Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

O ESTIRAMENTO MUSCULAR

O ESTIRAMENTO MUSCULAR
--------------------------------------------------------------------------------





As lesões musculares estão entre as mais freqüentes nos esportes e modificam significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes.
Quem já sofreu um estiramento muscular jamais esquece a dor e as dificuldades para voltar a fazer o esporte preferido sem medo de sentir novamente.

DEFINIÇÃO
O estiramento muscular é uma lesão indireta, pois ocorre na ausência de contato físico e caracteriza-se pelo “alongamento” das fibras além dos limites normais, também chamados de fisiológicos.
A contração muscular pode ser classificada em dois tipos:

CONCÊNTRICA, caracterizada pelo encurtamento das fibras musculares, em função da força gerada ser de intensidade superior à resistência imposta.
EXCÊNTRICA, caracterizada pelo “alongamento” das fibras musculares, em função da força gerada ser de intensidade inferior à resistência imposta.
Os estiramentos musculares ocorrem predominantemente durante as contrações musculares excêntricas.
Podemos classificar os estiramentos em Parciais (acometem parte do músculo) ou totais (acometem a totalidade do músculo).

HISTÓRIA
A história de quem sofre uma lesão é marcada por uma dor súbita durante a realização de um movimento esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido.
A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento.
O inchaço pode se formar logo após a lesão, acompanhada ou não de uma deformidade (depressão local).
Os grupos musculares mais freqüentemente atingidos por estiramentos são os ísquiotibiais (músculos posteriores da coxa), o quadríceps femoral (músculos anteriores da coxa) e o tríceps sural (músculos da perna). Estes músculos apresentam em comum as seguintes propriedades: são biarticulares (atravessam duas articulações) e tem um predomínio de fibras do tipo II (fibras de contração rápida).
As regiões mais atingidas no músculo são as transições músculo-tendão e no ventre muscular (corpo do músculo).

FATORES PREDISPONENTES
Os fatores predisponentes aos estiramentos são:

Deficiências de flexibilidade
Desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas (agonistas e antagonistas)
Lesões musculares pregressas
Distúrbios nutricionais e hormonais.
Infecções
Fatores relacionados ao treinamento
Incoordenação de movimentos, técnica incorreta, sobrecarga e fadiga muscular.
Na primeira fase após a lesão, há um desarranjo na estrutura das fibras musculares, desencadeando um processo de morte celular (necrose), seguindo-se uma inflamação com o aparecimento dos sinais e sintomas típicos, como: inchaço, equimose e hematoma (acúmulo de sangue), dor, deformidade e limitação de movimentos.
A fase seguinte se caracteriza pela migração de células sanguíneas e a liberação de substâncias (fatores de crescimento celular) que estimulam o reparo (cicatrização) e a regeneração das fibras musculares.

DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO
O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados, podendo ser ou não complementados por métodos de diagnóstico por imagem a critério médico.

CLASSIFICAÇÃO
A classificação dos estiramentos tem importância no diagnóstico, já que identifica e quantifica a área lesada do músculo, os fenômenos concomitantes, a gravidade, os critérios de tratamento, o tempo de afastamento do esporte e a previsão de seqüelas.
Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em:
Grau I – lesão < 5% do músculo. A dor é localizada durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso, sem formação de hematoma e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.
Grau I I - lesão > 5% e < 50% do músculo, acompanhado de edema, dor localizada, hemorragia leve ou moderada, limitação funcional moderada, pode evoluir com seqüelas.
Grau III - lesão > 50% do músculo, acompanhada de perda de função, defeito palpável (retração muscular) e presença de hematoma, recuperação lenta e o prognóstico é indeterminado, de um modo geral evoluindo com seqüelas (deformidades).
O tratamento dos estiramentos musculares abrange:

Medicamentos sob prescrição médica: analgésicos, antiinflamatórios e mio relaxante.
Gelo: compressão do local com bolsas de gelo durante 20 a 30 minutos, 3/3 horas.
Repouso do membro afetado com a utilização de órteses (muletas, estabilizadores).
Elevação do membro acometido para uma drenagem mais eficiente do edema
Fisioterapia sob prescrição: controle da dor e exercícios.
O diagnóstico precoce, assim como a prescrição de tratamentos específicos são importantes na abordagem dos estiramentos.
Nem sempre os estiramentos são precedidos por dor no mesmo local ou tensão muscular aumentada, portanto prever o surgimento de tais lesões não é uma tarefa simples.

Negligenciar o tratamento leva freqüentemente a recidivas, com novas lesões no mesmo músculo e que podem resultar seqüelas e longos períodos de afastamento do esporte.

Um comentário:

  1. Bom dia Lucas. É possivel que um estiramento muscular que não foi devidamente tratado (na panturrilha)ainda produza dor e limitações após alguns meses? E o tratamento fisioterápico? Possuo uma dor dessas e já realizei inúmeros exames(inclusive de angiologia) mas não aparece nada. Essa hipótese que mencionei no início, foi a última que me foi passada. Seria muito grato se pudesse me responder este e-mail. Obrigado e parabéns pelo site! Abs Thiago Alves thiagoalves.bt@gmail.com

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail