Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

ESPONDILÓLISE, UMA CAUSA DE DOR LOMBAR NO ESPORTE

ESPONDILÓLISE, UMA CAUSA DE DOR LOMBAR NO ESPORTE
ESPONDILÓLISE, UMA CAUSA DE DOR LOMBAR NO ESPORTE
--------------------------------------------------------------------------------





ESPONDILÓLISE significa ESPÔNDILO (vértebra) e LISE (defeito ósseo). Esta lesão óssea significa uma falha entre as regiões anterior e posterior da coluna lombar e representa uma das causas de dor lombar em esportistas. Muitas são as teorias para explicar o aparecimento da espondilólise, dentre elas temos as anormalidades do crescimento ósseo na fase de desenvolvimento (criança e adolescência), a posição ereta do ser humano, as causas genéticas e os traumatismos repetitivos.

O esporte também pode ser o causador destas lesões, devido à geração de traumatismos decorrentes de forças de múltiplas intensidades e direções. Tais forças são capazes de gerar uma fratura de estresse de uma ou duas partes das articulações de uma vértebra. O defeito duplo causa instabilidade local e culmina com o escorregamento de uma vértebra sobre a outra, fenômeno este denominado ESPONDILOLISTESE, ESPÔNDILO (vértebra) e LISTESE (escorregamento)

A ESPODILÖLISE está presente em até 6% da população adulta, embora nem todos tenham sintomas decorrentes da lesão. Os movimentos complexos da coluna, como as rotações e a hiperextensão do tronco podem antecipar o início dos sintomas. As ESPONDILÓLISES bilaterais apresentam risco de escorregamento de uma vértebra sobre a outra no esqueleto imaturo (criança e adolescência).

A dor lombar de baixa intensidade é progressiva, podendo atingir grande intensidade e provocar limitações para correr e até caminhar. A dor pode se manifestar com irradiação, para a coxa, perna e pé, o que significa o comprometimento de uma raiz nervosa na coluna. A dor irradiada (CIATALGIA) é geralmente unilateral e dificulta a realização de exercícios de alongamento. Muitas vezes o atleta insiste na realização de alongamentos para a coxa e perna, procurando o alívio dos sintomas, mas o que ocorre é a piora com aumento da irritabilidade, dor e limitação de movimentos.

O diagnóstico clínico por um especialista é fundamental e o complemento diagnóstico é feito através de métodos de imagem como as radiografias, a tomografia e a ressonância magnética.

O tratamento clínico abrange uma ampla variedade de medidas para controle da dor, com ênfase às medidas fisioterápicas, o fortalecimento muscular e a hidroterapia. A utilização de coletes também pode ser indicada, dependendo das características da lesão e da idade do paciente. A redução das atividades de impacto na fase inicial é de grande valia para alívio dos sintomas e resolução do processo. O tratamento cirúrgico também pode ser indicado nos casos de falha do tratamento conservador e progressão do escorregamento da vértebra (> 50%).

A dor lombar pode aparecer cedo na vida de um esportista e nem sempre é conseqüente a problemas musculares. Procure sempre um especialista e bons treinos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail