Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Globalidade X Alterações Posturais

Globalidade X Alterações Posturais






Diz-se que o sistema esquelético e muscular tem função dá sustentabilidade ao corpo humano, bem como o tecido conjuntivo. Aliado a esse conceito de sustentação do corpo tem-se outro conceito que é o de globalidade. Não se pode pensar no corpo humano e, muito menos, falar de aspectos posturais sem pensar em uma globalidade.

Qualquer disfunção esquelética poderá a levar problemas na musculatura relacionada ao local da disfunção ou não relacionada. Ás vezes pode-se ter uma resposta muscular de uma alteração longe de onde começou o problema, como uma torção do tornozelo levar a uma lombalgia. Pode ocorrer também um problema muscular levando a alterações na biodinâmica de uma articulação relacionada diretamente ou indiretamente.

Quando se fala em alterações posturais essa idéia de globalidade fica ainda mais forte e melhor compreendida. Na linguagem biomecânica, um conceito muito explorado é o de centro de massa e cetro de gravidade. Na verdade esses dois conceitos são entrelaçados onde o centro de massa é um determinado ponto no objeto, sobre o qual incide a gravidade que exerce tração sobre todas as moléculas desse objeto, numa linguagem mais simples é o ponto onde a maior parte da massa do corpo se concentra.

O centro de massa, com o desenvolvimento normal do homem, vai se modificando. No recém nascido o centro de massa o centro de massa está na seu cabeça, pois ela é a parte do seu corpo que mais pesa, é por isso que o recém nascido não consegue sustenta ereta sua cabeça. Com o passar dos anos a criança vai ganhando massa corporal e o centro de massa vai modificando de local a até que no estágio juvenil esse centro de massa localiza-se na proximidade do umbigo. Para um melhor estudo e entendimento da repercussão desse conhecimento na postura humana, traça-se uma linha imaginária vertical do centro de massa ao solo. Para um bom equilíbrio essa linha deverá está contida numa base denominada base de sustentação, qualquer desvio dessa base implicará em desequilíbrio.



A base de sustentação é a área no solo que contenha a área de um indivíduo em pé, área essa onde seu corpo estará fazendo pressão no solo. A figura ao lado mostra o ponto onde cai o centro de massa bem como a área abrangida pela base de sustentação do corpo. O centro de massa deva cair no ponto indicado na figura, qualquer alteração desse ponto gerará instabilidade do corpo e para resolver essas instabilidades o próprio corpo procurará artifícios e é aqui que consiste o problema. Muitas dessas correções se dão de maneira inconsciente



Na figura ao lado o centro de gravidade está caindo fora da base de sustentação; isso implica que o corpo terá de busca artifícios para devolver estabilidade, uma dessas ações afetará a visão indivíduo, podendo deixá-lo estrábico.





José Diêgo Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail