Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

A SÍNDROME ISQUIOTIBIAL NO ATLETISMO

A SÍNDROME ISQUIOTIBIAL NO ATLETISMO
--------------------------------------------------------------------------------





Quais são os músculos isquiotibiais ?
Os músculos isquiotibiais localizam-se na região posterior da coxa, atravessam duas articulações (quadril e joelho) e são representados pelos músculos semitendinoso, semimembranoso e o bíceps.
Durante a corrida, os músculos isquiotibiais são fundamentais na geração de movimento e deslocamento para frente. Na maior parte da corrida, os músculos isquiotibiais estão ativos, portanto apresentam grande importância para o ga­nho de velocidade do atleta.
Os músculos isquiotibiais atuam como extensores do quadril e flexores do joe­lho simultaneamente, gerando e coordenando os movimentos das duas articula­ções. Da mesma maneira, os isquiotibiais são antagonistas do músculo quadríceps nas a­ções de extensão do joe­lho e flexão do quadril.

O que é a síndrome isquiotibial ?


A Síndrome Isquiotibial é caracterizada por dor localizada na proeminência óssea da bacia chamada tuberosidade isquiática, local de origem dos músculos isquiotibiais. A dor na tuberosidade isquiática é acompanhada de irradiação ao longo da face posterior da coxa. O nervo ciático posiciona-se lateralmente ao músculo bíceps femoral próximo à tuberosidade isquiática, e segue abaixo dos músculos posteriores da coxa.
Na síndrome dos isquiotibiais, os tendões estão espessos próximos à origem na tuberosidade isquiática, caracterizando uma região distinta, cicatricial e fibrótica. Alguns pacientes podem apresentar aderências entre o nervo ciático e os tendões, proporcionando o aparecimento de sintomas.

Quem são os esportistas mais susceptíveis à síndrome?
A maioria dos atletas que sofrem da síndrome isquiotibial pratica modalidades do atletismo (corridas de velocidade, modalidades com barreiras e saltos) e futebol, mas podem ser encontrados em todos os esportes.

Quais são os sintomas de quem apresenta a síndrome isquiotibial ?
Os sintomas são semelhantes às doenças dos tendões dos isquiotibiais (tendinopatias), à síndrome do piriforme e às dores do nervo ciático com origem na coluna lombo-sacra .
Os esportistas queixam-se de dor na região da tuberosidade isquiática, com sensação de irradiação da dor na face posterior da coxa. A dor é intensificada durante os exercícios de alongamento isquiotibial e durante a extensão do quadril ou flexão do joelho contra resistência.

Como podemos tratar a síndrome isquiotibial ?
O tratamento depende de uma avaliação clínica com especialista. Medicamentos para controle da dor, modificações nos treinamentos e fisioterapia podem ser úteis no alívio dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail