Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

SÍNDROME DO PIRIFORME

SÍNDROME DO PIRIFORME
--------------------------------------------------------------------------------





O que é a síndrome do PIRIFORME?
O músculo piriforme se estende desde a superfície pélvica do osso sacro (coluna) até a borda superior do trocânter maior (fêmur). Sua função principal é a de mover a coxa lateralmente e gerar uma rotação lateral.
A SÍNDROME DO PIRIFORME refere-se a uma irritação do nervo ciático na sua saída da pelve para a região glútea ao passar através do músculo piriforme localizado profundamente na nádega.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo e suainflamação causa dores na região posterior do quadril, nádega e frequentemente irradiam para a coxa e perna.

Como isto ocorre?
O nervo ciático passa entre os músculos piriforme e obturador interno, embora em cerca de 15% das pessoas o nervo atravesse o músculo piriforme.
Nas condições em que o músculo piriforme esteja tenso, hipertrofiado ou apresentando um espasmo localizado, o nervo ciático poderá ser comprometido.
A síndrome acomete corredores, ciclistas, triatletas e praticantes de academia. A posição sentada por longos períodos na bicicleta ou mesmo os impactos repetidos durante um treino de mountain bike podem provocar dor local. Na corrida, os treinos de subida são alguns dos fatores desencadeantes da s. do piriforme.
A S. do piriforme está correlacionada também às longas corridas em declive e aos exercícios excessivos de fortalecimento da musculatura glútea e coxa.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são:

Dor profunda localizada na nádega em caráter de queimação, podendo irradiar para a coxa do mesmo lado.
Piora ao caminhar, correr ou aos movimentos de rotação lateral do quadril, como fazemos ao sentar com as pernas cruzadas.
Dor durante os movimentos de sentar e levantar de uma cadeira.
Como a síndrome é diagnosticada?
A história e o exame clínico são fundamentais para o diagnóstico adequado.
O exame clínico consiste no exame ortopédico e testes especiais de movimentação do quadril, desencadeando a dor referida.
Os exames de imagem como radiografias, tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ser úteis na confirmação diagnóstica.
O diagnóstico pode ser confundido com outras doenças como as bursites, as lombalgias em geral, as tendinites dos músculos flexores do joelho e as dores provenientes das hérnias de disco.

Como a síndrome é tratada?
O tratamento pode abranger:

Medicamentos analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares sob prescrição médica.
Injeção local de anestésicos e corticosteróides
Fisioterapia, RPG
Repouso
Cirurgias nos casos mais graves e sem melhora com tratamento clínico por período prolongado.
Como a síndrome pode ser prevenida?
A prevenção pode ser feita através de um treinamento adequado, com exercícios de alongamento dos músculos rotadores internos e externos do quadril acompanhados de aquecimento adequado.
Moderação nos exercícios de fortalecimento de glúteos, sempre acompanhados por exercícios de alongamento.

Quando eu poderei voltar aos treinamentos?
O objetivo da reabilitação é permitir o retorno ao esporte com segurança o mais breve possível.
O retorno precoce às atividades físicas, ainda na presença de dor pode desencadear piora dos sintomas.
No geral, quanto mais tempo transcorrer entre o início da dor e o começo de um tratamento, mais tempo levará para a melhora dos sintomas.
Você poderá retornar ao esporte com segurança quando os objetivos abaixo forem progressivamente atingidos:


Movimentos normais dos membros inferiores
Força semelhante entre os membros inferiores
Trote indolor
Tiros retos sem dor
Corridas em curva e com mudanças de direção sem dor
Movimentos de saltos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail