Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Criofisiologia

Criofisiologia

http://www.milton.com.br/esporte/saiba_mais/ft_2.htm

por Ft. Juliana Prestes Mancuso, fisioterapeuta convidada
CRIOFISIOLOGIA

A crioterapia como a criofisiologia fazem parte da criobiologia, que faz parte da criogenia.

O que é Crioterapia e Criofisiologia?

A palavra Crioterapia vem do grego Krios = Frio e Terapia = Tratamento.

Crioterapia refere-se ao uso de baixa temperatura no tratamento de enfermidades e é o sustentáculo de varias modalidades terapêuticas. Literalmente significa “terapia pelo frio”, ou seja, crioterapia é qualquer tipo de uso do gelo ou de aplicações de frio com objetivos terapêuticos, é uma aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, que resulte numa retirada do calor corporal diminuindo a temperatura tecidual.

Todas as técnicas existentes que utilizam o frio são chamadas de crioterapia.

Fisiologia vem do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo das funções,

Fisiologia: "é a disciplina científica que estuda o funcionamento dos seres vivos".

Então temos:

Criofisiologia: Estudo científico da natureza das funções do tratamento pelo frio, onde serão ressaltados os aspectos fisiológicos envolvendo as variações térmicas para as baixas temperaturas, a atuação do frio como agente terapêutico e recurso térmico baseado em vasoconstrição.

A criofisiologia é uma ciência que vem sendo estudada a fundo no Instituto para problemas da criobiologia e criomedicina da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia. O link do laboratório é o http://www.cryo.org.ua/ipk_eng/home_e.html

Os efeitos fisiológicos da aplicação do frio encontrados na literatura são: anestesia, redução do calor, redução do espasmo muscular, estimulação do relaxamento, permitir mobilização precoce, melhorar a amplitude de movimento, redução do metabolismo, quebra do ciclo dor-espasmo-dor, diminuição da circulação e na inflamação, estimula a rapidez do tecido.

A crioterapia é muito utilizada no meio esportivo por ser um meio terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula; além de ser prático, barato e eficaz.

Todas as técnicas existentes que utilizam o frio são chamadas de crioterapia, entre elas podemos citar:

Aplicação de gelo ou compressas geladas para atendimento imediato das lesões agudas; aplicação de gelo ou compressa gelada após cirurgia ortopédica; banhos de água fria, piscina fria, ou imersão em um balde de gelo parcialmente derretido.

Massagem com gelo;

Colocação de uma queimadura sobre água fria corrente;

Tratamento dos pontos gatilho com gelo;

Crioestimulação é uma técnica usada para tratamento de pacientes com lesão central ou periférica e tem como objetivo provocar alguma contração muscular, pode ser usada na forma de “taping” para estimular a área hiper sensibilizada;

Criocinesioterapia é uma combinação de aplicações de frio para causar hipoestesia à área do corpo lesionada combinada com exercício ativo, graduado e progressivo;

Crioflexibilidade;

Criocinética significa aplicação intermitente de frio e exercícios ativos;

Crioalongamento são aplicações alternadas de frio e alongamento muscular;

Crioestiramento são aplicações intermitentes de frio e estiramento de tecidos moles, banhos em água fria, como por exemplo, turbilhão frio ou imersão em balde com água com temperatura próxima a zero;

Crioeletroforese é uma técnica de veiculação transcutânea profunda de substâncias medicamentosas em baixas temperaturas, por via elétrica;

Hipotermia corporal antes de cirurgia abdominal ou transplante de órgãos;

Criosauna, que é a intervenção do frio por todo o corpo;

Criocirurgia ou crioablação que é a técnica utilizada para destruição dos tecidos através da produção de uma zona de necrose produzida pela aplicação de crioterapia eliminando os pontos lesionados e os tecidos circundantes ;

Criopreservação, que é a técnica de congelamento e armazenamento de materiais biológicos em temperaturas muito baixas.

A crioterapia apesar de ter uma história longa, sendo usada desde a antiguidade, deu inicio ao uso efetivo no tratamento das lesões esportivas só por volta de 1970.

A terapia fria também age na redução da dor, do edema, da resposta inflamatória e das perturbações circulatórias. Uma das suas principais funções no sistema circulatório é a redução do fluxo sangüíneo, devido à vasoconstricção. Esta ocorre por um estímulo das fibras simpáticas e a diminuição da pressão oncótica e da permeabilidade da membrana levam a uma redução do edema.

A queda da temperatura promove uma diminuição da ação muscular e um relaxamento dos mesmos, favorecendo a redução da espasticidade, pois ocorre queda da força de contração, devido ao seu efeito direto sobre o fuso, o que leva a uma redução da sensibilidade fusal e do reflexo tendinoso. Este mecanismo se dá devido ao aumento do limiar da dor e a diminuição da velocidade de condução nervosa que beneficiam o alongamento muscular, e em contrapartida favorece a redução da extensibilidade do tecido conectivo, proporcionando uma menor flexibilidade muscular.

No trauma e na inflamação, a terapia fria atua prevenindo o extravasamento sangüíneo, levando a uma menor quantidade de fibrinas e a uma menor síntese de colágeno, minimizando a aderência. Uma vez que a imobilização pós-trauma também contribua para o aumento da síntese de colágeno, o gelo pode atuar reduzindo o tempo de imobilização.

A crioterapia vem sendo cada vez mais estudada e utilizada como tratamento, hoje a necessidade de comprovação científica se faz necessária e com isso, busca-se cada vez mais o interesse dos pesquisadores pela criofisiologia.

por Ft. Juliana Prestes Mancuso
Fisioterapeuta formada pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e Reabilitação do Sistema Músculo-esquelético pelo Instituto Cohen de Ortopedia, Fisioterapia e Medicina Esportiva,
em parceria com a Universidade São Marcos
Especialista em Reabilitação do Sistema Musculoesquelética pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail