Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O papel do calor na reabilitação do atleta

O papel do calor na reabilitação do atleta
Durante a prática esportiva o atleta acaba convivendo com a dor, seja ela motivada pelo excesso de treino, técnica inadequada ou por traumatismos diversos.
Existem várias formas de tratamento para alivio da dor e retorno funcional ao esporte. A terapia empregando o calor é utilizada há muitos anos, associada com o conforto e relaxamento que proporciona.
É importante avaliar a causa da dor do atleta para empregarmos o melhor tratamento.
Casos de traumas agudos, onde existe inchaço, o melhor é utilizar gelo nas primeiras 72 horas, para diminuir o calibre dos vasos e evitar a formação de um hematoma maior. Após este período, o calor é uma opção terapêutica.
No caso da dor nas costas do atleta, algo muito comum, que apresenta inúmeras causas (excesso de sobrecarga na região, desequilíbrio muscular, erro na pisada, falta de alongamento, estresse ou por deficiência postural); a dor estimula, como defesa, a contratura reflexa da musculatura da região, que, após algum tempo contraída entra em fadiga e amplia a localização da dor.

Como o calor pode ajudar?

O calor relaxa a contratura das fibras musculares, diminuindo o espasmo local e contribuindo para melhora da dor através de vários mecanismos:

•O calor dilata os vasos sanguíneos da musculatura da coluna, isto permite maior fluxo de oxigênio e nutrientes, ativando o metabolismo celular contribuindo para a cicatrização do músculo lesado e analgesia.
•O calor estimula os receptores de sensibilidade da pele, diminuindo a transmissão do sinal de dor para o cérebro.
•A aplicação de calor facilita o alongamento dos chamados “tecidos moles” ao redor da coluna (músculos, ligamentos, aderências), diminuindo a rigidez provocada pela lesão e aumentando a flexibilidade necessária para suportar a carga de exercícios.
Existem várias formas de proporcionar este calor terapêutico:

•Banho quente
•Almofada térmica
•Bolsa de água quente
•Compressa quente
•Adesivo
•Forno de Bier
•Ultrassom
•Ondas curtas
É interessante, combinarmos o uso do calor com outras técnicas, necessárias de acordo com cada caso, (fisioterapia, uso de palmilhas, correção postural, medicamentos, uso de colete...) para evitar que o problema retorne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail