terça-feira, 29 de junho de 2010

NEUROMA DE MORTON

--------------------------------------------------------------------------------

O que é o Neuroma de Morton ?
Os nervos se distribuem entre os ossos e em torno dos dedos. Os neuromas são tumores benignos do tecido nervoso e se caracterizam por uma degeneração lenta das fibras nervosas.
O neuroma de Morton ou neuroma interdigital plantar aparece mais frequentemente entre os ossos do 3º e 4º dedos (3º espaço) ou entre o 2º e 3º dedos (2º espaço).

Como ele aparece ?
As causas ainda não estão definidas, embora se acredite que a anatomia associada à compressão local e a diminuição do suprimento de sangue estejam relacionadas ao sofrimento do nervo.
Os traumatismos nos pés em decorrência de acidentes também são descritos como possíveis causas de neuromas nos pés.
As compressões dos nervos digitais como nas bursites, cistos, fraturas e cicatrizes também podem provocar compressões nos nervos digitais.
Os neuromas também são descritos associados aos excessos da corrida ou da caminhada.

Quais são os sintomas ?
A dor que aparece na planta do pé é o sintoma mais freqüente e você pode sentir também uma área de anestesia irradiada para os dedos, acompanhada ou não de queimação.
Pode ser desencadeada após alguns minutos ou vários quilômetros de corrida em superfícies rígidas, ou pelo uso de calçados muito apertados.
Pode haver também um dolorimento entre os dedos afetados pelo neuroma.

Como é diagnosticado ?
O seu médico deverá examinar seu pé e avaliar os sintomas.
A compressão médio-lateral dos dedos do pé pode provocar os sintomas de dor local.
O exame de ressonância magnética auxilia o diagnóstico e permite a determinação da localização e das dimensões do neuroma, além de identificar outros diagnósticos diferenciais.

Como o neuroma é tratado ?
O tratamento pode incluir:
1. Utilização de tênis apropriados quanto ao tamanho, tipo de pé e modalidade praticada.
2. Medicações antinflamatórias e analgésicas.
3. Infiltração de corticosteróides e anestésicos à critério médico
4. Utilização de palmilhas com apoio para a região dolorosa.
5. Cirurgia para a remoção do neuroma após tentativas sem sucesso da melhora dos sintomas.

Como posso prevenir a formação de um Neuroma de Morton ?
Não se sabe atualmente como prevenir o aparecimento de um neuroma de Morton, embora a utilização de calçados apropriados possa diminuir o quadro de dor e incômodo durante a corrida.