terça-feira, 29 de junho de 2010

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR NO ESPORTE

--------------------------------------------------------------------------------

A Hérnia de Disco (HD) é uma anomalia ou lesão produzida pela degeneração do disco intervertebral (entre os ossos da coluna), que originalmente é constituído de um anel fibroso, envolvendo um conteúdo central chamado núcleo pulposo, que contem um material em forma de gel.
Quando o disco se rompe, o conteúdo do núcleo pulposo tende a sair do espaço delimitado pelo disco, o que acarreta fenômenos de compressão e irritação das estruturas ao redor (raízes nervosas).
A HD é uma patologia freqüente que afeta grande parte da população distribuída de forma equilibrada entre homens e mulheres. A Hérnia de disco lombar e a doença degenerativa do disco (discopatia degenerativa) são as causas mais freqüentes de dor lombar (lombalgia) e dor irradiada para a coxa e perna, por acometer o nervo ciático (lombociatalgia).

Como ela aparece?
As principais causas das HD são:

-Envelhecimento articular (osteoartrose) com degeneração do disco.
-Microtraumatismos
-Mecanismo de flexo-extensão do tronco associada à carga elevada.
-Movimentos de rotação da coluna com impacto associado.
-Atrofia da musculatura paravertebral lombar.
-Causas genéticas em investigação

Quais são os sintomas?
- Dor lombar de instalação súbita ou gradual.
- Dor irradiada para o membro inferior direito ou esquerdo, geralmente unilateral.
- Dificuldades de movimentação do tronco, dor ao caminhar.
- Problemas no controle de esfíncteres nos casos mais graves.
- Sensações de mudança de sensibilidade na região da nádega, virilha, região posterior da coxa.

Como é diagnosticada?
A história clínica, com descrição dos fenômenos dolorosos e associados, assim como o exame físico, são fundamentais para o diagnóstico da HD.
Algumas alterações são identificadas no exame físico: perda da lordose fisiológica (curva lombar normal), espasmo muscular, curvatura da coluna (escoliose), dor à flexão do tronco, incapacidade ou dor ao movimento de alongamento da região posterior da coxa, diminuição da sensibilidade da pele da perna e pé.
Algumas manobras específicas no exame físico identificam sinais de compressão nervosa.
A radiografia simples é complementada pelo exame de ressonância magnética no diagnóstico da hérnia discal. A tomografia computadorizada também permite o diagnóstico, porém com informações mais específicas da estrutura óssea.

Qual é o tratamento?
O tratamento deve respeitar as características da lesão, os sintomas apresentados e as atividades realizadas pelo paciente.
Inicialmente medidas conservadoras com medicamentos analgésicos, antiinflamatórios, repouso até controle da dor e tratamento fisioterápico analgésico.
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos após longo tratamento clínico sem sucesso, ou aparecimento de sintomas e sinais neurológicos graves com limitação de movimentos, perda de força e outros.

Proteja a sua coluna. Bons treinos !

Um comentário:

1. quero tirar uma duvida, hernia de disco fica do lado esquerdo, direito ou só no meio?

ResponderExcluir