Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

ENTORSE DO TORNOZELO NA CORRIDA

ENTORSE DO TORNOZELO NA CORRIDA
--------------------------------------------------------------------------------





Durante a corrida, estamos sujeitos a acidentes de várias formas. A entorse do tornozelo é uma situação acidental que pode atrapalhar a continuidade da corrida ou mesmo interrompê-la.
A entorse do tornozelo é muito freqüente na prática esportiva, apresenta –se com gravidades diferentes e atinge principalmente os esportes que apresentam movimentos com mudanças de direção.

Como ela ocorre?
Durante a corrida, podemos torcer o tornozelo numa passada mal feita ou ao pisarmos dentro de um buraco ou num terreno irregular. O ato de torcer o tornozelo significa realizar um movimento amplo e maior do que o permitido pela articulação, o que provoca lesões nas estruturas estabilizadoras, começando pela cápsula, e seguindo pelos ligamentos.
A maioria das lesões provocadas pela entorse afeta os ligamentos do complexo lateral do tornozelo, mas pode haver lesões na parte interna (medial) ou nos ligamentos do pé. Os ligamentos são bandas de tecido fibroso, que conectam ossos na articulação e ao serem rompidos podem provocar mudanças na estabilidade da região atingida.
Alguns fatores são predisponentes como, problemas na percepção de posição do pé e tornozelo (propriocepção), frouxidão ligamentar, lesões anteriores dos ligamentos, terrenos irregulares (tipo de superfície, aderência do piso) e o tipo de calçado.



Quais são os sintomas?
Durante a entorse, pode-se ouvir um estalido ou apenas sentir dor intensa, geralmente localizada na região lateral do tornozelo. Após alguns minutos observa-se inchaço localizado (edema), formação de hematoma, limitação de movimentos e dificuldades em apoiar o pé no chão.



Como é diagnosticada?
A história do paciente é de extrema importância na elaboração do diagnóstico clínico, pois através dela saberemos com realmente ocorreu o acidente.
O exame físico revela pontos de dor, graduação do inchaço (edema), mudança da cor da pele (hematoma), e testes especiais poderão revelar sinais de instabilidade do tornozelo.
As radiografias simples em pelo menos duas posições informam sobre possíveis fraturas associadas ou deslocamentos de ossos do pé ou tornozelo, que muitas vezes não conseguimos identificar no primeiro exame do atleta.
O exame de ressonância magnética é capaz de mostrar detalhes da lesão, identificar o(s) ligamentos lesados e mostrar lesões adicionais, trazendo ao especialista maiores informações sobre a gravidade da entorse.



Como é tratada?
Logo após a entorse procuramos aplicar gelo sobre o local por 20 a 30 minutos, mantendo o tornozelo imóvel e numa posição elevada em relação ao solo. Procurar não apoiar o pé no chão e repetir a aplicação de gelo a cada 3 a 4 horas, até que se tenha uma avaliação por especialista e se inicie o tratamento definitivo.
A dor e a inflamação podem ser controladas com analgésicos e antiinflamatórios a critério médico.
A imobilização após indicação médica pode ser feita com aparelhos de gesso, talas ou órteses especiais que permitem a realização de fisioterapia simultaneamente.
A gravidade da lesão e as formas de tratamento determinam o tempo de recuperação e o retorno ao esporte.
Alguns casos apresentam maior gravidade e associados às características do atleta podem ser de tratamento cirúrgico.
Tratar adequadamente também significa prevenir outras lesões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail