Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

CALOSIDADE INTERDIGITAL – “CALO MOLE”

CALOSIDADE INTERDIGITAL – “CALO MOLE”
--------------------------------------------------------------------------------





A calosidade interdigital, também chamada de “calo mole”, é uma reação da pele entre dois dedos provocada pelo contato contínuo de uma articulação proeminente (região saliente) contra as articulações vizinhas. A falange (osso do dedo) proeminente faz contato com a pele proporcionando uma lesão dolorosa. A lesão se localiza preferencialmente no espaço entre o 4º e 5º dedos dos pés.
Em torno de 10% das pessoas com queixas de dores nos pés apresentam como causa básica um calo interdigital.

Como o calo interdigital se forma?
O calo se origina porque uma proeminência óssea da falange ou da articulação pressiona a pele do dedo vizinho. A descamação de pele é abundante na superfície e por estar localizado entre os dedos, a umidade característica da região provoca um amolecimento da lesão (calo mole). Frequentemente a lesão aparece no outro dedo como uma imagem em espelho.
As mulheres são as mais frequentemente acometidas pelo calo interdigital e um dos fatores predisponentes mais freqüentes é a utilização de calçados inapropriados que causam a compressão dos dedos. Embora os calos interdigitais tenham como causa básica a anatomia dos ossos ou articulações, estes podem ser desencadeados pela utilização de calçados com a parte da frente estreita, ou nos sapatos de salto alto.

Como é diagnosticado?
A queixa mais comum é a dor localizada entre os dedos e o exame físico revela uma lesão com um núcleo escuro rodeado por uma cor arroxeada ou esbranquiçada, podendo provocar até uma ulceração da pele. Durante a palpação do local, que deve ser feita com cuidado, nota-se uma proeminência óssea logo abaixo da pele de uma ou mais falanges.
O aspecto da lesão, por ser semelhante a um “pé-de-atleta” (frieira) muitas vezes faz com que o indivíduo não reconheça outra causa para os seus sintomas e demore muito tempo para procurar um médico.
A radiografia é um exame complementar fundamental na confirmação do diagnóstico, pois revela a presença da proeminência óssea da falange ou da articulação próximo ao local da calosidade.

Quais são as formas de tratamento?
O tratamento se inicia com medidas higiênicas através da limpeza diária entre os dedos mantendo a região seca e livre de infecções por fungos ou bactérias. A colocação de espaçadores de silicone, algodão ou feltro entre os dedos pode diminuir a dor ou o desconforto, mas não resolverá o problema de forma definitiva.
O tratamento preferencial dos calos moles interdigitais é o cirúrgico e baseia-se na remoção das proeminências ósseas que estejam provocando áreas de pressão elevadas na pele e causando o calo.
Cuide de seus pés! Boa corrida!

Um comentário:

  1. Eu me chamo, Rose, a mais de 20 anos uso sapato alto, e a um mês atras decobrir que estou com este calo, achava que era uma friera, ire passar por uma cirurgia. Estou com um pouco de medo pois o que o médico me disse que a recurepação é muito lenta, e que terei que abandonar meus sapatos alto. Isso confere..Abraços

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail