Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

O PINÇAMENTO ANTERIOR DO TORNOZELO

O PINÇAMENTO ANTERIOR DO TORNOZELO
--------------------------------------------------------------------------------





O Pinçamento Anterior do Tornozelo representa uma síndrome, onde um conjunto de causas provoca dor no tornozelo. Geralmente esta síndrome é causada por lesões antigas ou não adequadamente tratadas, tais como lesões de ligamentos geradas nas torsões.

Todo pinçamento se caracteriza por duas estruturas ou tecidos que se tocam de forma anormal durante o movimento. Estes tecidos podem ser pequenos ossos que se tornam proeminentes (osteófitos) ou tecidos moles (restos de ligamentos).

A primeira descrição desta síndrome foi relatada por Morris em jogadores de futebol que apresentavam dor localizada na região anterior (frente) do tornozelo. Atualmente tais lesões são encontradas na maioria dos esportes e podem causar limitações importantes.

Na parte da frente do tornozelo (região anterior da tíbia) há a formação de osteófitos, que são bicos ou proeminências ósseas. Da mesma forma, temos a formação de osteófitos no tálus, o primeiro osso abaixo da tíbia, e que se articula com ela nos movimentos de flexão e extensão do tornozelo.

Os sintomas incluem dor nos extremos do movimento, o que leva à limitação da amplitude. A dor é gerada quando movimentamos o tornozelo para cima, principalmente durante a corrida em subida, onde o pinçamento ocorre mais facilmente. Podemos notar nos casos mais antigos, irregularidades ósseas visíveis no tornozelo acompanhadas de instabilidade e inchaço crônico (aumento da produção do líquido articular).

As radiografias do tornozelo demonstram formação óssea anormal na parte da frente da tíbia e também no tálus. As radiografias realizadas com o tornozelo em extensão (movimento do tornozelo para cima) podem demonstrar o contato dos osteófitos da tíbia com o tálus.

O tratamento inicial é conservador e consiste na elevação do calcanhar com a utilização de calcanheiras para evitar o pinçamento, além do uso de antiinflamatórios sob prescrição médica e fisioterapia. A utilização de órteses e bandagens elásticas podem ser úteis, porém apenas restringem o movimento do tornozelo.

A cirurgia é o tratamento definitivo para a remoção dos bicos ósseos (osteófitos) e pode ser feita tanto por via aberta como através da artroscopia e está indicada quando o tratamento conservador não resolver.

Algumas lesões que provocam pinçamento no tornozelo envolvem partes moles e são chamadas lesões meniscóides. As lesões meniscóides são definidas como a transformação em fibrocartilagem de um ligamento previamente rompido após a torsão do tornozelo não tratada. Frequentemente estas lesões meniscóides ficam localizadas entre o tálus e o maléolo lateral (osso lateral do tornozelo), A remoção destas lesões através da cirurgia artroscópica propicia melhora significativa dos sintomas.

A reabilitação do tornozelo também é fundamental, objetivando-se ganhar movimento, fortalecimento e melhora da dor, com retorno às corridas o mais brevemente possível.

Um comentário:

  1. Boa Tarde, Doutor ... Esses são os famosos bicos de papagaio ? Ja fiz 20 sessoes de fisioterapia e melhorou um pouco, porém quando vou jogar incomoda demais !! É exatamente a dor que o sr citou no e-mail, quando mexo o pé para cima. Torci meu pé em Dezembro e não consigo jogar mais como antes ... Quanto tempo demora para a recuperacao ? É uma operação complicada ??

    Desde já agradeço a Atenção !

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail