Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Entorse do Tornozelo

Entorse do Tornozelo
TORCEU O PÉ? E AGORA?

Pisou em um buraco? Virou o pé?
Sente uma dor no tornozelo?
Coloque gelo! Se ainda não inchou, vai inchar.
Você provavelmente acaba de sofrer um entorse do tornozelo, uma das lesões mais comuns na vida diária e principalmente na prática esportiva.
Se não for bem tratada pode acarretar vários transtornos e prejudicar seu futuro como atleta.


A articulação do tornozelo é formada pelo encaixe dos ossos da perna no pé.Eles são revestidos por uma película de cartilagem e mantidos unidos por fibras denominadas ligamentos.





Quando torcemos o tornozelo estes ligamentos sofrem uma grande tensão e suas fibras arrebentam. A gravidade do entorse está associado ao número de fibras lesadas.
Em alguns casos o ligamento chega a arrancar um fragmento ósseo que necessita, em geral, ser fixado cirurgicamente.





Sintomas

Inchaço, dor e dificuldade para caminhar direito.
O diagnóstico e tratamento devem ser perfeitos para evitar que você fique com o pé frouxo.
Algumas vezes é necessário realizar uma radiografia para afastar a hipótese de fratura; ou até exames mais sofisticados.




Tratamento

O tratamento varia de acordo com a gravidade do trauma e da presença de possíveis lesões associadas (osso, cartilagem, tendões).

Devemos adotar medidas para diminuir a dor e o inchaço (bolsa de gelo, medicação adequada, elevação do pé, faixa compressiva, uso de muletas).

A dor dura, em média, 7-14 dias, mas o ligamento demora de 03 a 06 semanas para cicatrizar, dependendo do número de fibras que romperam.
Portanto, é muito importante não abandonar o tratamento antes da hora, só porque não há mais dor, você corre o risco do seu ligamento não cicatrizar ou cicatrizar alongado causando entorses de repetição. O ligamento deve ser protegido com o uso de um dispositivo que imobilize o tornozelo.

Reabilitação

Existem recursos para aliviar a dor e o inchaço, mas não devemos esquecer do alongamento e fortalecimento dos músculos que auxiliam a estabilidade da região.

Outra etapa importante é a recuperação da propriocepção, um reflexo que corrige a posição espacial do pé de forma automática, independente do terreno que pisamos. Quando torcemos o pé, perdemos este reflexo e passamos a sentir o pé meio “bobo”.

Em casos crônicos, que não respondem à fisioterapia pode ser necessário cirurgia para estabilizar o tornozelo, porque o problema não é só ele torcer toda hora; cada vez que isto ocorre pode haver um atrito na cartilagem que reveste a extremidade dos ossos – você acaba desenvolvendo um desgaste precoce da cartilagem = artrose.

Cuide bem do seu pé!
Ele é a base que sustenta o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail