A Lesão do Ligamento Colateral Tibial do Joelho
--------------------------------------------------------------------------------
O que é o Ligamento Colateral Tibial?
O ligamento colateral tibial (LCT) é um dos quatro principais ligamentos responsáveis pela estabilidade crítica do joelho. O ligamento é formado de tecido fibroso e funciona como um limitador do movimento excessivo da articulação. Os quatro maiores estabilizadores do joelho são os ligamentos cruzados anterior, posterior e os colaterais tibial e lateral.
O ligamento colateral tibial estende-se do fêmur à tíbia e tem a função de resistir às forças que tendem a abrir a face interna (medial) do joelho durante os movimentos.
Como ocorre a lesão do LCT?
Um dos mecanismos da lesão do LCT é o impacto direto sobre a parte externa (lateral), provocando uma alavanca na face medial do joelho. Este mecanismo ocorre quando alguém ou algum objeto atingem a face lateral do joelho, provocando um estiramento do LCT. Outro mecanismo de ação também freqüente ocorre quando o atleta pisa sobre uma superfície irregular (buraco, desnível), gerando uma força de abertura na face medial do joelho.
O LCT tende a resistir ao máximo às forças que agem no sentido de provocar a abertura medial (interna) da articulação, mas dependendo da intensidade das forças que agem sobre ele, o ligamento pode se romper.
As lesões do LCT podem ser isoladas ou acompanhar outras lesões do joelho (menisco, cartilagem, ligamento cruzado anterior).
Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCT?
No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita localizada na região do ligamento na face medial do joelho, seguida de uma incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
Pode surgir inchaço ou até formação de hematoma decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Como a lesão do LCT é diagnosticada e tratada?
As lesões de LCT causam freqüentemente um desconforto na parte medial do joelho, com sensação variável de instabilidade ou dor ao pisar. Tais sintomas geram restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso com a realização de testes especiais. As Radiografias e mais especificamente a Ressonância Nuclear Magnética são exames úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.
Os sintomas tendem a se correlacionar com a gravidade da lesão numa escala de 1a 3.
Grau 1: Estiramento – Sintomas mínimos com retorno aos esportes em 2 a 3 semanas
Grau 2: Rotura incompleta - Sintomas de instabilidade leve, com dor e inchaço moderados e freqüentemente necessário o repouso e imobilização com órteses (imobilizador) por um período de 3 a 4 semanas.
Grau 3: Rotura completa - Sintomas de instabilidade intensa, com dor e inchaço importantes e tratamento com repouso e imobilização com órteses (imobilizador) por um período de 6 semanas.
Após o período de cicatrização do ligamento a fisioterapia deve ser iniciada com movimentação progressiva do joelho e introdução de atividades de fortalecimento e alongamento. Raros são os casos que necessitam de tratamento cirúrgico.
Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.

- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sensacional. Muito bom o artigo! Esclarecedor e de muita valia.
ResponderExcluirObrigado
através de um exame de ultrassonografia foi diagnosticada uma tendinopatia do patelar em meu joelho esquerdo mas pesquisando este artigo constatei q apresento estes sintomas e já estou a oito meses com este problema sem poder praticar o futebol meu esporte
ResponderExcluirparabens pelos informes foi de boa valia, estou me recuperando, obrigado.
ResponderExcluiro meu joelho esquerdo sempre deu um estalo ,quando eu era atleta os médicos sempre falaram que era so um estalo e que não iria prejudicar em nada e hoje ele estala e esta doendo , sendo que quando eu vol descer uma escada ele fica doendo muito.
ResponderExcluir