Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

A DOR ANTERIOR DO JOELHO NO CORREDOR

A DOR ANTERIOR DO JOELHO NO CORREDOR
--------------------------------------------------------------------------------





A “dor anterior do joelho”, também chamada de Síndrome Patelo-femoral (SPF) é um sintoma freqüente na prática esportiva, aparece principalmente entre adolescentes e adultos jovens e se caracteriza dor localizada na parte da frente do joelho, em torno da patela ou profundamente a esta.

A articulação entre a patela e o fêmur é de fundamental importância na transmissão e regulação de forças durante a corrida. Tanto os impactos gerados durante a pisada no solo quanto a contração dos músculos, são regulados através dos movimentos do tornozelo, quadris e também dos joelhos.

Muitas são as causas da “dor anterior do joelho” como: as inflamações ou degenerações do ligamento da patela, as osteocondrites (inflamações na cartilagem de crescimento), as bursites e a plica sinovial.

As lesões causadas por traumatismos (seqüelas de quedas ou contusões), as instabilidades da patela (sensação de falseio, “sair do lugar”), e a hiperpressão lateral da patela (aumento da pressão na parte lateral da patela) também são causas de dor anterior.

A dor pode aparecer alguns minutos ou após longos períodos de corrida, mas também pode aparecer durante períodos de repouso com os joelhos flexionados muito tempo, ou até descendo ou subindo escadas. O inchaço e a sensação de estalidos (“sensação de areia”, crepitação) e até insegurança ao pisar (falseio) podem ser observados acompanhando a dor.

São muitos os fatores associados a “dor anterior do joelho”, indo desde a anatomia e biomecânica como o mau alinhamento dos membros, ligamentos tensos, pés planos (“pés chatos”) até os fatores externos como o tipo de piso de corrida, o tênis utilizado e as características do treino e do ambiente.

Os tecidos que estão em torno da patela (ligamentos, tendões e músculos) são frequentemente locais de dor. A fraqueza ou o desequilíbrio muscular podem provocar desalinhamento da patela durante os movimentos do joelho e causar sobrecarga em algumas regiões. Por outro lado, músculos muito tensos e a baixa flexibilidade podem provocar aumento da tensão em torno da patela e causar dor.

A cartilagem de uma articulação não tem inervação, portanto o que dói não é a cartilagem e sim o osso que está logo abaixo delam (osso subcondral). O aumento da pressão dentro da patela por várias razões pode causar desgaste do osso localizado logo abaixo da cartilagem e provocar dor.
Saber o que está causando a “dor anterior”, ou seja, o diagnóstico correto é de grande importância, pois muitas estruturas e problemas podem causar os mesmos sintomas e muitas vezes o tratamento é diferente. O exame clínico com especialista auxiliado pelos métodos de imagem possibilita o diagnóstico correto.

Os métodos de tratamento são ainda muito debatidos na literatura e variam conforme o diagnóstico. A correção dos fatores desencadeantes da dor frequentemente se utiliza de exercícios de fortalecimento muscular e exercícios de alongamento, correção da mecânica da corrida e aspectos de treinamento, além de outras medidas como palmilhas, medicamentos ou até tratamentos cirúrgicos em algumas situações.

Portanto fique atento e respeite os seus sintomas, pois eles são seus aliados na busca de uma corrida melhor. Boa corrida!

Um comentário:

  1. Há 20 dias,após corrida mais intensa,comecei c/dor eedema no joelho D,ainda persiste dor e edema pré patelar.A RMN mostra líquido local e edema ósseo patelar,patela lateralizada.Desde então só faço transport,uso gelo.Tb tomei antiinf.e Diprospan im,há 4 dias.A dor continua,p/des/subir,qudo contrai quadríceps.Que faço?

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail