome tende a pressionar também o assoalho pélvico que já se encontra bastante sobrecarregada pelo peso do útero.
É importante sempre associar o fortalecimento do abdome com a conscientização do assoalho pélvico que precisa aprender a dupla função de ser tônico (sustentação) e relaxado (passagem).
Sugestões de trabalho:

1 – Sentada em uma cadeira bem apoiada sobre seus ísquios, pés bem apoiados no solo, inspire suavemente pelo nariz e, enquanto expira longamente pela boca, pense em elevar seu assoalho pélvico (ativação do músculo elevador do ânus) dentro da bacia e, pouco a pouco, mantendo ombros bem relaxados e peito espaçoso, vá sugando seu centro como se tivesse um cinto de umbigos (e não apenas um) ao redor de todo o tronco que se ajusta afinando seu centro. Pense que é como um abraço de abdome que você dá no neném. Quando terminar o ar, relaxe o abdome e o assoalho pélvico completamente.

2 – Sentada sobre uma bola, cadeira ou no solo, inspire suavemente pelo nariz e, enquanto expira longamente pela boca pense em elevar seu assoalho pélvico e rolar sua coluna com se fosse começar a deitar para trás apoiando primeiro o sacro e lombar. Apenas o início do movimento. O mesmo gesto que faz o cachorrinho quando está assustado colocando o rabinho no meio das pernas. Esse movimento fortalecerá seu abdome e alongará sua musculatura lombar. Lembre-se de sugar a cinta de umbigos enquanto rola a lombar. Quando acabar a expiração retorne a posição inicial sentada sobre seus ísquios e relaxe completamente seu assoalho pélvico.

Autora: Silvia Gomes

Fonte: Clinica AMAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail