Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

A SINFISITE PÚBICA E A CORRIDA

A SINFISITE PÚBICA E A CORRIDA
--------------------------------------------------------------------------------





A sinfisite púbica é uma inflamação dos ossos da pube (osso da bacia), da sua articulação (sínfise púbica) e de outros tecidos localizados em torno da pube (tendões e fáscias).
No esporte, a sinfisite pode ser desencadeada por um traumatismo agudo localizado e único (sinfisite aguda) ou provocado por micro traumatismos de repetição (sinfisite crônica), ambas as situações causando desconforto durante os movimentos.
A sinfisite crônica se caracteriza por alterações degenerativas do osso e da cartilagem articular, acompanhadas de cistos e deformidades locais.

Como isto ocorre?
Muitas são as causas possíveis de dor localizada na região da pube, sendo a sinfisite uma das causas mais freqüentes.
Os esportes que desencadeiam esta doença são geralmente aqueles que promovem movimentos rápidos de corrida (tiros), saltos e mudanças de direção.
As corridas de velocidade e de longa distância são modalidades que estão descritas associadas à sinfisite PÚBICA.

Quais são os sintomas?
Os sintomas começam com dor durante ou após o esforço, localizada na região da pube, abdome, virilha e coxa.
Inicialmente o atleta queixa-se de dor indefinida localizada no abdome baixo, pube ou coxa, que limita o movimento de flexão da coxa, adução (aproximação da coxa junto à outra) ou na flexão do tronco (movimento de abdominal). A piora dos sintomas é desencadeada pela persistência na realização dos movimentos e intensificação do treino.
O uso de analgésicos ou mesmo a interrupção do treinamento podem melhorar a dor por um período. A recidiva dos sintomas é freqüente após retomar os treinamentos, quando não há um diagnóstico ou tratamentos corretos.

Como a sinfisite é diagnosticada?
O diagnóstico no esporte é feito tardiamente, pois o atleta procura suportar a dor enquanto esta não provoca alterações nos treinamentos.
A utilização de analgésicos e antinflamatórios também podem mascarar o diagnóstico e a gravidade da lesão.
O exame físico revela sinais importantes de dor localizada, desequilíbrios de força (músculos do abdome e adutores da coxa) e incapacidade de realizar movimentos específicos.
Os métodos de diagnóstico por imagem, como as radiografias simples podem revelar alterações nos ossos da pube nos casos crônicos, mas o exame de ressonância magnética permite uma análise mais anatômica e específica da região atingida.
Importante saber que nem toda dor localizada na região púbica é uma sinfisite púbica, pois outras causas podem se manifestar de forma semelhante como: hérnias inguinais e femorais, doenças do aparelho urinário, lesões musculares e tendinopatias (doenças dos tendões).

Como a sinfisite é tratada?
O tratamento inicial abrange a utilização de analgésicos, antiinflamatórios, redução da intensidade do treino e fisioterapia (correção de movimentos, exercícios de alongamento e fortalecimentos específicos).
O tempo de redução dos treinos ou afastamento da corrida dependerá da resposta ao tratamento, tendo como critério mais importante, a melhora da dor.
O tratamento cirúrgico se restringe aos atletas com sintomas intratáveis pelos métodos já descritos por período superior a três meses.
Lembre-se sempre, a dor pode ser um aviso. Fique atento e bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail