Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Postura na criança

Postura na criança
Fique reto!
Endireite os ombros!

Qual é o pai ou mãe que não se preocupa com a postura dos seus filhos?
A postura e o movimento de uma criança até os 6-7 anos de vida, em geral, é realizado com mínimo esforço. Sua cabeça guia o movimento e o resto do corpo segue naturalmente a sua direção.

Quando começamos a crescer e a nos tensionar com as preocupações da vida, nossa postura se deteriora; os ombros "enrolam-se para dentro", o pescoço endurece, os músculos ficam encurtados, a respiração se torna mais restrita e sentamos de forma errada.
Possuímos uma série de reflexos que suportam o nosso corpo contra a força da gravidade e naturalmente coordenam os nossos movimentos. Tensões musculares inapropriadas criam uma interferência com estes reflexos e resultam em movimentos desajeitados. Isto pode, à longo prazo, transformar a criança em um adulto com dor no pescoço, dor nas costas, artrose, cefaléia...
Estudos americanos relatam que 56% dos adolescentes têm a coluna deformada. Contribuem para isto a postura ruim e o excesso de tempo que permanecem sentados durante a fase de estirão do crescimento.

Qual o segredo da boa postura?

1.Deixe seu bebê desenvolver o controle do pescoço e a força da coluna lombar de uma forma progressiva, na velocidade dele, passando por cada estágio: levantar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e caminhar. Cada fase prepara a coordenação muscular para a próxima. Se pularmos etapas, alguns grupos musculares podem não estar prontos.
Quando ele estiver deitado e levantar a cabeça, é uma resposta natural à curiosidade, se você toda vez levanta-lo, satisfaz a curiosidade, mas prejudica o desenvolvimento corporal. É importante engatinhar antes de caminhar. Andadores são desaconselháveis.
2.Tente utilizar cadeiras que tenham uma boa angulação entre a coluna e as pernas. Isto torna mais fácil a troca de posição em comparação as cadeiras com encosto arredondado, que prendem a coluna em uma posição indesejável.
3.Não permita que seu filho(a) cresça na cadeira ! O excesso de tempo sentado é prejudicial para a coluna.
Geralmente a mesma cadeira acomoda os adultos e a criança. Se o tamanho do assento da cadeira é muito grande, faz com que as panturrilhas pressionem contra a frente do assento, restringindo a circulação, desencostando as costas da cadeira e evitando o movimento das pernas.
4.Um bom apoio dos pés enquanto sentado estimula o reflexo nos músculos eretores da espinha que controlam a postura. Andar descalço estimula a recepção de informações sensoriais pelos pés, fato que contribui para uma melhor postura. O uso precoce de salto alto faz um mal terrível para a coluna. .
5.A dieta bem balanceada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea que vai suportar a boa postura (cálcio , vitamina D). Evitar obesidade !
6.Não se deve carregar a mochila escolar de um lado só. O excesso de peso prejudica a coluna. Dê preferência pela mala com rodinhas
7.Uma postura errada pode ser uma mensagem de insatisfação ou de baixa auto-estima – uma linguagem corporal negativa. Adolescentes do sexo feminino, com o desenvolvimento dos seios, por vergonha, podem adotar uma postura com os ombros para frente.
8.Dê um bom exemplo, as crianças costumam imitar a postura dos pais.
O corpo humano é todo integrado, e de que, vários fatores podem influenciar a postura. Os pés são as nossas plataformas, sustentam todo o nosso peso. Se a criança pisa errado, isto pode afetar a coluna. Veja se a criança ou adolescente gasta o sapato mais de um lado do que o outro. Será que existe uma diferença de comprimento entre as pernas? Note se a calça veste igual nas duas pernas.Os ombros e os quadris estão na mesma altura? Algumas crianças podem apresentar deformidades que aparecem durante o desenvolvimento da coluna, tais como:

Durante o estirão do crescimento (início com 09 anos na menina e 11 anos no menino, em média), é normal a criança crescer rápido, aumentando de estatura as custas do crescimento longitudinal dos ossos, porém a musculatura não acompanha, tornando-os bastante encurtados.

A avaliação de um médico ortopedista é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail